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Em vez de ler, que tal assistir ao vídeo?

Algumas transportadoras têm contrato de frete com poucos ou apenas uma empresa grande, que gera toda a receita da transportadora.

Outras, preferem trabalhar apenas com clientes pequenos, e não fecham contratos para longos períodos.

Mas, o que vale mais a pena pra você?

Hoje, vamos dar o exemplo de um indicador de desempenho que você precisa ficar de olho para não ter surpresas desagradáveis no seu faturamento.

 

Como analisar o Indicador de Desempenho Faturamento por Cliente na sua Transportadora

O indicador “Faturamento por Cliente” é uma forma de você dividir seu faturamento e poder analisar de onde vem a receita para sua empresa. 

O cálculo é feito somando todos os conhecimentos de cada cliente em um determinado período, normalmente 1 mês, e depois você deve dividir o total de faturamento de cada cliente pelo total de faturamento do período e multiplicar por 100.

Por exemplo, se o seu faturamento do mês é 100 mil reais e o faturamento do “Cliente A” foi de 50 mil reais, é só fazer 50 mil dividido por 100 mil vezes 100, que vai dar 50%.

(50.000 / 100.000) X 100 = 50%

Ou seja, nesse exemplo, 50% do seu faturamento está vindo de apenas 1 cliente. 

Este número indica qual o grau de “pulverização” do seu faturamento. Significa que se você perder este cliente seu faturamento cairá pela metade, é um risco muito grande. 

Quanto mais pulverizado (distribuído) for seu faturamento, menor será o impacto caso você perca algum cliente.  

 

O que vale mais a pena: poucos clientes grandes ou vários clientes pequenos?

Algumas transportadoras têm contrato de frete com poucos ou apenas uma empresa gigantesca, que gera toda a receita da transportadora. Isso pode ser um pouco perigoso.

Já imaginou se acontecer algum imprevisto e o seu único cliente cancelar o contrato com você?! Então, fique de olho neste indicador.

Mas qual deve ser o seu foco: ter poucos clientes, mas com contrato fixo e valores altos de frete, ou ter vários clientes pequenos para compor seu faturamento do mês?

Geralmente, empresas maiores têm mais processos internos e demoram mais tempo para fechar uma parceria ou contrato de serviço, é uma estratégia de médio a longo prazo. Em compensação, é uma parceria que vai trazer mais segurança para sua transportadora. 

Já as empresas menores, muitas vezes, contratam serviços pontuais, que é o que chamamos de frete spot, ou frete esporádico.

Outras, preferem trabalhar apenas com frete spot, e não fecham contratos para longos períodos. Também é um pouco arriscado, porque sem nenhum contrato fixo corre-se o risco de ficar sem trabalho…

Acredito que o ideal é ter um equilíbrio: é muito bom sim ter um contrato de frete com uma empresa maior, que tenha um grande volume de entregas e, em paralelo, fazer alguns serviços esporádicos também. Dessa forma, você consegue garantir o seu lucro de forma mais segura.

Para atender as duas demandas (de clientes grandes e de fretes esporádicos) você pode usar tanto veículos próprios quanto contratar agregados. Assim, ninguém fica na mão.

Para ter um controle eficiente dos seus agregados, como cadastros e despesas dos motoristas, informações sobre veículo e habilitação, recibo de frete e muito mais, o ideal é utilizar um sistema TMS, como o Active Trans

Se você quer saber mais sobre indicadores no transporte, veja também o e-book gratuito que preparamos pensando em você, que é dono ou gestor de transportadora:

Utilizando Indicadores na sua TRANSPORTADORA

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Na próxima matéria, vamos falar sobre o indicador “Percentual de Entregas no Prazo”.

Deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos transportadores, vai ser útil pra eles também.

Muito obrigada e até a próxima!

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