Você sabia que existe uma forma de começar a divulgar a sua transportadora sem gastar nada? As redes sociais são uma ótima forma de divulgar a sua empresa, tanto para quem está começando, quanto para quem já está há bastante tempo no mercado e precisa conquistar mais clientes.
Então, se você quer aprender como usar as redes sociais da melhor forma para conseguir vender mais, leia essa matéria até o final!
Essa é a sexta aula do curso “Começando Certo” para transportadores de carga e neste módulo vamos dar dicas valiosas para divulgar a sua transportadora e conquistar mais clientes. Na aula anterior, nós mostramos 7 passos incríveis que você precisa aplicar para divulgar bem a sua transportadora.
Nessa aula, vamos explicar com mais detalhes um desses passos: as redes sociais.
Vamos explicar como atrair mais clientes e se destacar dos seus concorrentes usando as principais redes sociais da atualidade: Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.
Em vez de ler, que tal assistir ao vídeo:
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VEJA O CURSO COMPLETO:
1º módulo: Tirando o Sonho do Papel
2º módulo: Divulgando a sua Transportadora
3º módulo: Encantando seus clientes
4º módulo: Gerenciando a Operação
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- [Aula 10] Coleta e organização do galpão →
- [Aula 11] Emitindo CT-e, MDF-e, CIOT e Averbação de Carga →
- [Aula 12] Monitoramento de Entregas →
5º módulo: Financeiro e Fluxo de Caixa
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- [Aula 13] Faturamento da Transportadora →
- [Aula 14] Contas a pagar e contas a receber →
- [Aula 15] Fluxo de Caixa →
6º módulo: Indicadores no Transporte
Porque preciso ter redes sociais para a minha transportadora?
Primeiramente, vale ressaltar que existem diversas formas de divulgação para sua transportadora como falado anteriormente, a que iremos abordar neste módulo são de mídias sociais que tem crescido de forma contínua.
As mídias sociais têm crescido de forma contínua. Hoje em dia, com um mundo mais competitivo e imediatista, não ter rede social pode tornar mais distante a comunicação com seus clientes.
Segundo a revista Época, o Brasil é 2º no ranking de países que passam mais tempo em redes sociais.
Facebook e WhatsApp, sozinhos, somam incríveis 60 bilhões de mensagens todos os dias e, entre os brasileiros, 58% da população tem pelo menos um perfil. Em geral, é um leque repleto de opções e com possibilidades infinitas para atrair seu público alvo.
Como o transporte de carga é um mercado muito competitivo, é importante se destacar e mostrar, inclusive nas redes sociais, que a sua empresa existe e está disposta a atender seus clientes com excelência.
Resumindo, com as redes sociais você consegue:
- Fortalecer o reconhecimento e confiança da sua transportadora (branding);
- Ganhar mais visibilidade online para atrair clientes;
- Identificar o perfil do seu cliente ideal, por meio de análises de posts, anúncios etc;
- Melhorar o relacionamento e fidelizar os seus cliente ativos.
Bom, se todo mundo tem uma rede social, como sua transportadora pode se diferenciar da concorrência? Fique com a gente até o final que eu explico.
Por onde começar? Qual rede social utilizar?
Primeiramente, é necessário entender o perfil das pessoas que estão em cada rede social e identificar onde seu público alvo (que são os seus potenciais clientes) está mais concentrado.
Outra coisa importantíssima é a linguagem e o tipo de comunicação. Cada rede social tem um objetivo e uma “personalidade” diferente. Sua empresa pode estar presente em várias redes sociais, mas o tipo de interação com as pessoas deve ser adaptada para cada rede.
Agora, vamos falar um pouco mais sobre cada uma delas individualmente.
Facebook
De acordo com o blog Tecnolog, o número de usuários ativos no Facebook no primeiro trimestre de 2020 foi de 2,6 bilhões, crescimento de 10% em relação ao mesmo período de 2019. É muito interessante saber sobre esses números para ter ideia da imensidão dessa rede social e tudo o que podemos tirar de proveito dela.
Esses bilhões de pessoas estão a todo momento interagindo entre si e consumindo novos conteúdos, e com certeza muitas delas vão precisar contratar um serviço de transporte em algum momento.
É muito comum ter um perfil no Facebook. Eu tenho um e aposto que você também tem o seu perfil pessoal nessa rede. Mas o que algumas pessoas não sabem é que criar um perfil comercial é muito diferente de uma conta pessoal, por que no seu perfil pessoal o seu único objetivo é manter contato com amigos. Já no perfil comercial, seu objetivo é vender alguma coisa. Essa página específica para empresas, onde você pode divulgar a vontade os seus serviços no Facebook, é chamada de Fanpage.
