fbpx

Em vez de ler, que tal ver o vídeo?

Você já ouviu falar em Logística 4.0? Este termo está diretamente ligado a tecnologia. Como já citamos aqui no blog, quem decide investir em tecnologia não está se diferenciando, mas sim se igualando aos seus concorrentes.

O mercado está atento às novidades e às evoluções. Por isso, quem ainda não investiu em tecnologia para automatizar as tarefas manuais está em desvantagem.

Já falamos aqui no blog sobre a Logística 4.0 e os benefícios que essa tendência pode trazer para as empresas. Hoje, vamos explicar como ela se aplica às transportadoras.

O que é Logística 4.0 e como ela surgiu?

A Logística 4.0 é uma fase marcada pelo uso de tecnologia para automatizar tarefas, além de proporcionar uma comunicação mais eficiente, facilitando a troca de informações. Ou seja, através de softwares e computação em nuvem é possível centralizar as informações, que podem ser consultadas facilmente por todos os profissionais envolvidos, parceiros, clientes e todos os interessados no processo. Isso resulta em mais eficiência e mais produtividade na logística e transporte.

Como já citamos aqui no blog, a ideia de Logística 4.0 surgiu a partir da 4º Revolução Industrial. Para entender melhor, vamos ver a evolução da indústria nos últimos séculos:

  • A 1ª Revolução Industrial aconteceu em meados do século XVIII na Inglaterra, com a invenção da máquina a vapor para produção de fios e tecidos.
  • Já a 2ª Revolução Industrial, que se deu entre o fim do século XIX e início do século XX, ficou caracterizada pela produção em série e em massa. O trabalhador das fábricas desenvolvia um trabalho mecânico e repetitivo, sem necessidade de pensar.
  • Na 3ª Revolução industrial surgem os computadores, a internet e a globalização. Abre-se espaço para a criatividade na execução das tarefas e o profissional se torna melhor qualificado, pensante.
  • Agora, no século XXI, estamos vivendo a 4ª revolução industrial (ou Indústria 4.0), que visa a automatização de todos os processos nas fábricas através de sistemas ciberfísicos e redes inteligentes.

Apesar de algumas pessoas (erroneamente) não estarem atentas a essa tendência, ela está aí, presente não apenas nas fábricas, mas em vários aspectos do nosso dia a dia, inclusive na logística.

Como implementar a Logística 4.0 na sua transportadora?

Uma boa maneira de utilizar essa tendência a favor da sua empresa é investir em sistemas de gestão. No entanto, não são todos os softwares que irão te proporcionar todos os benefícios da logística 4.0. Existem alguns sistemas que fazem apenas o básico, como emissão de documentos fiscais, mas não automatizam as tarefas manuais e repetitivas. Vamos citar alguns exemplos das tarefas que podem ser automatizadas:

  • Emissão de Documentos: com um sistema moderno você pode emitir CT-e e MDF-e sem digitar nada. O sistema carrega as NF-es pelo código de barras, e-mail e diretamente na Sefaz, preenchendo automaticamente as informações para emissão dos documentos.
  • Controle de veículos: Tenha acesso rápido às informações de veículos e controle de vencimentos de licenciamento e laudos.
  • Gestão de Laudos: Tenha controle sobre documentos e laudos da empresa, filial, veículos e motoristas, gestão de prazos de vigência.
  • Tabela de Frete: um software de gestão faz o cálculo do frete e das taxas automaticamente.
  • Coletas: Fica fácil administrar as ordens de coletas. O sistema monitora agendamentos, ocorrências, motoristas, etc.
  • Controle de Pagamentos: com um controle automatizado, você consegue se organizar para pagar suas contas sempre em dia.
  • Faturamento: o envio de boletos automático elimina retrabalho e a sua equipe ganha mais tempo.
  • Controle de Manutenção: um software traz mais segurança no controle e agendamento de manutenção preventiva e corretiva. Controle os custos de manutenção da sua frota analisando o consumo de peças por veículo.
  • Previsão de Orçamento: Cuide da saúde financeira da sua empresa com planejamento.Faça a previsão de orçamento e gere relatórios para comparar o previsto X realizado.
  • Acompanhar Performance de Entrega: com um sistema de gestão é possível acompanhar diariamente a performance de entregas da sua transportadora para manter a qualidade dos serviços e superar as expectativas dos seus clientes.
Active Trans tms transportador sistema logística

A tecnologia irá substituir as pessoas?

Não é bem assim. O objetivo de utilizar tecnologia na logística é facilitar o trabalho dos profissionais automatizando tarefas manuais e repetitivas, como digitações e conferências. Dessa forma, eles podem se concentrar em trabalhos mais importantes e estratégicos, que realmente irão colaborar com o crescimento da sua empresa.

Entre os diversos benefícios que a Logística 4.0 pode trazer para a sua transportadora, podemos destacar a redução de custos e o aumento da produtividade da sua transportadora.

Quer mais dicas de como fazer a sua transportadora crescer? Baixe o nosso e-book gratuito com dicas de sucesso para transportadores.

dica transportadores tms transporte active corp software

Comentários

Dúvidas? Entre em contato!