Entender como está a performance de entrega de seus transportadores é essencial para melhorar os resultados da logística e passar confiança para os seus clientes.  Para conseguir avaliar se as transportadoras contratadas estão prestando um bom serviço, é necessário medir e analisar os indicadores de performance de entrega.

Pontos chaves de uma entrega excelente

Para saber se o nível de serviço está bom ou ruim, primeiro é necessário medir. Você saberia dizer como está a performance das transportadoras contratadas? Os seus clientes estão recebendo mercadorias com atrasos? É importante levantar os números e percentuais para fazer uma análise. Alguns indicadores de performance relevantes são:

         – Percentual de entregas no prazo

Este é um indicador vital, pois o que o cliente mais necessita é que a mercadoria chegue no prazo.

 

        – Principais ocorrências de entrega

Analisar quais ocorrências ocorrem com mais frequência possibilita identificar pontos de melhorias e tomar ações para diminuir a reincidência. Essa atitude pode eliminar gastos desnecessários com reentregas e devoluções.

 

         – Notas fiscais não entregues

O acompanhamento das Notas Fiscais não entregues faz com que a empresa tome ações proativamente. Quando se monitora as entregas, a empresa pode se antecipar e tomar decisões para evitar os problemas, gerando maior confiança ao cliente e, consequentemente, fidelização.

 

        – Índice de extravios

A perda de mercadorias é um problema que causa dores de cabeça e prejudica a imagem da empresa. Para minimizar esses ocorridos, é importante ter a rastreabilidade dos volumes e fazer a conferência, de preferência através de aplicativos que permitem a leitura do código de barras das etiquetas.

 

         – Ocorrências sem solução

É importante que as ocorrências sejam registradas, resolvidas e analisadas. Ou seja, ter as ocorrências registradas, de preferência em um sistema de gestão logística, agiliza a resolução do problema e possibilita gerar relatórios e indicadores de performance. Através deles, você consegue medir a performance da transportadora e/ou dos motoristas com base nas entregas realizadas com sucesso e dentro do prazo e identificar pontos de melhoria.

 

Com a avaliação desses indicadores é possível manter uma boa performance de entrega. Assim, o seu cliente fica satisfeito e cria confiança na sua empresa.

 

Como obter esses indicadores?

Uma pergunta que pode estar na sua cabeça é “como eu posso obter e gerenciar esses indicadores? ”.

Uma maneira fácil de fazer isso é por meio da automatização de processos através de aplicativos logísticos e sistemas TMS que podem auxiliar na gestão da sua logística como um todo. Assim, você otimiza tempo, elimina trabalhos manuais e consegue melhorar diversos processos nas entregas.

É importante fazer essas análises para ter transparência na parceria com seus transportadores e garantir que eles cumpram aquilo que foi combinado. Um ponto importante para ter uma boa performance de entrega é estar alinhado com quem entregará os produtos para os seus clientes.

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