fbpx

Em vez de ler, que tal assistir ao vídeo?

 

 

É comum encontrar alguém que pensa que a logística (ainda mais quando se fala da logística de transportes). são apenas aqueles caminhões levando uma carga para algum lugar.  

Antes de o veículo sair para rua com a mercadoria, há inúmeras etapas e processos que precisam acontecer para que o transporte tenha sucesso.  

Existem muitas pessoas que ainda têm dúvidas sobre o que é logística de transporte, não sabem a sua importância como setor estratégico e, quando trabalham na área, têm dificuldade em fazer uma boa logística de transporte.

Continue lendo até o final e descubra tudo que precisa saber sobre a logística de transporte.  

O que é logística de transporte?

Para começar, vamos entender melhor o que os termos significam separadamente. 

A logística é o processo que envolve planejamento, execução, controle do transporte e armazenagem de bens e mercadorias. 

O transporte é uma etapa operacional da logística, sendo responsável por movimentar as mercadorias. 

Mas para não correr o risco de pensar que é “só isso”, te adianto que a logística de transporte envolve muito mais do que apenas o trajeto feito pelo motorista até o local de carga ou descarga da mercadoria. 

O setor de logística é quem decide o modal de transporte mais adequado e é onde são levantadas as principais necessidades e cuidados da carga durante seu deslocamento. 

Dos tipos de modal de transporte, o rodoviário é o mais utilizado no Brasil. Por isso, o uso da tecnologia, por exemplo, da torre de controle logística tem sido fundamental para garantir que as entregas aconteçam no prazo e com qualidade. 

 

Quais são os tipos de logística de transporte?

  A logística de transporte está inserida na cadeia de suprimentos (em inglês, supply chain). Ela é dividida em: suprimentos, produção e distribuição dos produtos.  

A última, mas não menos importante, é a logística reversa. Continue lendo para entender sobre cada uma delas. 

 

Logística de transporte: O que é e como fazer da melhor forma 1

 

 Transporte de suprimentos 

O Transporte de suprimentos é responsável por coletar a matéria-prima com o fornecedor e transportar até a fábrica para que o produto seja produzido. 

Esse setor é responsável pelo controle de estoque e pelo correto armazenamento dos materiais que deverão ser entregues.   

Por exemplo, a cevada sendo levada para produzir aquela cerveja que o brasileiro gosta. 

 

Logística de transporte: O que é e como fazer da melhor forma 2 

 

Transporte de produção 

É quem recebe a matéria-prima e é responsável pelo processo de fabricação. 

Além disso, opera a movimentação de materiais dentro da fábrica, já que tem ligação direta com controle do estoque. 

Logística de transporte: O que é e como fazer da melhor forma 3

 

Transporte de distribuição 

 Nesse setor é estocado o produto fabricado e feito o gerenciamento de pedidos dos clientes para a distribuição e entrega para o consumidor. 

Logística de transporte: O que é e como fazer da melhor forma 4

 

Logística reversa  

Esse é um setor responsável pelo papel sustentável e pode acontecer após três etapas: venda, consumo e coleta.  

É uma etapa que possibilita o reuso de materiais que estão em boas condições ou o descarte correto para não trazer impactos ambientais.  

Para tornar possível a reutilização do material são realizadas algumas mudanças, como: realizar as coletas seletivas e a utilização de um material reciclável.  

Logística de transporte: O que é e como fazer da melhor forma 5

 

 

Qual a principal função da logística de transporte?  

A sua principal função é movimentar a cadeia de suprimentos concretizando a venda. Afinal, a venda só acaba quando o cliente recebe o produto que ele comprou. 

É a operação que avalia qual é a forma mais econômica, ágil e segura de entregar uma mercadoria atendendo às demandas do consumidor. 

Aqui entre nós, a logística de transporte é o “fermento do bolo”, ou seja, sem ela a empresa não cresce como deveria. 

Imagine que uma empresa vende um produto de primeira linha, faz uma ótima venda, mas aquele cliente não recebe o produto dentro do prazo ou com avarias. Trágico, né? 

Justamente para evitar experiências assim que as empresas estão atentas ao indicador OTIF (On-time In-Full ) que significa no prazo e completo. 

Este indicador de desempenho avalia a qualidade do serviço de entrega das mercadorias e já falamos sobre isso em um vídeo, veja: 


  

Como fazer uma boa logística de transporte? 

Imagino que você já entendeu que esse setor é um dos principais de uma empresa e como ele funciona. Agora, você vai descobrir como fazer uma boa logística de transporte. 

Para ter uma logística de transporte eficiente é necessário planejamento e podemos citar algumas das principais etapas necessárias, como:  roteirização, documentação, seguro de cargas e tecnologia. 

 

Roteirização 

A roteirização de entregas é o processo de definir os melhores roteiros (ou melhores rotas) para a entrega de mercadorias. 

Como o consumidor considera o prazo de entrega um fator decisivo de compra, planejar boas rotas é primordial para conseguir diminuir os prazos de entrega, tornar seu produto mais competitivo do que a concorrência e, consequentemente, vender mais. 

 

Documentação 

Para quem trabalha no setor de logística e transporte é muito importante conhecer bem os documentos necessários para fazer suas entregas e não sofrer penalidades. 

Já falamos sobre isso e caso você queira conferir toda a documentação necessária no transporte de cargas é só clicar abaixo. 

  ➡️ Principais documentos do transporte de cargas 

 

Seguro de cargas 

O seguro de carga é um serviço contratado para garantir que, se houver algum incidente com a carga transportada que cause prejuízo financeiro, a seguradora se responsabilizará.   

Essa é uma etapa importantíssima que merece toda a sua atenção. Imagina se você esquecer de averbar a carga (ou seja, informar à seguradora o que você está transportando)  e acontecer um sinistro?! Dá dor de cabeça só de imaginar…   

Há duas formas de fazer a averbação: manualmente ou automaticamente, por meio de um sistema TMS. Veja mais sobre a averbação automática. 

 

Tecnologia  

A tecnologia é essencial para que você otimize os processos. Com isso, além de ganhar tempo para focar em tarefas mais importantes, você tem mais segurança, porque não terá chance de haver erros.  

Além disso, usando um sistema que usa alta tecnologia, como o Active Trans, você tem a garantia de que ele sempre estará disponível e você terá a segurança sobre como estão sendo armazenadas suas informações. 

A tecnologia oferece uma visão geral dos indicadores da performance da organização, tornando possível planejar e implementar melhorias nos processos, corrigir falhas e pensar em novas estratégias. 

Você tem o sonho de abrir uma transportadora ou se você já realizou esse sonho e quer conquistar mais clientes e melhorar os processos da sua transportadora fazendo uma boa logística de transporte? Então, o curso “Começando certo” para transportadores de carga é ideal para você! 

    Logística de transporte: O que é e como fazer da melhor forma 6

 

Existem oportunidades incríveis esperando por quem quer empreender nesse mercado. E o primeiro passo é planejar para começar certo.   

 

E ai, tudo certo sobre logística de transporte?  

 

Conheça nossa empresa e nossas soluções para simplificar a logística e transporte.  

Aproveite para seguir as nossas páginas nas redes sociais. Estamos no Facebook,  Instagram, Youtube e Linkedin!   

 

Comentários

Dúvidas? Entre em contato!