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Em vez de ler, que tal assistir ao vídeo?

 

Você que gerencia uma transportadora já percebeu como está competitivo esse segmento? Se você tem a sensação de que “empacou” e não está conseguindo destravar o crescimento da sua transportadora, leia até o final. 

Diversas transportadoras estão fechando as portas porque se tornou normal conviver com alguns processos logísticos que, muitas vezes, não são mais eficientes. 

Para conseguir tomar as melhores decisões com base em números reais no gerenciamento de uma transportadora, sua visibilidade precisar ser ampla e estratégica.  

Na hora de empreender na logística alguns desafios podem surgir e você pode superá-los ou até mesmo evitá-los com essas 7 dicas valiosas que vamos revelar hoje. 

Você pode fazer só uma das sete ações sugeridas? Pode. Mas qual resultado você quer? 

Se o resultado que você espera é crescer a sua transportadora e superar a concorrência, então, já começa a anotar.  

Pensamos estrategicamente em pontos que você pode não enxergar agora, mas que com certeza vão mudar sua forma de gerenciamento.  

Preparado? Então, vamos lá! 

 

 1 – Seja autoridade: Se especialize em um tipo de entrega para transportar 

Há quem diga que quem faz tudo, no final acaba não fazendo nada direito.  

Se especializar em um segmento é uma dica valiosa para você que quer se destacar da concorrência gigantesca que a logística de transporte tem.  

Se você se especializa em um tipo de entrega para transportar, você consegue definir melhor os processos:  

  • Fornecendo treinamentos para a equipe;  
  • Treinando os motoristas e agregados; 
  • Adaptando sua operação;  
  • Equipando seus veículos. 
  • Mais do que nunca, o seu cliente procura por transportadoras que são especialistas, e não dá para ser especialista em tudo.  Escolha um segmento como entregas rápidas, entregas a longa distância ou se especialize em regiões específicas. 

Ver dicas para definir o tipo de serviço da sua transportadora.

 Independente do segmento, só não seja o “pato” da logística! 

 

Transportador: 7 dicas práticas para destravar o crescimento da sua transportadora 1

 

O pato é aquele que não faz nada com maestria. Ele voa mais ou menos, nada mais ou menos e anda que nem um pato.  

Então, se especialize para que quando o cliente pensar “naquele tipo de entrega”, se lembre de você como referência. 

 

2 – Divulgue sua transportadora: seja visto pelos seus clientes 

Você com certeza já deve ter ouvido a frase “quem não é visto, não é lembrado”. Hoje em dia, quando o assunto é divulgação, se você não está na internet, você não existe. 

Quando você precisa comprar ou contrata algum serviço, qual é o primeiro lugar onde você procura? Aposto que é na internet, acertei? Seu cliente também! 

Pesquisas apontam que 75% das pessoas que realizam pesquisas em mecanismos de busca, como o Google, não chegam até a segunda página.  

Então, além de estar na internet você precisa estar entre os primeiros resultados de busca. Imagine concorrer com milhares de transportadoras nessa corrida online? 

Por isso volto a dica um: se sua transportadora está segmentada fica mais fácil ser encontrada pelo seu cliente ideal. 

E do mesmo jeito que você vai adaptar sua operação para se especializar naquele tipo de serviço, você deve adaptar sua propaganda para se comunicar melhor com seu cliente. 

Como o transporte de carga é um mercado muito competitivo, é importante se destacar e mostrar, inclusive nas redes sociais, que a sua empresa existe e está disposta a atender seus clientes com excelência.   

E se você quiser participar de algum evento tem que estar onde seu público vai estar e que possa te conhecer. 

Por exemplo, se você é especialista em transporte de medicamentos, esteja em eventos farmacêuticos, de saúde ou de distribuidores de medicamentos. 

Ver dicas valiosas para divulgar a sua transportadora.

Ter uma apresentação comercial profissional também é um grande diferencial também para alavancar sua transportadora, melhorar as vendas e aumentar o faturamento. 

 

Transportador: 7 dicas práticas para destravar o crescimento da sua transportadora 2   

 

Divulgar transportadora de graça, é possível?

Sim! Você pode divulgar seus serviços gratuitamente em portais onde embarcadores de fazem cotação de frete. 

