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Como já explicamos aqui no blog, os KPIs (Indicadores-Chaves de Desempenho), são métricas utilizadas para medir e avaliar o desempenho de uma empresa no alcance de seus objetivos.

Pensando na transportadora, os indicadores de transporte servem para medir e analisar como está a saúde, os resultados e os níveis de serviço da sua empresa.

Estamos fazendo uma série sobre indicadores de transporte e, hoje, vamos começar a dar exemplos de indicadores sobre as suas entregas.

Os indicadores de entrega vão te ajudar a saber como está a qualidade do serviço que você presta ao seu cliente. Hoje, vamos falar sobre o indicador “Percentual de Entregas no Prazo”.

Se você quer saber mais sobre indicadores no transporte, veja também o e-book gratuito que preparamos pensando em você, que é dono ou gestor de transportadora:

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Como analisar o Indicador de Desempenho Percentual de Entregas no Prazo

O indicador  “Percentual de Entregas no Prazo” é vital para a transportadora, pois o que o cliente mais precisa é a mercadoria chegar no prazo. 

Analisando este indicador fica mais fácil estabelecer o prazo para cada região e cumprir o que foi prometido para o cliente.

É muito comum que aconteçam imprevistos com as entregas, como alagamentos, via interditada, avarias, entre outros. 

Mas já que sabemos que esses problemas acontecem, é importante ficar atento a eles e resolvê-los o mais rápido possível.

Pra saber o percentual de entregas no prazo, basta dividir o número de entregas no prazo pelo número total de entregas e multiplicar por 100. 

Por exemplo, se você realizou um total de 200 entregas e delas 150 foram dentro do prazo, é só dividir 150 por 200 e multiplicar por 100, que, nesse caso, vai dar 75%.

 (150 / 200) X 100 = 75%

Esse já é um número baixo. O ideal é que o seu percentual de entregas no prazo esteja próximo de, pelo menos, 95%. 

 

O que fazer se o Percentual de Entregas no Prazo estiver baixo?

Se esse indicador estiver baixo significa que sua empresa não está cumprindo com o que foi prometido ao cliente, o que causa frustração, insatisfação e perda de clientes e receita.

Por isso, é preciso agir rápido e tomar ações para conseguir cumprir esses prazos. Você pode automatizar algumas tarefas manuais usando um sistema para gestão de entregas, como o TudoEntregue, para não perder tanto tempo e diminuir seus prazos de entrega. 

Assim, você consegue: 

  • Fazer as rotas automaticamente;
  • Acompanhar os status das entregas em tempo real, para tomar ações mais rápidas;
  • Quando houver problemas durante o trajeto, saber na mesma hora que aconteceu, para resolver antes do cliente reclamar;
  • Analisar outros indicadores para verificar quais problemas acontecem com mais frequência e tomar providências para evitá-los.

Tomando essas ações com a ajuda de tecnologia, você vai melhorar a qualidade dos seus serviços e conseguir reduzir seus prazos de entregas, cumprindo o que foi combinado com seus clientes. 

O resultado vai ser refletido em toda a empresa, inclusive no faturamento, pois cliente satisfeito compra de novo.

Na próxima matéria, vamos falar sobre o indicador “Percentual de Entregas por Região e Destino”. 

Deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos transportadores, vai ser útil pra eles também.

Muito obrigada e até a próxima!
 

 

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