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Em algumas empresas, os investimentos feitos na logística são vistos como prejuízos. Isso acontece quando os gestores não conseguem enxergar o real valor desse investimento. Ou seja, o retorno que esse investimento trará não só para a logística, mas para a empresa como um todo, já que todas as áreas da empresa estão interligadas.

Principalmente no que diz respeito a investimento com tecnologia, muitos não conseguem visualizar os reais benefícios, já que muitos deles são alcançados de médio a longo prazo.

Mas como saber se sua empresa terá lucro ou prejuízo adquirindo um TMS?

Alguns passos precisam ser considerados quando se está pensando em adquirir um TMS. Vamos vê-los nessa matéria.

 

Muita atenção na escolha do fornecedor de TMS

Esse é um ponto importantíssimo. Tome cuidado com empresas que estão preocupadas apenas em te vender e pronto. O fornecedor que você irá escolher precisa fazer muito mais do que desenvolver um software. Ele precisa prestar uma verdadeira consultoria.

É papel do fornecedor de TMS compreender a fundo os processos da sua empresa. Não apenas da logística, mas da empresa como um todo, pois como já dissemos, todos as áreas estão interligadas. O comercial, o financeiro, o fiscal, todas estas áreas dependem da logística em algum momento, e a logística também depende delas.

Sendo assim, a implantação de um TMS terá reflexos na empresa como um todo. Por isso, o fornecedor deve estar disposto a entender todos esses processos.

Com essas informações em mãos, o ideal é que seu fornecedor monte um diagnóstico da sua operação. Assim, você terá uma visão clara das suas dificuldades hoje, do que precisa ser melhorado. Só então ele lhe mostrará os resultados que a solução dele trará para cada um dos pontos identificados.

 

ROI: enxergando claramente o retorno do seu investimento

O ROI (Return on Investment ou retorno sobre investimento) é a maneira mais clara de enxergar exatamente quais serão os retornos obtidos com o projeto. É fazendo o ROI que percebemos que será realmente um investimento e não apenas mais um gasto.

 

Como fazer o ROI?

Para elaborar o ROI, devem ser considerados todos os custos que a logística tem hoje e como eles serem minimizados. Isso inclui tanto valores que são realmente em dinheiro (como os valores que são gastos com frete), quanto os gastos que ficam “ocultos” no dia a dia (como a mão de obra para fazer tarefas manuais).

Por exemplo, a conferência de frete é uma parte da operação que, se automatizada através de um TMS, tem uma redução de custo muito considerável em dois pontos. Primeiro: automatizando a conferência de frete você irá identificar divergências de pagamento que muitas vezes passam despercebidos quando a conferência é feita manualmente. Segundo: quanto tempo você ou outro funcionário gasta para fazer a conferência manualmente? Esse tempo será reduzido drasticamente, e poderá ser utilizado em tarefas mais importantes.

O ideal é que esses levantamentos sejam feitos por um consultor especializado. Ele verá o tempo gasto para conferir fretes, fazer orçamentos com transportadores, digitar faturas, pesquisar canhotos, elaborar relatórios gerenciais manualmente, atendimento ao departamento comercial para informar posição de entrega e mais uma infinidade de processo diários que farão muita diferença quando controlados através de um TMS.

 

TMS: Investimento ou prejuízo? 1

 

 

 

 

 

 

 

Quer saber se vale a pena implantar um TMS na sua empresa? Preencha o formulário abaixo e um dos nossos consultores entrará em contato com você.

 


 

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