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É muito comum as empresas escolherem transportadoras pelo estado de destino da mercadoria, independentemente de qualquer outra variável. Esta decisão, apesar de mais simples, pode não ser a mais econômica.
O ideal seria identificar as melhores transportadoras com base no nível de serviço, praça de atendimento e preço do frete. Se você fizer um levantamento de tudo que foi transportado por cidade e recalcular individualmente com base no preço de transportadoras especialistas, você pode se surpreender com a redução de custos que pode obter, inclusive, com qualidade de serviço equivalente ou superior.
Contratação de transportadoras por praça de atendimento: a grande sacada para economizar
A lógica é simples, existem transportadoras menores que são excelentes em regiões fora dos grandes centros e que, inclusive, são subcontratadas por grandes transportadores para fazer praças que eles não têm fluxo de carga mínimo para enviar um caminhão. A subcontratação pode aumentar o preço e o prazo de entrega.
Exemplificando: É possível encontrar uma transportadora especialista na região de Araraquara e que seja mais eficiente e mais barata que uma transportadora que atenda todo o interior de São Paulo. Obviamente, a redução é mais perceptível se o volume de cargas for expressivo para a região.
Refazer os cálculos de frete com várias transportadoras é um trabalho muito grande, por isso existem sistemas TMS (Transportation Management System ou Sistema de Gerenciamento de Transporte) que oferecem o recurso de identificar oportunidades de melhoria por praças. Funciona como se fizéssemos uma análise para redução de fretes realizados por rota.
Analise o custo-benefício, não simplesmente o preço
Perceba que aqui estamos falando de como fazer as melhores negociações. Isso está ligado ao custo-benefício e não simplesmente ao preço. Às vezes é melhor manter uma transportadora que presta um excelente serviço e pagar um pouco mais caro por isso. Como também, muitas vezes, uma transportadora que tem qualidade similar pode cobrar mais barato do que você paga atualmente.
A regra é economizar sempre que possível e sem perder a qualidade. Para isso, é preciso medir constantemente o nível de serviço dos transportadores, já que eles também são responsáveis pela satisfação (ou insatisfação) dos seus clientes.