Por exemplo, o Active OnSupply é um TMS embarcador que funciona como um portal online, onde as empresas fazem a gestão de frete, acompanhamento de entregas e também cotação e BID e frete, para escolher novos parceiros de transporte. 

Você deixar um cartão de visitas disponível em uma tela que se chama “Descobrir Transportador”, dentro do portal Active OnSupply, e ser visto por centenas de transportadoras em todo Brasil. Tudo isso gratuitamente! É bem simples, basta se inscrever nesse link para divulgar sua transportadora. 

Seja visto pelos principais embarcadores do país e aumente suas possibilidades de novos negócios! 

 

3 – Responda rápido as cotações de frete: passe credibilidade para os seus clientes 

Não adianta nada ser visto pelo cliente se quando ele precisa de você…  você “queima a largada”. 

Demorar para responder a cotação é como o cliente bater na sua porta e você não atender. 

Dependendo do nicho que você está, a velocidade com que você responde o cliente determina a sua venda.  

Veja bem, seu preço pode ser o mais barato, mas se não responder rápido o cliente vai fechar com outro transportador. 

E essa lentidão pode levar seu cliente a pensar: “Se ele demora para responder um cálculo e falar o seu preço, imagine o quanto vai demorar para entregar…”  

Ou seja, credibilidade zero. 

 

Transportador: 7 dicas práticas para destravar o crescimento da sua transportadora 3

 

É no momento da cotação que você gera confiança e passa credibilidade com o cliente, mostrando seu profissionalismo. Você já trouxe o cliente até você, então, conquiste ele. 

 

 4 – Forneça informações aos seus clientes: posicione sua transportadora na frente das outras 

Agora, análise e faça uma crítica construtiva sobre a sua empresa: Qual é o seu diferencial? Você realmente está oferecendo o melhor atendimento ao seu cliente? 

Os seus clientes são pessoas ansiosas para receber as mercadorias. E uma coisa é fato, se você não informar o cliente sobre o que está acontecendo em tempo real, vai gerar um trabalho a mais para atendê-lo quando ele ligar. 

Após a compra, começa a ansiedade do consumidor para acompanhar a entrega do pedido. Se a transportadora não passa a informação para o cliente, ela pode perder aquele e também os futuros clientes. 

Se coloque no lugar do seu cliente. Imagine que você faz uma compra que não pode ser recebida pela portaria, como uma geladeira. Sem a informação de que sua compra está chegando como você se organiza para receber? 

Pensa comigo, do que adianta receber rápido se você não sabe quando a mercadoria vai chegar? 

A sua transportadora é responsável por reduzir essa ansiedade do cliente e fornecer a informação é fundamental para mostrar seu profissionalismo. Isso promove o crescimento da transportadora. 

E sabemos que no dia a dia é difícil conseguir enviar todos as ocorrências e posicionamento de entrega para todos os clientes, um por um.  

Por isso, o ideal é automatizar as rotinas operacionais e financeiras com um sistema TMS (Sistema de Gerenciamento de Transporte) moderno, como o Active Trans. 

Fornecer informações posiciona sua transportadora na frente de outras. 

 

5 – Acompanhe o nível de serviço da sua transportadora 

O nível de serviço não é só fazer as suas entregas no prazo que prometeu. Existem transportadoras que nem medem o nível de serviço, nem acompanha as baixas das entregas e não tem números para mostrar ao cliente que meçam sua eficiência. Essas transportadoras serão atropeladas pela concorrência. 

Além da performance de entrega, o nível de serviço também é sobre: 

  • Entregar no prazo; 
  • O motorista estar bem apresentável e uniformizado; 
  • Entregar o produto com qualidade e em conformidade; 
  • O caminhão estar conservado e identificado; 
  • Gerar informação em tempo real, tanto para o embarcador, quanto para o destinatário. 
  • E é sempre bom lembrar que a sua transportadora está envolvida na venda, porque a entrega é a concretização dela.  

Então, quanto melhor o seu nível de serviço, maior a sua capacidade de crescimento da transportadora. 

Voltando a dica quatro, a informação já faz parte da proposta de valor.  

Alguns embarcadores já exigem que a informação chegue para eles em tempo real. O seu preço pode ser o mais barato, mas se você não entregar informação estará fora do mercado. 

 

 

6 – Gerencie a saúde financeira da sua transportadora 

Infelizmente, é muito comum ver empresas de transporte quebrando porque não tem uma boa gestão financeira, principalmente, do fluxo de caixa. 

