fbpx

Saber como cobrar o frete, sem prejuízos e da forma correta, é um desafio diário para quem é transportador, não é verdade?

São tantas taxas, impostos, cada um com um tipo de cálculo e uma regra diferente. É Cubagem, Ad Valorem, GRIS, ICMS, ISS, EMEX, TDA, TDE… ufa!

O grande perigo disso tudo é que é muito comum perder dinheiro justamente nessa etapa! Mas, como assim perder dinheiro? Pense na sua operação e reflita:

  • Quando você cobra o frete dos seus clientes, você tem certeza, absoluta e sem nenhuma ponta de dúvida de que os cálculos das taxas e impostos estão corretos, sem nenhum errinho? Você colocaria sua mão no fogo por isso?
  • Você perde muito tempo para calcular o preço de cada um dos fretes?
  • Você tem plena certeza (e pode provar) de que a sua transportadora está dando lucro e não prejuízo?
  • Será que você está “pagando” para trabalhar?

 

Caso você tenha ficado com dúvida em algumas dessas questões, é um sinal de alerta. Você pode estar perdendo dinheiro e cobrando o frete errado sem nem se dar conta.

Seria muito bom poder ter a certeza de estar cobrando os fretes corretamente e ainda não ter que perder tempo fazendo continhas na calculadora ou em planilhas de Excel, não é verdade?

E se eu te disser que dá sim pra tirar essa preocupação da sua cabeça e ter o valor do frete automaticamente, correto e sem erros?

Pois é! É possível e a solução é muito simples: utilizando tecnologia!

Um TMS, que é um sistema de gestão para transportadoras, faz esses cálculos em menos de 5 segundos, sem que você precise digitar nada. Na mesma hora, você já sabe exatamente quanto cobrar de frete.

Mas, na prática, será que isso funciona mesmo? É isso que vamos te mostrar hoje!

Se você tem curiosidade de saber em detalhes como funciona um TMS moderno, leia até o final!

 

sistema transportadora cálculo de frete

 

 

 

Calculando o valor do frete com um sistema TMS

Quando pensamos nesses nomes diferentes (software de gestão, sistema, TMS, etc) isso parece ser coisa de outro mundo, muito complicado de mexer. Mas, na verdade, é muito mais simples do que você pode imaginar.

Você vai se surpreender ao ver como é fácil e seguro fazer o cálculo do frete usando um sistema. Ele praticamente faz tudo por você!

Assim, você não perde tempo, tem certeza de que os valores estão corretos e evita prejuízo.

Nós vamos te mostrar na prática e com imagens reais como funciona um sistema de gestão de transportadora e como ele transforma todos esses cálculos complexos em algo muito simples e rápido.

 

Veja:

cálculo de frete

Quer automatizar o cálculo dos seus frete? Conheça o TMS Active Trans!

 

A imagem acima mostra o cálculo sendo feito com base nas informações que estão na NF-e da mercadoria. Basta incluir a chave de acesso da Nota Fiscal e o sistema busca todas as informações diretamente da SEFAZ, sem que você precise digitar nada.

Com base na Nota Fiscal e na tabela de frete que já vai estar cadastrada, o sistema faz o cálculo de todos os componentes do frete: frete peso, ad valorem (frete valor), pedágio, ICMS, GRIS,  etc, como você pode ver na imagem:

 

Calculando frete em 5 segundos! Veja como cobrar o frete sem erros e sem prejuízo 1

 

 

E fique tranquilo quanto ao cadastro das tabelas de frete. A configuração é feita uma única vez e pronto! Tudo ficará automatizado no seu dia-a-dia. Além disso, se você contratar um software de uma empresa experiente e confiável, com certeza você vai ter uma equipe pra te orientar e te ajudar com essas configurações inicias.

É tão bom ter o valor do frete assim tão rápido e fácil que você até esquece que por trás disso tem tantas fórmulas e porcentagens. Afinal, o sistema já fez esse trabalho pra você :).

 

Não é só de cálculos que se faz um transporte

Como o sistema TMS é um software de gestão, calcular as taxas para compor o frete é apenas uma das diversas facilidades que ele vai trazer para o seu dia-a-dia.

Com um sistema mais completo (que, acredite, é mais barato do que você imagina), você consegue simplificar todas as rotinas da sua transportadora no operacional, financeiro, gestão da frota, etc.

O sistema que estamos usando nessas imagens de exemplo é o Active Trans. Além de calcular seus fretes automaticamente, veja o que mais você consegue simplificar na sua transportadora usando o Active Trans:

 

Averbação automática

Se você trabalha com AT&M ou Porto Seguro, que são grandes parceiros da Active Corp, a averbação de documentos pode ser feita de forma totalmente automática!

