Nesse cenário atual de inovações tecnológicas surgindo a todo o momento e análises de resultados em tempo real, é necessário saber como e o que pode alavancar seus processos e serviços para atingir a melhoria contínua e a excelência. Como já explicamos em outra matéria o que são indicadores KPIs, nesta explicaremos como eles podem ser muito úteis e ajudar sua empresa a alcançar os melhores resultados.

KPIs e o futebol

Para entender de uma maneira mais simples como funcionam os KPIs vou fazer uma comparação com o futebol, um esporte bem conhecido por nós.

Imagine que você é o técnico de um time. Para ser um bom técnico é preciso conhecer todos os jogadores, saber quais qualidades cada um possui, a melhor posição em que jogam e o que pode afetar a qualidade de jogo de cada um deles. Assim, é possível montar sua estratégia, fazer o melhor e sair com a vitória. Jogo após jogo seus atletas ficam mais experientes e conseguem atingir um nível de melhoria contínua e sempre com bons resultados. E caso haja um jogo ruim, você conseguirá ver, o mais rápido possível, onde é preciso melhorar para voltar a ter os melhores resultados.

Agora, passando esse exemplo para o contexto de uma empresa, mais especificamente para a área logística, é preciso conhecer bem os seus processos, saber o que gera mais resultados, avaliar sua performance de entrega, os custos de frete, notas fiscais que foram ou não entregues, entre outros. Assim, você consegue montar uma estratégia para realmente alcançar a excelência na logística.

A importância de KPIs

Como já dissemos aqui, para conseguir os melhores resultados você precisa montar uma estratégia para a sua logística. É nesse ponto em que entram os KPIs. É necessário ter indicadores certos e precisos para manter sua performance em bom andamento, ter melhorias contínuas, fazer sua empresa se destacar e garantir qualidade e satisfação dos clientes.

É importante que todos os dados estejam em um só lugar, para que seja possível visualizá-los e interpretá-los de forma rápida e assertiva.

Agora, você pode estar se perguntando: “Mas como consigo fazer isso?”

A resposta para essa pergunta é mais simples do que você imagina! Com uma ferramenta TMS que organiza todo seu processo logístico, você pode ter todas as informações em um único lugar, facilitando a visualização e o entendimento, apresentando seus resultados em gráficos e relatórios gerenciais por meio de um dashboard personalizável.

E você, já utiliza os indicadores para analisar os resultados e melhorar as estratégias da sua logística?

 

Utilizando-Indicadores-no-Transporte-e-Logistica

 

 

Comentários