fbpx

Deixar o gerenciamento logístico em segundo plano traz um impacto negativo nas finanças. Veja como trazer bons resultados financeiros com uma logística eficiente.

Impactos da logística nas finanças da empresa

Os custos logísticos representam de 4 a 30% das vendas de uma empresa. Muitas vezes, os gastos logísticos são maiores do que a margem de lucro do produto, por isso qualquer redução desses custos representa um aumento nos lucros.

Os gastos com frete representam aproximadamente 60% dos custos logísticos e as empresas que terceirizam os fretes estão sempre buscando diminuir esse tipo de custo. Vimos no último post como a conferência de fretes interfere na economia de recursos, já que evita erros de pagamento, reduzindo esses gastos.

Para ter uma logística eficiente, é essencial ter todos os processos internos integrados. Os dados de custos logísticos devem ser precisos e estar disponíveis aos setores de interesse, o que muitas vezes não acontece, prejudicando o bom andamento do processo.

Um bom planejamento logístico é fundamental para quem quer aumentar as vendas e o crescimento da empresa. Mas, não adianta cortar custos individualmente, pois mudanças em uma função podem alterar as demais funções. É preciso uma análise do todo, para verificar os reflexos de uma mudança na estrutura também como um todo. Para isso, é importante analisar sistematicamente dados e indicadores para tomadas de decisão assertivas. As atividades logísticas são um processo contínuo, e o seu desempenho deve ser monitorado.

 

logística eficiente E-book Utilizando Indicadores no Transporte e Logística ActiveCorp

 

Automação da logística

Investir na infraestrutura logística cria um diferencial competitivo para as empresas. Uma gestão de transportes mais eficiente resulta em redução de custo e em maior competitividade, aumentando os lucros.

Use a tecnologia a seu favor. Um bom sistema pode auxiliar desde a escolhe das transportadoras que serão contratadas, garantindo negociações de fretes mais vantajosas, até a geração de gráficos e relatórios importantes para nortear as tomadas de decisão, tornando sua logística mais eficiente e maximizando os lucros. Para não ficar para trás, veja algumas inovações que o mercado traz para os setores de transporte e logística.

Empresas que investem na automatização dos processos logísticos veem em poucos meses uma redução de 3 a 8% nos gastos com a logística.

 

Em resumo, a redução de custo só é conquistada com processos eficientes, e processos eficientes só acontecem com investimentos. Diferenciais competitivos são fundamentais para aumentar as vendas e melhorar os resultados financeiros da sua empresa.
 

 


 

Comentários