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Esta é a terceira matéria da série “Indicadores de Transporte” e hoje vamos continuar falando sobre as suas cotações.
Na matéria anterior, explicamos como analisar o indicador Motivo das Reprovações de Cotações.
Da mesma forma que é importante analisar as vendas perdidas para identificar melhorias, é também fundamental acompanhar as vendas fechadas e se elas estão realmente gerando lucro.
Valor Médio de Cotações Aprovadas
O indicador de Valor Médio de Cotações Aprovadas mostra quanto você está realmente cobrando dos clientes e se o valor está compatível com a sua tabela de fretes.
Por exemplo, se você tem que conceder muitos descontos para conseguir fechar as vendas, esse valor médio vai caindo todos os meses.
Se o cliente está se apegando apenas ao preço para fechar com você, isso significa que ele não está enxergando os diferenciais da sua transportadora. Ou melhor, pode ser que você não está mostrando corretamente os seus diferenciais.
E essa guerra de preços pode fazer com que você feche vendas com preço menor que o custo do serviço e você acaba pagando pra trabalhar. Com certeza, isso vai afetar o seu lucro.
Por isso, é interessante melhorar os pontos que trazem valor agregado ao seu serviço e diferenciam a sua transportadora da concorrência, como melhores prazos, bom atendimento, serviços adicionais, acompanhamento de entregas, etc.
Por exemplo, imagine que você identificou que era possível otimizar a roteirização e criar rotas melhores e mais rapidamente.
Com isso, você conseguiu diminuir os prazos de entrega, que agora são menores do que os da concorrência, e mantendo o mesmo valor de frete.
Esse é um diferencial competitivo que faz com o cliente enxergue valor no seu serviço e não sinta necessidade de pedir desconto.
Você consegue facilmente colocar esse exemplo em prática automatizando a roteirização com um sistema de gestão de entregas, como o TudoEntregue.
O primeiro passo para analisar Indicadores de Transporte
É importante lembrar que os indicadores precisam ser sempre de fácil entendimento e relevantes para o seu negócio.
Também é essencial que eles sejam baseados em dados verdadeiros e precisos.
Então, o primeiro passo é ter o registro de todos esses dados em algum lugar, como em um sistema TMS, por exemplo.
Com esses dados em mãos, é necessário transformar essas informações em relatórios e gráficos, para que aí sim você consiga fazer a análise.
Existem sistemas TMS, como o Active Trans, que colhem e organizam todas as informações das suas entregas e geram os relatórios e gráficos precisos automaticamente.
Assim, você simplifica a sua análise e tem mais tempo para tomar as ações que farão a diferença na sua transportadora.
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Próximos Indicadores de Transporte: Coletas
Após a venda, é na coleta que acontecerá o primeiro contato presencial que o seu cliente terá com a sua transportadora. Por isso, na próxima matéria vamos começar a falar sobre os indicadores das suas coletas.
Deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos transportadores, vai ser útil pra eles também.
Muito obrigada e até a próxima!
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