Tabela de frete: Entenda porque deve automatizar!

Nas operações logísticas, a negociação de frete entre embarcador e transportador é cada vez mais acirrada. O resultado destas negociações gera a famosa tabela de frete, que é recebida pelos embarcadores em diversos formatos: planilhas, arquivo pdf ou mesmo impressas.

Após a negociação, inicia-se outro drama para os embarcadores: garantir que o valor negociado na tabela de frete será cumprido pela transportadora no momento da cobrança. Somente que já temos uma das razões para automatizar as tabelas de frete.

 

Você já pensou nos fatores que influenciam no custo de frete?

As tabelas de frete são compostas por diversas taxas que influenciam no resultado final do frete cobrado pela transportadora. Por exemplo: AD-VALOREM, Frete Peso, GRIS, TDA, TDE, além das taxas adicionais, diária, ajudante, etc.

E com essa quantidade de taxas aplicadas à tabela de frete, associado às tarefas diárias, o processo de conferência de frete fica comprometido. Na maioria das vezes é um processo muito manual, feito por amostragem. Já pensou nos riscos que isso traz para a empresa?

 

Como posso automatizar as tabelas de frete?

A automatização das tabelas de frete pode ser feita através de um sistema TMS (Transportation Management Systems ou Sistema de Gerenciamento de Transporte), que possibilita controlar suas tabelas de frete com total segurança, além de garantir que o prazo de vigência e as taxas estarão de acordo com a negociação feita com a transportadora.

Desta forma, todas informações e valores cobrados pela transportadora serão controlados e poderão ser utilizados para cálculos de orçamento de fretes mais precisos e valores de fretes assertivos. Assim, você terá uma conferência de fretes com qualidade, agilidade e segurança.

É possível ainda, permitir que as transportadoras cadastrem sua tabela de frete diretamente no TMS (se ele for uma plataforma online, em nuvem). O embarcador irá apenas validar as informações cadastradas e autorizar sua utilização. Já pensou quanto tempo você irá reduzir automatizando suas tabelas de frete? E ainda poderá utilizar este tempo com tarefas gerenciais, mais importantes para o desenvolvimento da empresa.

 

 


 

Comentários