Se você fizer da forma errada e criar uma página pessoal em vez de comercial para o seu negócio, estará correndo alguns riscos. De acordo com os termos de serviço do Facebook: “Manter uma conta pessoal para qualquer coisa que não seja uma pessoa é uma violação da Declaração de direitos e responsabilidades do Facebook. Caso não converta sua conta fora das especificações em uma página, você estará arriscado a perder permanentemente o acesso à sua conta e a todos os seus conteúdos.”
Para evitar perder todos os seus seguidores e os seus conteúdos e, inclusive, sua conta pessoal, é necessário criar uma fanpage. O próprio Facebook disponibiliza um material com o passo a passo de como criar sua página comercial.
Com a fanpage pronta você terá a oportunidade de trazer novos clientes para sua transportadora, poderá personalizar a página de acordo com a identidade visual da empresa, poderá analisar os dados e saber quantas pessoas foram alcançadas pela sua publicação, poderá fidelizar os clientes ativos e até fazer anúncios pagos para alcançar mais pessoas que ainda não conhecem a sua empresa.
Para “calibrar” sua página, você pode:
- Compartilhar novidades, curiosidades e notícias relevantes sobre transporte e logística;
- Pode mostrar como é o dia a dia da sua transportadora, pois isso ajuda a humanizar a sua empresa;
- Fazer stories divertidos com perguntas ou enquetes que podem aumentar o engajamento;
- Compartilhar depoimentos de novos clientes conquistados (isso é um gatilho mental muito poderoso chamado prova social, que já explicamos na aula anterior);
- Datas comemorativas ou eventos e muito mais.
É o segundo aplicativo mais usado e o “queridinho” que está ganhando destaque entre 16 milhões de usuários, e isso só no Brasil.
Como o Facebook e o Instagram têm uma comunicação muito parecida, mais descontraída, você pode postar o mesmo conteúdo do Facebook no Instagram e usar o Estúdio de Criação para agendar postagens e saber de todos os detalhes do desempenho da sua página no Instagram.
Lembre-se que para trazer um ar mais profissional é importante usar imagens de boa qualidade e manter a identidade visual da sua empresa.Um dos diferenciais do Instagram são as hashtags (#) que ajudam a unir pessoas com interesses em comum. As “lives” também são uma ótima opção para engajar o público.
O próprio Instagram disponibiliza um passo a passo de como criar uma conta para a sua empresa.
É considerada a maior rede social profissional do mundo. São 550 milhões de usuários em 200 países. O Brasil é o terceiro lugar com 30 milhões de usuários.
Você pode usar seu perfil pessoal no Linkedin para fazer networking e gerar relacionamento com possíveis parceiros e clientes. Já para sua empresa tem o LinkedIn Pages, que é uma página profissional da sua transportadora (bem parecido com as páginas do Instagram e Facebook).
O LinkedIn Pages é uma página onde você pode incluir informações sobre a sua empresa, seus serviços, suas especialidades, incluir o link do seu site e muito mais.
Se você não sabe como criar uma página no LinkedIn Pages, é só ver esse manual com o passo a passo criado pelo próprio Linkedin.
Youtube
Como você já deve saber, o Youtube é a plataforma que possibilita compartilhar vídeos, comentar, curtir e se inscrever em canais do seu interesse. Falando nisso, aproveita e já se inscreve no nosso canal, o Tudo Sobre Logística.
Só no Brasil, o Youtube tem mais de 98 milhões de usuários. É muito provável que entre eles há alguém interessado em conhecer sua transportadora e virar seu cliente.
Um vídeo bem produzido, com uma boa qualidade de áudio e se possível em HD, pode ajudar nas divulgações em todas as outras plataformas de redes sociais que mencionamos anteriormente.
E o bacana é que se você quiser começar a postar vídeos, mas não sabe por onde começar, o Youtube oferece cursos gratuitos no Youtube Creator Academy, que é uma verdadeira escola com cursos gratuitos oferecidos pela plataforma. Ajuda muito na estratégia de conteúdo e para otimizar o canal.
Essa é a última aula do módulo “Divulgando a sua transportadora”. O que você achou dessas dicas? Deixe seu comentário e compartilhe esse conteúdo com os seus amigos transportadores!
No próximo módulo do curso, você verá dicas importantíssimas sobre como vender, encantar e fidelizar seus clientes.
Muito obrigada e até a próxima!