fbpx

Em vez de ler, que tal assistir ao vídeo?

Quer automatizar a roteirização de entregas com o TudoEntregue? Solicite um teste grátis  

 

Segundo levantamento do observatório social da Petrobrás, de janeiro de 2021 a março de 2022, a Petrobrás já aumentou 13 vezes o preço da gasolina e 11 vezes o do Diesel. O Brasil produz 3,3 milhões de barris de petróleo por dia, segundo a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis)

Mas se a gente produz tanto petróleo aqui dentro mesmo, porque o preço do combustível é tão alto e porque a gasolina aumentou tão rapidmante nos últimos meses?

Hoje, vamos esclarecer essa dúvida e, no final, também vamos te dar uma dica valiosa para economizar combustível aí na sua transportadora, ou com suas entregas.

 

Porque o combustível é tão caro se boa parte da produção de petróleo sai aqui do Brasil?

O que acontece é que nós extraímos muito petróleo, mas ele não é refinado aqui. Segundo especialistas, a má gestão pública ao longo dos anos fez com que não conseguíssemos concluir a construção de refinarias aqui dentro do país.

Então, o Brasil precisa exportar a matéria bruta para ser refinada em outros países e, aí sim, poder ser utilizada nos combustíveis e em outros derivados do petróleo. Resumindo, nós extraímos a matéria prima aqui, vendemos para outros países, eles refinam, e nós compramos ele de volta, já refinado. Parece um pouco estranho e talvez não seja o ideal, mas essa é a realidade hoje.

 

Porque a gasolina aumentou tanto nos últimos meses?

O petróleo é uma commodity, o que significa que ele é um produto primário cujo preço é definido de acordo com oferta e demanda internacional. Por isso, diversos fatores podem interferir na volatilidade do seu preço e explicar porque a gasolina aumentou: mudanças climáticas, crises, uma pandemia, ou conflitos geopolíticos como o da Rússia com a Ucrânia. 

Em resumo, a cotação do petróleo é afetada por fatores ambientais, econômicos, políticos e sociais.

Assim como o petróleo, também a soja, o trigo, o milho entre outros também são cotados dessa forma. O preço é formado em bolsas internacionais que negociam os valores. Então, embora o Brasil seja um grande produtor de petróleo, o preço não é cotado aqui, mas sim no mercado internacional e em dólar.

O preço do petróleo é sempre expresso por barril (bbl), sendo que um barril é equivalente, a aproximadamente, 159 litros. Ele já alcançou 140 dólares o barril e, atualmente, está em torno de 100 dólares. 

Outro agravante para o aumento de preços aqui no Brasil é a carga tributária que incide sobre o preço final ao consumidor, que é muito alta e varia a cada estado. 

De forma bem resumida, praticamente metade do valor que pagamos na gasolina e no diesel é só de impostos.

 

Como economizar combustível nas suas entregas?

Bom, analisando tudo isso, se você trabalha com transporte de cargas, já entendeu que economizar combustível é urgente.

Aí vai uma dica de ouro! Para conseguir manter um preço competitivo para o seu serviço, mas sem ter prejuízo, é fundamental fazer as melhores rotas

Uma boa roteirização de entregas leva em consideração o tempo, a distância mais curta entre os pontos de entrega, os sentidos de mão e contramão ao longo do caminho e outros fatores para tornar a entrega mais barata e mais eficiente.

Se você quiser trabalhar de forma mais inteligente e usar tecnologia para fazer a roteirização de entregas, melhor ainda!

Com sistemas de gestão de entrega, como o Tudoentregue, você cria as melhores rotas para cada entrega rapidamente, com poucos cliques.

 

Quer automatizar a roteirização de entregas com o TudoEntregue? Solicite um teste grátis  

 

Se gostou dessas dicas, compartilhe com um amigo, vai ser muito útil pra ele também.

Muito obrigada e até a próxima!

Comentários

Dúvidas? Entre em contato!