fbpx

Você, que é transportador de cargas, sabe que umas das tarefas mais complexas do dia a dia do transporte é fazer os cálculos para cobrar frete corretamente, não é verdade?

São tantas taxas e impostos. Pra piorar, parece que cada dia o governo inventa uma regra nova.

E são tantos nomes, e muitos deles são tão parecidos: TDA, TDE, ICMS, ISS…

Como saber em quais situações cobrar cada uma delas?

Aqui no blog, nós já explicamos qual é o cálculo para cada um desses itens (Cubagem, Ad Valorem, GRIS, ICMS, ISS, EMEX, TDA, TDE) e em qual situação você deve cobrá-las. Temos até um guia gratuito que explica de forma simples e detalhada tudo o que você precisa saber sobre essas taxas.

 

taxa calculo de frete active corp

 

Mas, na prática, fica complicado fazer todos esses cálculos na mão, na calculadora ou até mesmo no Excel, para cada CT-e, não é verdade? Imagine como é demorado e cansativo calcular todas essas taxas e impostos toda vez que for cobrar um frete!

Por isso, se você quer saber qual é a forma mais fácil e mais rápida de fazer esses cálculos para cobrar frete, sem precisar nem de calculadora e nem de Excel, e ainda ter a certeza de que está cobrando os fretes corretamente e sem prejuízos, leia a matéria até o final.

Vamos lá?!

 

Por que é tão arriscado calcular o frete na mão (ou em planilhas)?

É importe lembrar que quando falamos aqui sobre esses cálculos para cobrar frete, não estamos tratando apenas com números, estamos lidando com dinheiro!

Não sei você, mas eu detesto perder dinheiro por bobagem, sabendo que eu poderia ter evitado o prejuízo. Ainda mais nos tempos difíceis em que estamos vivendo, ninguém pode se dar ao luxo de perder o dinheiro que é conquistado com tanto esforço.

Por isso, é tão perigoso deixar o cálculo do frete (que é a sua fonte de renda) ser feito por mãos humanas. Um zero a mais ou a menos gera um prejuízo enorme no seu faturamento.

 

A forma mais fácil de cobrar frete no transporte de cargas 1

 

E isso não é uma questão de ser competente ou não. O ser-humano erra, é normal e é da nossa natureza!

Você pode ter os funcionários mais competentes do mundo. Ou você mesmo faz os cálculos para garantir que vai dar tudo certo. Mas, será que dá mesmo pra garantir isso?

É só pensar um pouquinho: você já errou alguma vez na sua vida? Olha, eu posso apostar R$100,00 que eu sei essa resposta!

E eu sei que você já errou muitas vezes (pequenos e grandes erros), simplesmente porque EU já errei incontáveis vezes!

E isso não nos torna menos competentes, ou menos confiáveis. Isso nos torna HUMANOS!

 

calculo de frete - calculando frete - cobrar frete

Leia também:

Calculando frete em 5 segundos!
Veja como cobrar o frete sem erros e sem prejuízo

 

 

 

 

 

Como calcular as taxas de forma segura e cobrar frete corretamente

Bom, já que calcular na mão ou em planilhas não é uma boa opção, qual é a melhor forma de fazer o cálculo dessas taxas?

Com certeza, a solução mais segura e eficiente é automatizar o cálculo usando um sistema.

O softwares que faz o cálculo automático do frete é chamado de TMS (Transportation Management System ou Sistema de Gerenciamento de Transporte), que nada mais é do que um sistema de gestão para transportadoras. Ele faz o cálculo em segundos, sem que você precise digitar nada. Na mesma hora, você já sabe exatamente quanto cobrar de frete.

Como ele é um sistema de gestão, calcular as taxas para compor o frete é apenas uma das diversas facilidades que um TMS vai trazer para o seu dia-a-dia. Com um sistema mais completo (que, acredite, não precisa ser muito caro), você consegue simplificar todas as rotinas da sua transportadora no operacional, financeiro, gestão da frota, etc.

Além de praticidade, com um sistema de gestão de confiança você ganha também segurança, sabendo que tudo na sua transportadora está funcionando da melhor forma possível. Isso evita muitas dores de cabeça e você pode dormir tranquilo, sabendo que o lucro no final do mês está garantido.

A forma mais fácil de cobrar frete no transporte de cargas 2

Mas, é bom ficar atento, porque não é qualquer sistema TMS que vai te trazer todos esses benefícios. Por exemplo, um emissor de CT-e (principalmente aqueles gratuitos) vai apenas emitir CT-e e, muitas vezes, você vai continuar calculando tudo na mão.

É importante estar atento e procurar um sistema confiável, de uma empresa séria, que entende do assunto e do seu mercado. Você precisa se certificar de que a empresa vai te dar um bom atendimento, com um suporte eficiente e rápido quando você precisar.

Se você tem curiosidade de saber como funciona um TMS moderno na prática, veja essa matéria. Além de ver a “mágica” acontecer, você vai entender tudo o que precisa saber para escolher um bom TMS, com preço justo e cabe no seu bolso.

 

 

calculo de frete - calculando frete - cobrar frete

Leia também:

Calculando frete em 5 segundos!
Veja como cobrar o frete sem erros e sem prejuízo

 

 

 

 

Gostou dessa matéria? Deixe seu comentário! 🙂

 

 

Quer simplificar sua transportadora com o Active Trans?

Preencha o formulário e entraremos em contato com você:

 

Comentários

Dúvidas? Entre em contato!