fbpx

Você saberia me dizer agora, com toda a certeza, qual foi o percentual de lucratividade da sua transportadora no último mês? E qual é a previsão de lucratividade para o próximo mês?

Bom, se você não tem as respostas para essas perguntas, cuidado! Tão importante quanto ganhar dinheiro é saber gerenciá-lo da melhor forma, para garantir a saúde financeira da sua transportadora.

Por isso, hoje vamos te mostrar como verificar de forma simples se a sua empresa está realmente dando lucro e conseguir até mesmo prever qual será o lucro dos próximos meses!

 

Como saber se a sua transportadora está dando lucro ou prejuízo?

Você com certeza já sabe como é importante acompanhar o quanto sua transportadora está faturando. Mas, tão importante quanto saber qual é o seu faturamento, é saber qual é o percentual de lucratividade da sua transportadora.

Acompanhar o percentual de lucratividade mês a mês é importantíssimo, pois ele dá o sinal de que as coisas estão melhorando ou piorando.

Afinal, não adianta nada ganhar dinheiro, mas gastar muito mais do que ganha. Se essa atitude já é prejudicial na nossa vida pessoal, imagina pra saúde de uma empresa inteira?!

 

E como saber antecipadamente se a empresa vai dar lucro no mês?

Para manter a saúde financeira da sua empresa é preciso acompanhar as entradas e saídas de dinheiro  diariamente, para não ter nenhuma surpresa desagradável no fim do mês.

A previsão das receitas menos a previsão de despesas é o que chamamos de controle do Fluxo de Caixa.

Olha só que legal, se você tiver tudo lançado num sistema TMS, como o Active Trans, você sabe exatamente quanto precisa receber dia a dia para que a sua conta não fique negativa, ou até mesmo para fazer um investimento.

Se fizer isso com todas as contas a receber e todas as contas a pagar é possível saber qual vai ser seu lucro no final do mês.

Analisando o fluxo de caixa, você também pode identificar qual dos grupos de contas estão afetando mais o caixa e tomar a decisão de quais gastos podem e devem ser reduzidos.

 

Como calcular a Lucratividade

Esse é o indicador que todo o empresário gosta. Bom, isso se o resultado for positivo…

Com o indicador de lucratividade, você consegue ver se a sua transportadora está realmente dando lucro ou se você está na verdade tendo prejuízo e pagando para trabalhar.

Uma forma simples de calcular o lucro é subtraindo suas despesas do seu faturamento.

faturamento – despesas = lucro

Logo, se você recebeu 1.000 reais no mês e teve uma despesa de 800 reais, seu lucro foi de 200 reais.

Para calcular seu percentual de lucratividade é só pegar o seu lucro, dividido pelo total do seu faturamento e multiplicar por 100.

(lucro / faturamento) X 100 = percentual de lucratividade

Se o seu faturamento for menor que as despesas seu lucro será negativo e sua lucratividade também, o que significa que você teve prejuízo.

Você pode apurar o seu lucro cruzando as informações com outros indicadores: lucro por operação, por centro de custo, por região de destino ou mesmo por cliente.

Para saber mais sobre como controlar o financeiro da sua transportadora, veja essa aula do curso gratuito para transportadores, o Começando Certo.

E se você quer ter o controle diário do fluxo de caixa da sua transportadora e não ter surpresas desagradáveis no fim do mês, conheça o Active Trans.

Lembre-se de compartilhar esse conteúdo com seus amigos transportadores.

Muito obrigada e até a próxima!

Comentários