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Você já abriu sua transportadora, montou a sua tabela de frete, divulgou os seus serviços e, agora, você recebeu um e-mail de um potencial cliente interessado no seu transporte e pedindo uma cotação. E agora, o que fazer?

Estamos entrando hoje em um tema importantíssimo, que vai fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso da sua transportadora: o atendimento ao cliente!

É sim fundamental oferecer um transporte de qualidade, com bons prazos e preço justo, mas se o cliente não for bem atendido quando entrar em contato com você, ele vai lembrar somente dessa experiência negativa.

Só pra você ter uma ideia, uma pesquisa realizada pela Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios mostrou que 61% dos consumidores afirmam que ser bem atendido é mais importante do que o preço.

Pensando nisso, o assunto de hoje é importantíssimo, pois muitas vezes, é nesse momento da cotação que o cliente terá o primeiro contato com a sua empresa, a famosa “primeira impressão”.

Esta é a aula 8 do curso “Começando Certo” para transportadores de carga e hoje vamos dar dicas de como passar profissionalismo e uma boa impressão na hora de enviar a cotação de frete para o seu cliente.

Leia até o final e você vai se surpreender como coisas simples podem aumentar as suas vendas.

 

Em vez de ler, que tal assistir ao vídeo?

 

Se você quer começar o seu negócio com o pé direito e sem dor de cabeça, vai precisar de organização e tecnologia. Conheça o sistema Active Trans →

 

 

Primeiramente, aqui no no blog e lá no nosso canal no YouTube já temos vários conteúdos explicando como calcular o frete. Na aula 4 desse curso nós explicamos detalhadamente como montar uma tabela de frete, tanto fracionada quanto lotação. Então, nessa matéria não vamos falar diretamente de números e valores, ok?

Como falei no começo, essa aula é para mostrar como você pode superar as expectativas do seu cliente e mostrar que o seu atendimento é diferenciado desde o primeiro contato, antes mesmo que ele contrate o seu serviço.

 

Resposta rápida 

A primeira dica é: seja rápido, não deixe seu cliente esperando!

Se ele entrou em contato com você ou respondeu o seu contato solicitando uma cotação, responda na hora, ou no máximo em alguns minutos. Se ele ficar horas ou dias esperando uma resposta é quase certo que ele não vai fechar com você.

Isso acontece simplesmente porque ele tem uma infinidade de outras opções, a sua empresa não é a única que tem o serviço que ele precisa. 

Para você ter uma ideia, segundo dados de 2019 divulgados pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) somente no Brasil há mais de 147 mil empresas transportadoras de cargas, sem contar as cooperativas e os motoristas autônomos regularizados.

Então, é simples: se o seu concorrente responder primeiro, o cliente é dele.

Mas na prática, como conseguir responder tão rápido assim? Bom, o primeiro passo é montar a sua tabela de frete para facilitar o cálculo. 

 

Use a tecnologia ao seu favor

Outro ponto crucial é descentralizar a informação dentro da sua empresa. Ou seja, as tabelas de frete e os preços não podem ficar só na cabeça do dono. 

Imagine que um cliente ligou de manhã pedindo um orçamento de frete para transportar de São Paulo até Minas Gerais. O seu funcionário não tem acesso a tabela de frete e precisa perguntar pra você quanto ficaria. Você não está na empresa, e só vai chegar a tarde. Aí o seu funcionário vai explicar o que o cliente precisa, você mesmo vai fazer o cálculo , passar o valor pra ele para, em fim, ele conseguir enviar para o cliente.

Olha só quanto tempo o seu potencial cliente ficou esperando para ter um retorno de uma coisa tão simples!

Agora, imagine que nessas horas ele teve tempo suficiente para fazer cotação com mais dez transportadoras e, com certeza, metade delas respondeu muito antes que você.

Provavelmente, quando o orçamento chegar no o e-mail do cliente, ele já fechou com outra transportadora…

Se você tem um assistente ou uma equipe de vendas, eles precisam ter acesso rápido à informação para conseguir responder com prontidão ao seu cliente e, assim, fechar mais negócios. A tecnologia é uma grande aliada nesse momento. 

