… e nunca mais se preocupar com a concorrência desleal!
Muito se fala hoje sobre concorrência desleal no transporte de cargas. A sonegação de impostos e o crescimento desenfreado da quantidade de novas transportadoras que aparecem todos os anos preocupa quem já é experiente nesse mercado.
E você, já perdeu um cliente para a concorrência? Qual foi o motivo?
Na maioria dos casos achamos que os clientes trocam de fornecedor por preço, só porque querem pagar mais barato. Mas, será que a questão é realmente o preço?
Nessa matéria, você vai descobrir o segredo para manter seus clientes com você, sem abaixar o preço, e com atitudes simples e fáceis de aplicar. Duvida? Então, continue até o final que vamos te mostrar como fazer isso.
Por que os clientes vão para a concorrência?
Se o cliente vai embora por causa de R$10,00 a menos, é porque ele não enxergou nenhum diferencial no seu serviço que justificasse continuar transportando com a sua empresa.
Para não precisar se preocupar com concorrência desleal é preciso mostrar para os clientes que você é especialista no que faz, e não só um “aventureiro” no mercado de transporte de cargas. Tenha um diferencial!
A questão é: como mostrar que a sua empresa é séria e especialista no negócio? Preparamos uma lista com 5 atitudes que a sua transportadora deve ter para nunca mais se preocupar com a concorrência desleal.
1. Abaixar o preço NÃO é a solução. Foque no atendimento!
Uma pesquisa realizada pela Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios mostrou que 61% dos consumidores consideram que ser bem atendido é mais importante do que o preço.
Por isso, não pense que para deixar seu cliente satisfeito basta cobrar o menor preço do mercado e entregar a mercadoria no endereço certo. Um bom atendimento gera uma experiência no cliente, e é dessa experiência que ele vai se lembrar na hora de contratar novamente a sua transportadora. Da mesma forma, uma experiência negativa é o suficiente para que o seu cliente o abandone e busque outro fornecedor.
Ótimo, já sabemos que o cliente quer ser bem atendido. Mas, o que ele considera como um bom atendimento? O que ele realmente espera da sua empresa?
Essa é uma informação privilegiada, que muitas transportadoras ainda não perceberam: o que embarcadores querem é informação rápida!
Os clientes do embarcador cobram a todo momento: “E aí, quando chega meu produto? Por que a entrega atrasou?”. Com toda essa pressão, o que o embarcador mais precisa é de informação. Ele quer saber onde está a mercadoria, se houve algum problema no caminho, qual é a previsão da entrega. Mas ele não pode esperar. Ele precisa saber de tudo o que está acontecendo rapidamente, na hora, para que ele possa repassar as informações para o cliente dele.
Então, a primeira atitude que vai surpreender e fidelizar o seu cliente é mantê-lo informado sobre o andamento da entrega, sem que ele precise ligar pra você.
Mas, como fazer isso na prática, sem precisar ficar o dia todo no telefone? Sabemos que no dia a dia é difícil conseguir enviar todos os CT-es, ocorrências e posicionamento de entrega para todos os clientes. Por isso, o ideal é automatizar o envio de informações por meio do EDI (Troca Eletrônica de Dados).
O EDI já não é uma novidade para a maioria das transportadoras que se preocupam em melhorar a qualidade do atendimento ao seu cliente. Para simplificar a sua transportadora e aproveitar todos os benefícios do EDI, é necessário ter um TMS (Sistema de Gerenciamento de Transporte) moderno, com tecnologia atualizada e que disponibilize essa troca de informações automaticamente.
Ainda existem empresas que enviam tudo manualmente, por e-mail. Se esse é o caso da sua transportadora, cuidado para não ficar para trás!
Esta matéria é uma prévia do guia completo de como fidelizar os clientes da sua transportadora sem abaixar o preço. Para ver as outras 4 dicas valiosas, deixe seu e-mail aqui embaixo e enviaremos o guia completo para você. A 3ª dica é essencial para quem quer ter excelência no atendimento!
E aí, o que você achou dessa matéria? Foi esclarecedora? Deixe seu comentário!
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