É muito fácil perder o controle financeiro, por isso é importante ter um bom gerenciamento. 

Muitos gestores se enganam achando que o crescimento do faturamento representa crescimento da transportadora. Mas crescimento de faturamento é diferente de crescimento de lucro. 

Uma empresa que não tem um fluxo de caixa não dura. Imagine que você fez um frete, mas só vai receber após 90 dias, e você precisa investir em motorista, combustível e ainda manter outros setores. 

Sinceramente, as planilhas de Excel ajudam a se organizar, mas não resolvem o problema. Se você quer uma visibilidade da saúde financeira da sua transportadora precisa ter tecnologia. 

Se você não tem visibilidade do que você tem que pagar e do que você tem para receber, não consegue tomar uma decisão assertiva sobre em que investir ou no que economizar. 

E crescimento de faturamento não significa crescimento de lucro. Porque você pode aumentar o faturamento e perder dinheiro gastando mais do que recebe. 

Visualizando os dados, você tem uma visão analítica de como está o desempenho de cada área e pode tomar decisões estratégicas.  

Acompanhar o percentual de lucratividade mês a mês é fundamental para manter sua empresa aberta e saudável, pois ele dá o sinal de que as coisas estão melhorando ou piorando. 

Sabia que é possível prever qual será o seu lucro antes mesmo de acabar o mês? Pois é!  

É só ter todas as suas contas lançadas num sistema TMS, como o Active Trans, e você consegue saber exatamente quanto precisa receber dia a dia para conseguir pagar todas as despesas sem ficar no vermelho.  

Se fizer isso com todas as contas a receber e todas as contas a pagar, é possível saber qual vai ser o seu lucro no final do mês. 

 Um sistema TMS otimiza para você:  

  Transportador: 7 dicas práticas para destravar o crescimento da sua transportadora 4Não perder mais tempo com tarefas operacionais e planilhas;  

  Transportador: 7 dicas práticas para destravar o crescimento da sua transportadora 5Acompanhar diariamente a sua operação por meio de relatórios e gráficos objetivos;  

 Transportador: 7 dicas práticas para destravar o crescimento da sua transportadora 6 Eliminar erros e retrabalho. 

 

Transportador: 7 dicas práticas para destravar o crescimento da sua transportadora 7

 

7 – Saia do operacional e gerencie a sua transportadora 

Você é o empreendedor, a pessoa chave da empresa e precisa sair do operacional e ir gerenciar o seu negócio. 

O que você fazia precisa delegar para que outras pessoas façam. Assim, você consegue dar atenção a tarefas mais importantes da empresa. 

Enquanto você está carregando o caminhão e emitindo conhecimento, quem é que está trabalhando para a empresa crescer? Quem está analisando os gargalos e estudando o mercado para trazer melhorias? É preciso uma mudança de comportamento. 

 

Transportador: 7 dicas práticas para destravar o crescimento da sua transportadora 8

 

Uma coisa é fato, você precisa se afastar da “mão da massa” e passar a gerenciar a parte financeira, o nível de serviço, as entregas, cotações e conquistar novos clientes (diversificar a carteira). 

Hoje, a melhor forma de gerenciar sua transportadora é utilizando um sistema de gestão que te disponibilize automaticamente os gráficos e relatórios para analisar facilmente cada setor, como: contas a pagar, contas a receber, cálculo de frete, averbação de carga e manutenção da frota em tempo real e sem margem para erros.   

E tenha em mente que ter gestão e operação andando em sinergia não acontece do dia para a noite, mas investindo em um bom sistema para automatizar sua operação, como o Active Trans, é possível destravar o crescimento da sua transportadora. 

Para não ficar apenas nas minhas palavras: 

“Hoje, sem tecnologia, se você ainda não fracassou, vai fracassar. Você tem que olhar a tecnologia como uma parceira. A ideia da informatização é reduzir o tempo de tarefas repetitivas para que você tenha tempo para gerenciar. Hoje a gente utiliza o Active Trans, que é totalmente integrada e nós necessitamos 100% dele na questão da informação [para o cliente].” – Thiago Ramos, Gerente de Projetos da SLT Express 

 

 

Se você quer destravar o crescimento da sua transportadora, fale com um dos nossos consultores e conheça o Active Trans.

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