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Com toda essa situação de quarentena e afastamento social, tivemos muitas consequências ruins. Em contrapartida, as pessoas foram obrigadas a mudar o seu estilo de vida e, como resultado, alguns setores se sobressaíram e tiveram um grande aumento nas vendas, em plena crise!

As compras pela internet dispararam e o comércio eletrônico (e-commerce) registrou um aumento de até 40% nos pedidos, comparando com o mesmo período do ano passado.

E o que isso tem a ver com você, que é profissional de transporte? Esse mercado virtual é uma grande oportunidade para as transportadoras, que tem um papel fundamental, ainda mais nesses momentos difíceis.

Pensando nisso, nós decidimos fazer uma série de artigos explicando tudo o que você, transportador de cargas, precisa saber para:

  • atender com excelência o segmento de lojas virtuais;
  • conseguir manter ou até mesmo aumentar o seu faturamento em plena crise.

Essa é a primeira matéria da série e vamos começar falando sobre EDI.

“Mas, Yara, o que o EDI tem a ver com transportar para e-commerce?” Leia até o final e você vai descobrir.

 

Pra começar, o que é EDI?

O EDI (Electronic Data Interchange ou Intercâmbio Eletrônica de Dados, no português) é o processo de troca de informações entre computadores ou sistemas.

Através do EDI é possível transmitir qualquer tipo de arquivo eletrônico (notas fiscais, conhecimentos de transporte, manifesto de carga, documentos de texto, entre outros) sem necessidade de digitação, substituindo e-mails, correio, fax, etc.

 

O que é layout de EDI e padrão Proceda?

O layout é um “manual” que descreve como o arquivo EDI deve ser gerado por um sistema e como ele deve ser lido por outro. Na prática, é um modelo padrão que o arquivo deve seguir. Existem diversos tipos de layout. No ramo de transporte e logística os mais comuns são o padrão Proceda e o XML.

 

Por que as empresas estão exigindo o EDI das transportadoras?

A questão é que praticamente todos os e-commerces, indústrias e distribuidoras utilizam softwares de gestão que enviam documentos de forma eletrônica. Assim, as NF-es, CT-es, ocorrências e faturas são enviadas e recebidas na hora, sem depender de e-mails e ligações telefônicas. Mas, para que esse processo funcione, é necessário que você, transportador, também tenha um software de gestão preparado para enviar e receber arquivos EDI.

Para as lojas que vendem pela internet e entregam para o consumidor final, a rapidez nos processos é essencial e o EDI é indispensável.

 

Quais são os benefícios do EDI para minha transportadora?

Implementando o EDI na sua transportadora, além de estar preparado para atender o mercado de lojas virtuais que está em alta, você também vai trazer várias melhorias significativas pra sua transportadora, como:

  • Receber seus fretes sempre em dia:

Imagine como seria se todos os seus clientes te pagassem em dia! Com o EDI, você pode enviar as pré-faturas com antecedência para que seu cliente faça a conferência. Como ele terá a garantia de que os valores estão corretos, a tendência é que os pagamentos sejam realizados dentro do prazo, diminuindo a inadimplência.

  • Reduzir custos:

Os gastos com impressão, papel, arquivamento e recuperação de documentos são reduzidos ou eliminados quando usamos o EDI. Em tempos de crise, é essencial reduzir esses custos desnecessários.

  • Ter uma equipe mais produtiva:

Automatizando essas tarefas manuais e básicas que gastam muito tempo, você consegue remanejar sua equipe desses trabalhos repetitivos e robóticos para tarefas de maior valor, que requerem inteligência e mais análise.

 

E como eu faço para começar a usar o EDI na minha transportadora?

Se você quer atender o mercado de e-commerce e trazer todas essas melhorias que citamos a cima para a sua transportadora, é muito simples. Você precisa de um TMS (Sistema de Gestão de Transporte) que seja moderno, atualizado e que utilize tecnologia em nuvem.

Um ótimo exemplo de sistema para você que gosta de segurança e rapidez é o Active Trans. No momento em que eu estou escrevendo essa matéria, 682 transportadoras estão usando o Active Trans para gerenciar seu operacional, emitir seus documentos fiscais, gerenciar seu financeiro, sua frota, além de enviar e receber documentos dos seus clientes em tempo real, via EDI.

Vejam o que eles estão falando sobre a Active Corp:

 

Transportador: Como atender e-commerces e continuar faturando mesmo na crise [Dica #1: EDI] 1

 

Se, assim como essas transportadores, você também quer simplificar a sua operação, reduzir custos e contar com uma equipe de especialistas para te ajudar a passar por essa crise, preencha o formulário abaixo e entraremos em contato com você:


 

 

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