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O reflexo da boa comunicação nos resultados é evidente em qualquer setor, e não é diferente na logística. A preocupação em integrar as equipes e melhorar o fluxo de informação é um grande diferencial e alguns gestores já perceberam como a logística integrada pode trazer ganhos consideráveis.

Vamos ver nessa matéria o que é a logística integrada, como aplicá-la e os benefícios que podem ser percebidos.

Afinal, o que é logística integrada?

Como o próprio nome diz, é a integração de todo o processo logístico. Na logística integrada o foco não está apenas no operacional. Esse conceito visa acompanhar toda a cadeia de suprimentos, desde de a matéria-prima até a chegada ao cliente.

Na prática, significa integrar as equipes e melhorar o fluxo de informação. Cabe também ao gestor gerenciar e integrar os processos internos da logística com os outros interessados. Ou seja, os fornecedores e clientes também estão nesse processo e precisam fazer parte dessa interação.

Como aplicar

A base de tudo é a comunicação. O ponto chave da logística integrada é que a informação esteja disponível a todos os interessados e, de preferência, em tempo real.

Esse ponto é importante porque permite que todos caminhem na mesma direção e não “cada um no seu quadrado”. Uma equipe depende do trabalho da outra para que tenha êxito no seu próprio trabalho. Por isso, é coerente que todos tenham perfeita noção do que está acontecendo em cada etapa do processo logístico. Isso também permite que as ações e resoluções de problemas acontecem com muito mais rapidez e eficiência.

Para facilitar essa interatividade, é inteligente a implantação de um sistema de gestão logística que centralize todas as informações em uma única base. Dessa forma, a informação fica acessível a todos os envolvidos.

É interessante que esse sistema integre não apenas as áreas internas da empresa, mas também os outros envolvidos, como os fornecedores e clientes. A troca de informação entre as empresas é fundamental para o bom andamento da logística.

Além da logística integrada: EMPRESA integrada

Uma questão importante de ressaltarmos é que nem a logística, nem qualquer outro setor de uma empresa trabalha sozinho. As áreas dependem umas das outras.

Por exemplo, é importante para o setor de compras saber e disponibilizar informações sobre a entrada de matéria prima. O financeiro precisa ter acesso aos valores de frete para aprovar os pagamentos. É fundamental para o comercial saber se o seu cliente recebeu a mercadoria que comprou. Se houver algum problema com a entrega, o SAC precisa estar ciente antes que o cliente ligue para reclamar.

Como já falamos aqui no blog, para dar certo, a comunicação precisa ir além da logística.

Os benefícios da logística integrada

Aplicar a logística integrada pode refletir em vários pontos:

– Acesso a todas as informações e conhecimento de todo o processo

Com essa interatividade proposta pela logística integrada, as informações passam a ser conhecidas por todos os interessados. Qualquer falha ou atraso que possa ocorrer durante o processo, podem ser facilmente identificados.

 

– Redução de custos operacionais

Com a integração e a sinergia bem estabelecidas entre as equipes, parceiros e clientes, alguns custos são reduzidos ou eliminados. Já que a informação está acessível a todos, os custos que existiam na antiga comunicação (como os gastos com telefonia, por exemplo) não são mais necessários.

Também há uma otimização da mão de obra. Já que o retrabalho e o desgaste para chegar à informação são eliminados, as horas de trabalho são direcionadas para tarefas realmente importantes. Isso reflete diretamente nos resultados da empresa como um todo.

– Agilidade e precisão nas decisões

Quando se tem conhecimento do que está acontecendo na cadeia como um todo, a tomada de decisão fica muito mais fácil e assertiva.

 

– Vantagem competitiva

Essa preocupação de estruturar e tornar a logística mais eficiente, cria um diferencial da empresa em relação a concorrência. Muitas empresas não enxergam a real importância da logística, e isso é um erro. Não se trata apenas de entregar o produto de qualquer maneira. É necessário um bom planejamento para que tudo seja feito com excelência, e se sua empresa pensar dessa forma estará um passo à frente das demais.

– Clientes mais satisfeitos

Com essa gestão do todo, os problemas são resolvidos com mais agilidade e as falhas são reduzidas. Consequentemente, o cliente receberá um serviço com mais qualidade, dentro do prazo e poderá perceber a melhora no atendimento.

E então, o que achou dessa matéria? Foi esclarecedora? Deixe seu comentário!

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