Você envia o seu CT-e para a SEFAZ (Secretaria da Fazenda), a SEFAZ valida o CT-e e pronto! Automaticamente o seu documento já será enviado para a seguradora! Uma preocupação a menos, né?!

Mas, claro, você deve ter pensado: “E se eu cancelar o CT-e?!”. Fique tranquilo, o cancelamento é enviado automaticamente também! 🙂

Veja abaixo como é fácil e rápido gerar o arquivo do seguro:

 

averbação seguro de carga

Quer automatizar o cálculo dos seus frete? Conheça o TMS Active Trans!

 

Emissão de CT-e e MDF-e (puxando as informações direto da SEFAZ)

Diferente de um emissor gratuito, com um sistema de gestão mais moderno você não precisa digitar um monte de informações toda vez que for emitir um CT-e. Por exemplo, no caso do Active Trans, o sistema carrega as NF-es diretamente na Sefaz e preenche automaticamente as informações para emissão dos documentos.

Com essa facilidade, você emite CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico) e MDF-e (Manifestos Eletrônico de Documentos Fiscais) em menos de 5 segundos! Veja nessa vídeo-aula como é fácil enviar seus CT-es para o Estado:

 

 

É bom de mais pra ser verdade?! Então, veja o depoimento do Gestor Administrativo da Transportadora Pedro Martins da Silva Transportes, que economiza muito tempo emitindo seus CT-es em menos de 5 segundos e com a maior segurança possível:

 

Quer emitir seus CT-es em 5 segundos? Conheça o TMS Active Trans!

 

 

Faturamento automático

Cobranças indevidas geram insatisfação nos seus clientes! Para evitar erros e retrabalho, a integração com os bancos e o faturamento automático eliminam controles manuais e em planilhas. Olha só como é rápido:

 

faturamento

Quer automatizar a sua transportadora? Conheça o TMS Active Trans!

 

Fluxo de caixa

Você sabe se a sua transportadora está tendo lucro ou prejuízo? Muitas empresas acabam falindo por não ter essa informação! Com o fluxo de caixa você gerencia a saúde financeira da sua empresa e evita “dar um passo maior do que a perna”.

Todas essas informações valiosas estão ao seu alcança com um clique, veja:

 

Fluxo de caixa

Quer automatizar a sua transportadora? Conheça o TMS Active Trans!

 

Cotação

Negocie melhor seus fretes! Tenha o histórico de todas as suas cotações com os clientes e consiga lucras mais nas suas futuras negociações. Olha só como é fácil gerar uma cotação para os seus clientes:

 

cotaçao

Quer automatizar a sua transportadora? Conheça o TMS Active Trans!

 

 

Lucrar mais e fidelizar os seus clientes

Se você quer ter sucesso na transportadora e lucrar ainda mais, a tecnologia é uma aliada indispensável para alcançar seu objetivo!

Quem pode comprovar isso é o Ramom, que é proprietário da Transpaiva e utiliza o Active Trans para fazer uma gestão mais eficiente da transportadora. Como ele mesmo disse:

“Quanto mais automatizar, maior a chance de deslanchar. Se você perde tempo, perde cliente, e se você perde cliente, perde dinheiro!”

Veja esse trecho do bate-papo que tivemos com o Ramom, no qual ele deixou dicas valiosas para outros transportadores que passam pelos mesmos desafios que ele:

 

 

 

A escolha é só sua!

Existem dois tipos de pessoas:

  • O primeiro tipo são aquelas pessoas inteligentes, decididas e que fazem a diferente. Que, após lerem todas essas dicas, decidem tomar uma ação para melhorar os resultados da sua transportadora, aproveitando tudo o que a tecnologia tem a oferecer.
  • o segundo tipo são aquelas pessoas que leem todas essas dicas mas, por preguiça ou medo, ignoram e não tomam nenhuma ação. Continuam fazendo tudo igual e tendo resultados medianos.

 

matrix

 

Agora, você decide qual tipo de pessoa quer ser. A escolha é toda sua e só você pode mudar o que está te incomodando e aumentar os resultados e o lucro da sua transportadora.

Se você se enquadra no segundo tipo e quer atender melhor seus clientes, lucrar mais e fazer a sua transportadora finalmente deslanchar de vez, solicite o contato de um de nossos especialistas preenchendo o formulário abaixo. Vai ser um grande prazer conversar com você!

 

 

 

 

Comentários