“O cliente precisava ligar para saber sobre as coletas. Agora ele mesmo consegue acessar. Isso nos ajuda na agilidade e traz redução de custos” – André Kohler, responsável pela área de TI na Translog.

Quem é a Translog?

A Translog Transportes é referência no mercado de logística fármaco-hospitalar, ou seja, de medicamentos e perfumaria. Com uma estrutura de mais de 37 filiais, atende diariamente 1.229 municípios nos estados do Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A Translog também trabalha com logística reversa. Mais precisamente, as distribuidoras (que são seus clientes) solicitam coletas reversas (devoluções) de produtos vencidos ou que não serão utilizados por algum motivo nas farmácias.

Já utilizam o sistema Active Trans desde 2011 para fazer a gestão de toda a transportadora, e este ano começaram a utilizar uma nova funcionalidade para automatizar o controle das coletas.

 

Os problemas na logística reversa

Anteriormente, para gerar uma ordem de coleta reversa a Translog recebia por e-mail um relatório com essas coletas e depois gerava um outro relatório para enviar para o e-mail do distribuidor.

“Temos uma pessoa que cadastrava todas as coletas de todos os clientes manualmente”, conta André Kohler, o responsável pela área de TI na Translog.

 

A solução

Com a nova funcionalidade, a Translog consegue automatizar o controle da logística reversa.

Agora, os relatórios que vêm da distribuidora podem ser importados automaticamente para o Active Trans, que cadastrada as coletas através do XML da Nota Fiscal emitida pelas farmácias. O Active Trans já gera o documento de frete e imprime as etiquetas de volumes.

Aí vem a grande sacada: os clientes podem visualizar as coletas através da plataforma Frete Brasil, que é integrada ao Active Trans. Quando a coleta é cadastrada no Active Trans, ela também aparece automaticamente no portal Frete Brasil, onde os clientes podem acessar a qualquer momento. Além disso, no Frete Brasil o próprio cliente pode cadastrar as coletas, e a Translog as recebe diretamente no Active Trans, eliminando digitação.

 

E você, já conhece nossas soluções? Entre em contato com a gente ou preencha o formulário abaixo e entramos em contato com você.

 


 

Comentários