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Todo mundo gosta de ganhar dinheiro, né? Mas o que você, como gestor, não pode esquecer é que tão importante quanto ganhar dinheiro é saber gerenciá-lo da melhor forma, para garantir a saúde financeira da sua transportadora.

Muitas empresas acabam fechando justamente por não ter um controle eficiente do financeiro e acabam gastando mais do que ganham. 

Por isso, hoje vamos continuar nossa série “indicadores de transporte” falando sobre a gestão do seu faturamento. 

 

Analisando a Evolução do Faturamento

O primeiro indicador de faturamento que é importante de ser analisado aí na sua transportadora é o “Evolução do Faturamento”. 

Saber o quanto você está ganhando é fundamental para se planejar com mais assertividade e colocar em prática os seus projetos dos próximos meses ou anos. 

Uma queda no faturamento pode dizer muitas coisas:

  • pode ser que seus clientes estão transportando menos porque talvez estejam vendendo menos;
  • ou pode ser que seus clientes estão indo para a concorrência;
  • também pode indicar que você está fazendo menos vendas;
  • ou fazendo vendas com valores menores. 

Acompanhe este indicador juntamente com a quantidade de emissões de CT-e para entender melhor os motivos. 

Se o faturamento continuar caindo, quer dizer que você receberá menos nos próximos meses e poderá não ter dinheiro para pagar suas contas caso não tome providências, como reduzir custos ou conquistar mais clientes.

Por outro lado, um aumento no faturamento indica que você está vendendo mais ou fazendo vendas com valor maior. 

Isso é ótimo e indica que é necessário também tomar algumas ações para aumentar a capacidade de atendimento aos seus clientes e conseguir manter a qualidade dos seus serviços.

Para medir a evolução do seu faturamento é só somar o valor do frete de todos os documentos emitidos durante um período e comparar com os períodos anteriores. Faça essa análise semanalmente ou mensalmente.

Se seu faturamento estiver caindo, identifique os motivos e planeje as ações necessárias para reverter a situação e aumentar o seu faturamento no próximo período.

Se seu faturamento estiver aumentando, ótimo! Mas não fique parado! Identifique o que está dando certo e tome ações para aumentar ainda mais seus lucros.

 

Os primeiros passos para analisar Indicadores de Transporte

É importante lembrar que os indicadores precisam ser sempre de fácil entendimento e relevantes para o seu negócio. 

Também é essencial que eles sejam baseados em dados verdadeiros e precisos.

Então, o primeiro passo é ter o registro de todos esses dados em algum lugar, como em um sistema TMS (Sistema de Gerenciamento de Transporte), por exemplo. 

Com esses dados em mãos, é necessário transformar essas informações em relatórios e gráficos, para que aí sim você consiga fazer a análise.

Existem sistemas TMS, como o Active Trans, que colhem e organizam todas as informações das suas entregas e geram os relatórios e gráficos precisos automaticamente. 

Assim, você simplifica a sua análise e tem mais tempo para tomar as ações que farão a diferença na sua transportadora.

Na próxima matéria, vamos falar sobre o indicador “Valor de Frete por Kg”. 

Se você quer saber mais sobre indicadores no transporte, veja também o e-book gratuito que preparamos pensando em você, que é dono ou gestor de transportadora:

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Muito obrigada e até a próxima!

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