Em vez de ler, que tal assistir ao vídeo?
Se você quer automatizar o operacional e ter mais tempo para focar no crescimento do sua transportadora, conheça o Active Trans →
Todos os donos de transportadora deveriam saber as dicas que vamos revelar nesta matéria! Porque ser empreendedor não é fácil, né? O dia a dia do dono de transportadora é corrido e cheio de preocupações. Além de administrar a empresa, muitas vezes você precisa estar na linha de frente na operação do transporte. Por isso, o tempo parece nunca ser suficiente.
E são muitas as responsabilidades:
- Manter o caminhão funcionando, com a manutenção em dia;
- pagar todos os tributos e impostos;
- gerenciar os funcionários;
- conseguir mais clientes e manter os atuais satisfeitos.
E as preocupações são diárias:
- O combustível só aumenta;
- Os tributos e impostos são muito altos;
- A concorrência é cada vez maior;
- E a economia não estabiliza…
A impressão que dá é que não vai sobrar nada no final do mês.
Se o dia a dia é tão corrido e não sobra tempo para nada, como você vai conseguir pensar em conquistar mais clientes ou em conferir o fluxo de caixa para saber se fechou o mês no vermelho ou no azul, ou pra pensar em estratégias que realmente irão alavancar a sua empresa e trazer lucro no final do mês?
Simples! Para gerenciar de verdade a sua transportadora você precisa sair do operacional!
“Mas, como assim, vou largar a operação?”
Calma, hoje vamos te explicar como parar de se preocupar com tarefinhas manuais e focar realmente no crescimento do seu negócio.
Quais são os perigos de ser operacional e gestor ao mesmo tempo?
Se você mesmo continuar focando só no operacional, fazendo essas tarefinhas repetitivas como emitir documento, fazer averbação e preencher planilhas, você vai continuar gastando toda a sua energia e não vai sobrar tempo pra focar na gestão.
Automatizando todos esses processos manuais, você terá tempo de administrar melhor o seu negócio, conseguir mais clientes e, finalmente, ver a sua transportadora crescer e se destacar no mercado.
“Ah, mas se eu não ficar de olho nada funciona!” Realmente, você tem que continuar sim acompanhando o que acontece na operação para garantir que tudo está correndo bem. Mas ficar de olho não significa colocar a mão na massa pra tudo.
Um técnico de futebol não entra em campo, ele observa o todo e monta a melhor estratégia para o time ganhar o jogo.
Fica comigo até o final porque eu vou te explicar como você pode garantir que a operação funcione corretamente sem perder tempo executando tarefinhas.
3 passos para alavancar sua transportadora
O segredo está em três passos: delegar, automatizar e analisar. Em outra matéria, vamos explicar com mais detalhes esses três passos. Hoje, vou resumir para você entender o conceito.
O primeiro passo é delegar. Você precisa aprender a contar com outras pessoas para te ajudar. Ninguém faz tudo sozinho, e quem tenta fazer tudo acaba não fazendo nada direito.
O segundo passo é automatizar. Para garantir que tudo vai continuar funcionando direito, o ideal é automatizar ao máximo as tarefas manuais. Tudo que tem o “dedinho humano” está sujeito a erros. Então, quanto mais automatizado, mais livre de erros.
O último passo é analisar, pois quem não mede não gerencia. Para conseguir enxergar o todo você precisa analisar os números da sua empresa. Só assim você vai conseguir identificar pontos de melhorias, ver o que está ou não funcionando corretamente e tomar ações estratégicas para alavancar a sua empresa.
O Ramon, diretor da transportadora Transpaiva, contou pra gente em um bate-papo ao vivo como ele conseguiu fazer a transportadora deslanchar automatizando as tarefas operacionais e focando na gestão e análise estratégica. Olha só esse trechinho do vídeo:
Como automatizar o operacional da sua transportadora?
Mas como automatizar essas tarefas? Hoje em dia, existem sistemas de gestão para transportadoras que simplificam toda a operação e são muito fáceis de usar. Principalmente se você contratar um sistema de uma empresa especialista em transporte e que tenha uma equipe para te ajudar no início e esclarecer qualquer dúvida.
Se for um sistema moderno e atualizado com a legislação, como o Active Trans, com certeza seus colaboradores vão conseguir usar tranquilamente para emitir CT-e, MDF-e, CIOT, averbar carga, fazer roteirização e todas as tarefas que envolvem o operacional.
E você vai ficar tranquilo e vai poder descansar um pouco, sabendo que sua transportadora está funcionando corretamente. Assim, sobra tempo pra você conquistar mais clientes, gerar mais lucro e finalmente alavancar sua transportadora.
Se você quer automatizar o operacional e ter mais tempo para focar no crescimento do sua transportadora, conheça o Active Trans →
E então, como você vai colocar essas dicas em prática aí no seu negócio? Conta aqui nos comentários!
Muito obrigada e até a próxima!
E aí, o que você achou dessa matéria? Foi esclarecedora? Deixe seu comentário!
Quer simplificar sua transportadora com o Active Trans?
Preencha o formulário e entraremos em contato com você: