Em vez de ler, que tal assistir ao vídeo?
Hoje vamos falar sobre um dos primeiros tipos de marketing que existiu na humanidade e é o mais eficaz e barato (geralmente de graça)!
O marketing boca a boca é feito pelos seus próprios clientes satisfeitos que indicam os seus serviços para outras pessoas.
Essa é uma divulgação muito poderosa que está ligada a prova social, um gatilho mental muito forte nos seres humanos.
Gatilhos mentais são estímulos recebidos pelo subconsciente do nosso cérebro que influenciam diretamente a nossa tomada de decisão. E o gatilho de prova social é um dos que mais mexem com a gente no dia a dia.
Por exemplo, se você vai jantar fora e vê dois restaurantes, um completamente vazio e o outro cheio, até com fila de espera, qual dos dois você vai achar que tem mais qualidade?
Pois é… Inconscientemente o nosso cérebro associa que se outras pessoas gostam, aquilo deve ser bom. E quanto mais pessoas gostam, melhor é.
Então, o cliente dizer que o seu serviço é bom tem muito mais peso do que você mesmo falar isso.
Para o seu cliente indicar sua empresa e gerar vendas, você só precisa de duas coisas:
- Qualidade nos serviços;
- Excelência no atendimento.
Porque a gente não indica qualquer coisa pros nossos amigos, não é verdade? Então, podemos tirar daqui duas lições importantíssimas:
- Quanto mais clientes, mais clientes.
- Clientes satisfeitos fazem propaganda de graça!
Por isso, vou te dar uma dica valiosíssima de como melhorar a qualidade dos seus serviços e prestar um excelente atendimento ao cliente, que vai fazer com que ele fique encantado e indique a sua empresa para os amigos.
Como transformar seu cliente em “fã” da sua transportadora?
Bom, o primeiro passo é se perguntar: o que o seu cliente considera como um bom atendimento? O que ele realmente espera da sua empresa?
Um dos maiores problemas dos profissionais que contratam transportadoras é a falta de informação.
Tente se colocar no lugar do seu cliente por um minuto. Imagine que você trabalha em uma indústria e precisa que o seu produto chegue até o cliente final. O faturamento da sua empresa depende disso. Então, você contrata uma transportadora.
O cliente que comprou o produto vai te cobrar: “E aí, quando chega meu produto? Por que a entrega atrasou?”. Com toda essa pressão, o que o embarcador mais precisa é de informação. Ele quer saber onde está a mercadoria, se houve algum problema no caminho, qual é a previsão da entrega. Mas ele não pode esperar. Ele precisa saber tudo o que está acontecendo rapidamente, na hora, para que ele possa repassar as informações para o cliente dele.
Percebe como manter seu cliente informado e com rapidez, sem depender do telefone, gera muito valor ao seu serviço?! Afinal, levar a carga da origem até o destino qualquer transportadora consegue fazer, é o mínimo.
Agora, analise e faça uma crítica construtiva sobre a sua empresa: Qual é o seu diferencial? Você realmente está oferecendo o melhor atendimento ao seu cliente?
Como manter o seu cliente sempre informado e satisfeito?
Bom, então já sabemos que o cliente quer informação rápida. Mas, como fazer isso na prática, sem precisar ficar o dia todo no telefone? Para isso, é preciso simplificar alguns processos.
Sabemos que no dia a dia é difícil conseguir enviar todos os CT-es, ocorrências e posicionamento de entrega para todos os clientes, um por um. Por isso, o ideal é automatizar esse envio com o EDI (Troca Eletrônica de Dados). Por meio do EDI é possível transmitir qualquer tipo de arquivo eletrônico (notas fiscais, conhecimentos de transporte, manifesto de carga, ocorrências de entrega, documentos de texto, faturas, entre outros) sem necessidade de digitação, substituindo e-mails, correio, fax, etc.
O EDI já não é uma novidade para a maioria das transportadoras que se preocupam em melhorar a qualidade do atendimento ao seu cliente. Como já falamos em outras matérias aqui no blog, são diversos os benefícios que o EDI traz, tanto para os seus clientes quanto para a sua transportadora:
- É possível manter o cliente informado sobre a situação das entregas compartilhando automaticamente (de um sistema para o outro) e em tempo real as ocorrências de transporte;
- A transportadora recebe muito mais rapidamente as Notas Fiscais que serão transportadas;
- Evita erros de digitação e perda de tempo, pois as informações são enviadas eletronicamente para seus clientes sem que você precise digitar nada manualmente;
- Evita erros nas entregas e insatisfação por parte dos clientes.
Para simplificar a sua transportadora e aproveitar todos esses benefícios é necessário ter um TMS (Sistema de Gerenciamento de Transporte) moderno, como o Active Trans, que tem tecnologia atualizada e que disponibiliza essa troca de informações automaticamente.
Assim, você mantém seu cliente sempre informado, ele ficará encantado com o seu excelente atendimento e com certeza vai indicar seu serviço na primeira oportunidade.
E então, o que você achou dessas dicas? Conta pra mim aqui nos comentários.
Muito obrigada e até a próxima!
E aí, o que você achou dessa matéria? Foi esclarecedora? Deixe seu comentário!
Quer simplificar sua transportadora com o Active Trans?
Preencha o formulário e entraremos em contato com você: