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Você está começando seu negócio de transporte rodoviário e está com dificuldades em conseguir cargas? Ou, talvez, esteja buscando formas de conseguir mais clientes fixos 

Embora o setor de transporte rodoviário tenha uma alta demanda, sabemos que construir uma base de clientes sólida não é tarefa fácil. 

Pensando nisso, preparei 5 dicas práticas e valiosas que vão te ajudar a atrair mais clientes e impulsionar o seu negócio! 

Lendo até o fim você vai descobrir como se destacar no mercado de transporte rodoviário e conquistar mais oportunidades de frete. Vamos lá? 

 

1. Entenda a demanda do transporte rodoviário

Se você já tem experiência ou está começando agora, entender o mercado e suas demandas será o que vai fazer toda a diferença. 

Por exemplo, na pandemia, se os transportadores não estivessem atentos às mudanças no mercado e no comportamento do consumidor, muitos teriam quebrado. E os que perceberam rapidamente cresceram bastante nesse período de crise. 

A falta de carga em algumas rotas pode acontecer com qualquer transportador, mas a falta de estratégia é que se torna um grande risco.  

Entender o mercado e definir qual nicho de carga você deseja atender é crucial para definir a sua estratégia. 

Quando você decidiu abrir uma transportadora, provavelmente já tinha em mente qual ramo queria seguir. E caso ainda não tenha, especializar-se em um nicho específico pode ser uma excelente opção. 

Ser especialista em um segmento transmite credibilidade e facilita o cumprimento das regulamentações e exigências de cada tipo de transporte. 

Aqui estão alguns exemplos de nichos com grande potencial: 

  • Cargas pesadas 
  • Cargas perigosas (como combustíveis, gases industriais e produtos químicos) 
  • Medicamentos 
  • Entre outros. 

Cada um desses segmentos tem exigências próprias em termos de veículos especializados e documentação específica 

Estar bem-preparado e saber as regras de cada segmento é essencial para evitar complicações legais e garantir que a operação esteja sempre em conformidade. 

 

2. Agenciadoras nos postos de transporte rodoviário: O contato pessoal que funciona

Quando se trata de negócios, não tem jeito: o bom e velho networking faz toda a diferença. Sabia que dentro dos postos rodoviários você pode encontrar agenciadoras que podem ser grandes parceiras?  

Esses profissionais estão sempre à procura de novos fretes e podem te ajudar a conseguir mais carga para o seu caminhão. 

Se você criar uma boa relação com eles, pode aumentar seus contatos e, de quebra, garantir novas oportunidades. Às vezes, uma conversa simples já pode abrir muitas portas! O contato pessoal é muito importante para conquistar novos clientes. 

Além disso, o networking dentro dos postos tem a vantagem de ser mais rápido e de criar confiança, porque você acaba conhecendo melhor as pessoas. 

Seja ativo, faça o possível para ser visto e crie boas relações de confiança. O impacto disso no seu negócio pode ser incrível! 

 3. Parcerias com transportadoras maiores 

Se você está começando no transporte rodoviário, uma boa estratégia é procurar parcerias com empresas maiores. Muitas dessas empresas têm alta demanda de fretes e, às vezes, precisam de ajuda para cobrir rotas menores ou mais difíceis de acessar. 

E essa pode ser uma boa oportunidade para você. Sendo um agregado a essas transportadoras, você pode oferecer seus caminhões ou até atuar em rotas específicas para atender a essa demanda. 

Além disso, trabalhar com empresas maiores traz confiança. Elas já têm uma boa reputação no mercado, e isso vai te ajudar a ganhar credibilidade mais rápido. 

Como isso pode ajudar o seu negócio? 

  • Você vai conseguir mais cargas; 
  • As transportadoras maiores podem te dar mais visibilidade e colocar sua empresa na frente de clientes importantes. 

Então, se você quer crescer de forma inteligente e rápida, busque essas parcerias. Elas são uma ótima oportunidade para expandir seu negócio! 