Uma forma muito simples de centralizar as tabelas de frete é usando um sistema TMS, que é um software completo para gestão de transportadoras.

Por exemplo, no Active Trans você pode cadastrar as suas tabelas de frete e fazer as cotações automaticamente. Basta preencher as informações da entrega que o sistema faz os cálculos pra você e gera a cotação com base na tabela de frete cadastrada. Depois, é só enviar por e-mail diretamente do sistema, ou imprimir ou salvar a cotação em PDF para enviar ao cliente. Muito fácil, né?

Mesmo que você não tenha uma equipe de vendas e seja você mesmo quem faz as cotações, também vale a pena automatizar para economizar tempo, porque o sistema faz os cálculos automaticamente pra você e já gera um PDF prontinho pra você enviar pro seu cliente.

 

Seja sempre cordial e mostre seus diferenciais

Bom, com a cotação em mãos, o próximo passo é enviar para o cliente. E aqui, é importante ser original para se destacar da concorrência.

Lembre-se sempre de ser cordial no e-mail, colocar um cumprimento como “olá”, “bom dia”, “boa tarde”, e colocar o arquivo da cotação como anexo.

Outra dica bacana é descrever brevemente no e-mail quais são os diferenciais da sua transportadora e os benefícios que o seu cliente terá se contratar os seus serviços.

Por exemplo, você pode citar os serviços que você tem e agregam valor ao seu transporte, como acompanhamento das entregas, link de rastreio para o cliente final acompanhar o andamento da entrega dele, entre outros.

Você também pode enfatizar todas as medidas de segurança que a sua empresa disponibiliza, como seguro de carga em dia, certificações específicas para o tipo de carga dele e motorista especializado no curso “X” (quando for o caso). Isso vai fazer com que o cliente confie na sua empresa, passa credibilidade.

Outra coisa super bacana e que quase nenhuma transportadora faz, é colocar o depoimento dos seus clientes satisfeitos.

No e-mail, você pode dizer: “Olha só o que estão falando sobre nós” e colocar ali depoimentos reais dos seus clientes, falando bem do seu serviço e do seu atendimento. 

Isso será um baita diferencial no seu e-mail de cotação! Isso ativa o gatilho mental de prova social. Já explicamos mais sobre gatilhos mentais na aula sobre “divulgação da sua transportadora”.

Resumidamente, os gatilhos mentais são estímulos recebidos pelo subconsciente do nosso cérebro que influenciam diretamente a nossa tomada de decisão. 

Quando o seu cliente vê outra pessoa elogiando o seu serviço, é muito mais fácil de ele se convencer que vale a pena contratar sua empresa, porque outra pessoa já testou e aprovou. 

Aposto que quando você vai comprar alguma coisa pela internet ou vai pedir comida em um restaurante novo do Ifood, você lê os comentários e avaliações para saber o que as outra pessoas acharam, não é verdade? E isso faz toda a diferença.

 

Então, recapitulando. Para passar uma boa impressão e surpreender o seu cliente logo na cotação, você precisa:

  • Responder rápido, nunca deixar o cliente esperando muito tempo;
  • Aproveitar da tecnologia para que qualquer pessoa calcule o frete e gere a cotação no formato certo para enviar ao cliente;
  • Enviar um e-mail organizado e cordial;
  • Citar os seus diferenciais e os benefícios que o cliente vai ter contratando a sua transportadora;
  • Citar depoimentos positivos de outros clientes que já transportaram com você e estão satisfeitos.

 

Tenho certeza que colocando essas dicas fáceis em prática você já estará se destacando no mercado e vai surpreender positivamente o seu cliente.

Bom, depois de conquistar seus clientes, é preciso mantê-los! Fidelizar os clientes é fundamental para continuar faturando e manter a sua empresa saudável.

Na próxima aula, vamos falar sobre o pós-venda e como transformar os seus clientes em verdadeiros fãs da sua transportadora. 

Conta pra mim aqui nos comentários como essa aula vai te ajudar e compartilhe essa matéria com aquele seu amigo que tem ou está abrindo uma transportadora. 

 

Muito obrigada e até a próxima aula!

 

 

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