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Entender como anda a performance da sua empresa é fundamental para caminhar de encontro a melhorias contínuas e alcançar a excelência em seus processos. Para compreender realmente o que está (ou o que não está) funcionando corretamente, é necessário medir, dimensionar e fazer uma análise das informações mais relevantes da sua operação. Essa análise serve para identificar se os resultados estão satisfatórios e serve também como base para tomar as ações corretas e necessárias para resolver problemas que estejam atrapalhando o bom andamento e o sucesso da logística.
Descubra como alguns indicadores podem ser um ponto chave para alcançar seus objetivos e otimizar os processos logísticos, resultando em redução de custos e melhoria de produtividade.
O que são indicadores (ou KPI)?
Os Indicadores de Desempenho ou KPI s (Key Performance Indicators) são métricas usadas para medir e acompanhar os resultados dos pontos mais importantes para o bom andamento da empresa. São formas de medir o desempenho através de dados relevantes, e apontam situações que devem ser observadas. Tendo como base a análise desses dados, as tomadas de decisão serão mais assertivas, aumentando a qualidade e eficiência da logística.
Quais os benefícios de utilizar indicadores na logística?
A logística bem estruturada e planejada oferece diversas vantagens para a empresa. Confira alguns dos benefícios que os indicadores de desempenho podem proporcionar:
Mais qualidade e clientes satisfeitos
Um gerenciamento bem organizado e planejado representa uma vantagem competitiva, um diferencial em relação a concorrência, além de trazer melhorias no desempenho da empresa. Com um serviço de qualidade, você fideliza seus clientes e também reduz gastos com infraestrutura de atendimento, já que o número de reclamações por problemas nas entregas, como atrasos, por exemplo, diminuirão consideravelmente. Ou seja, quanto melhor e mais organizado o serviço da logística menor o número de reclamações e maior a satisfação dos clientes, gerando fidelização.
Redução de custos
Analisando os indicadores, é possível identificar necessidades e oportunidades que possibilitam redução de custos sem prejudicar o desenvolvimento da empresa. Muitos ainda acreditam que só é possível reduzir custos cortando “gastos” e não fazendo novos investimentos. É comum ouvirmos gestores dizendo “não vou investir nisso, pois estamos reduzindo custos”. O que muitos não analisam é que certos “custos” na verdade são investimentos, que poderão trazer retornos muito maiores, inclusive nos lucros da empresa. Esse erro é muito comum quando não se faz uma análise do todo.
É importante analisar dados e indicadores sistematicamente para tomadas de decisão assertivas e para identificar oportunidades de melhoria. Por exemplo, a automação de processos na logística e transporte investindo em um TMS (Transportation Management System ou Sistema de Gerenciamento de Transporte) é uma melhoria muito bem vinda que ajuda no crescimento de um número cada vez maior de empresas. É um investimento que pode trazer retornos muito positivos em poucos meses.
Menos prejuízo e mais lucro
É uma conta simples: menos atrasos e menos erros equivalem a menos custos desnecessários, aumentando os lucros. Os custos logísticos representam de 4 a 30% das vendas de uma empresa, dependendo do produto e do segmento. Muitas vezes, os gastos com a logística são maiores do que a margem de lucro do produto. Por isso, qualquer redução desses custos representa um aumento nos lucros.
Maior produtividade
A frase mais utilizada na administração ultimamente é “temos que fazer mais com menos”. E como fazer mais se muitas vezes as empresas não tem informações precisas sobre a logística? Se você tiver bons indicadores fica mais simples a tarefa de identificar os pontos de melhoria.
E aí, quer começar agora a medir indicadores de desempenho na sua empresa? Nesse e-book gratuito damos exemplos práticos de indicadores que podem ser utilizados por embarcadores e transportadores.