 

 4. Divulgue sua transportadora nas plataformas usadas pelos embarcadores

Uma estratégia poderosa para expandir seus negócios e conquistar novos fretes é divulgar sua transportadora em plataformas usadas por embarcadores para fazer a gestão de seus fretes.  Os embarcadores são aquelas empresas que contratam o frete. Normalmente são indústrias, distribuidores e e-commerces.  

Essas plataformas funcionam como vitrines digitais, conectando transportadoras a empresas que precisam de serviços de transporte, facilitando a busca por novos contratos. 

Alguns portais como o Active OnSupply, permitem que você cadastre sua transportadora gratuitamente, destaque seus serviços e fique visível para muitos embarcadores que buscam soluções rápidas e confiáveis para suas cargas.  

Ao estar presente nessas plataformas, sua transportadora pode ser encontrada por empresas que diariamente procurando parcerias de transporte. 

Vantagens dessa estratégia: 

  • Acesso a uma rede de clientes em potencial; 
  • Você fica visível para embarcadores a qualquer hora do dia; 
  • Facilidade de comunicação; 
  • Aumenta sua credibilidade porque é uma transportadora cadastrada; 
  • Você vai fazer um marketing gratuito dos seus serviços. 

Se você quer se cadastrar em uma plataforma que aumente sua presença no mercado e te ajude a conseguir mais fretes e sem pagar nada por isso. 

 

5. Gere credibilidade e tenha diferenciais 

Já ouviu dizer que a primeira impressão é a que fica? Pois é, isso também vale para os negócios! 

Os primeiros contatos que sua empresa tem com o cliente precisam passar confiança e credibilidade. 

Um exemplo disso é a cotação de frete. Imagine a impressão que o cliente terá se você enviar uma cotação em um áudio no WhatsApp, ou no corpo do e-mail com os cálculos feitos de qualquer jeito. Não passa uma imagem muito profissional, né? 

Agora, se você usar algo mais moderno e organizado, como um sistema automatizado, que você cadastra a sua tabela e ele fornece os valores de maneira rápida e precisa, isso vai melhorar muito a experiência do cliente.  

Ele vai perceber sua empresa como mais competente e estruturada, o que é ótimo para criar uma boa imagem logo de cara. Afinal, ele vai pensar: “Se ele se preocupa em como passar a cotação, imagina com a minha mercadoria?” 

Outro ponto importante são as ferramentas que você usa para controlar as rotas e entregas. Algumas, como o Active TudoEntregue, são muito mais do que simples roteirizadores, são sistemas completos de controle de entregas. 

Elas ajudam a calcular as melhores rotas, e, consequentemente, você consegue entregar mais rápido, o que melhora sua eficiência operacional e a satisfação dos seus clientes. 

Com essas ferramentas, você consegue oferecer aos clientes rastreamento de entregas em tempo real, o que aumenta ainda mais a transparência e a confiança no seu trabalho. Quando o cliente pode acompanhar suas entregas a qualquer momento, a confiança dele em você só cresce. 

Além disso, a automação de processos e o uso de sistemas de gerenciamento de transporte (TMS) ajudam a organizar a logística de forma eficiente, reduzindo erros, atrasos e tornando a entrega mais rápida. 

Sistemas como o Active Trans também ajudam a controlar todas as cotações, documentos fiscais, faturamento e muito mais, deixando tudo organizado e fácil de acompanhar. 

Dica de ouro: Invista em ferramentas que melhorem a experiência do cliente e otimizem suas operações. Isso deixa seu negócio mais eficiente e melhora sua imagem no mercado, o que torna a sua empresa uma opção mais confiável e atrativa para os embarcadores e clientes. 

Ainda pensando em passar uma imagem mais profissional, ter uma apresentação comercial bonita e bem estruturada para enviar para os clientes faz toda a diferença. 

 Para te ajudar a começar, criamos um modelo de apresentação customizável para você divulgar a sua transportadora.  

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