fbpx

Em vez de ler, que tal assistir ao vídeo?

 

 

Para exemplificar o que é dashboard de transporte. Imagine que você vai sair com a sua família para fazer um passeio de carro. A primeira coisa que você vai identificar olhando o painel é se tem combustível ou se não está acendendo a luz de óleo, por exemplo.  

Esses são indicadores operacionais, que estão te mostrando que é preciso uma ação imediata, “faça agora!”, senão, não vai dar certo e você não vai alcançar o seu objetivo. 

Quando se está gerenciando uma transportadora é necessário ter essa “luz no painel” te ajudando a identificar o que está acontecendo na operação.  

Lendo até o final, você vai descobrir o que é dashboard de transporte, como o dashboard pode melhorar a lucratividade da sua transportadora e como utilizar da melhor forma.

 

O que é dashboard de transporte? 

Dashboard é um painel visual que apresenta, por meio de gráficos e relatórios, um conjunto de informações relevantes para empresas, visando passar mais controle para os responsáveis pelas operações.   

Analisar os indicadores é indispensável para quem quer ter uma gestão eficiente e tomar decisões acertadas e com embasamento.  

Por exemplo, os dashboards para a gestão de transportadora oferecem uma visão geral da empresa e você consegue visualizar os resultados de todas as áreas. Dessa forma, é possível identificar como anda a performance da sua organização. 

E utilizando essa ferramenta de dados agrupados é possível planejar e implementar melhorias nos processos, corrigir falhas, pensar em novas estratégias e, finalmente, alavancar a transportadora.  

 

Como o dashboard pode ajudar sua transportadora? 

Voltando ao exemplo do carro, se o motorista não visse a luz piscando e continuasse dirigindo, uma hora o carro ia parar, correto? 

Se um gestor não tem um painel com os indicadores adequados que possibilitem uma análise do funcionamento da transportadora corre o mesmo risco, não acha?  

Gerenciar toda uma operação demanda acompanhamento diário em todos os processos e são muitas preocupações com: emissão de documentos fiscais, cotação, cálculo de frete, roteirização, averbação de carga, contas a pagar, contas a receber e manutenção da frota. 

O intuito do dashboard é justamente facilitar a vida do gestor na tomada de decisões, porque as informações aparecem de forma clara. 

Visualizando os dados, você tem uma visão analítica de como está o desempenho de cada área e pode tomar decisões estratégicas. 

 

O dashboard de transporte otimiza para você: 

Dashboard de TRANSPORTE: o que é e a MELHOR FORMA para aumentar lucratividade 1  Não perder mais tempo com tarefas operacionais e planilhas; 

Dashboard de TRANSPORTE: o que é e a MELHOR FORMA para aumentar lucratividade 2  Acompanhar diariamente a sua operação por meio de relatórios e gráficos objetivos; 

Dashboard de TRANSPORTE: o que é e a MELHOR FORMA para aumentar lucratividade 3  Eliminar erros e retrabalho; 

 

Porque o Dashboard de transporte é tão importante para aumentar a lucratividade da sua transportadora? 

O dashboard de transporte é essencial para que o gestor tenha o controle do fluxo de caixa e gerencie a saúde financeira da transportadora.   

Hoje, você conseguiria responder se a sua transportadora está tendo lucro ou prejuízo? 

Muitas empresas acabam falindo por não ter essa informação! Gerenciando corretamente a saúde financeira da sua empresa você evita “dar um passo maior do que a perna”. 

Então, o dashboard pode ser utilizado de forma operacional, trazendo uma informação que auxilia na tomada de decisão com uma ação imediata. Ou de forma gerencial, auxiliando em uma análise mais aprofundada e a planejar estratégias futuras. 

Tudo isso resulta em uma melhoria significativa do desempenho da empresa e redução de custos. 

 

Qual a melhor forma de utilizar o dashboard na transportadora? 

Antigamente, as empresas trabalhavam com pastas e arquivavam uma para cada dia do mês, e sempre que você precisava saber o valor das contas a pagar, por exemplo, era preciso pegar a pasta e somar todas as contas. 

Ainda é comum que no começo as transportadoras controlem tudo em planilhas no Excel. Mas, à medida que a empresa vai crescendo, esse controle fica muito difícil porque as informações não são instantâneas e o arquivo pode ser corrompido. 

Hoje, a melhor forma de gerenciar sua transportadora é utilizando um sistema de gestão que te disponibilize automaticamente os dashboards para analisar facilmente cada setor, como: contas a pagar, contas a receber, cálculo de frete, averbação de carga e manutenção da frota em tempo real e sem margem para erros. 

 

dashboard de transporte - blog

 

Um sistema TMS para transportadoras que usa alta tecnologia, como o Active Trans, é essencial para quem quer ter lucro no negócio. Além de visualizar os indicadores que citamos, você consegue visualizar dashboards personalizados de acordo com sua operação, como nos exemplos abaixo: 

 

  • DASHBOARD DE LUCRATIVIDADE POR VIAGEM;

   dashboard de transporte

 

  • DASHBOARD DE EVOLUÇÃO DO FATURAMENTO; 

 dashboard de transporte

 

  • DASHBOARD DE MONITORAMENTO DO CAIXA; 

 dashboard de transporte

 

  • DASHBOARD DE MONITORAMENTO DAS RECEITAS; 

 dashboard de transporte

 

Bem mais fácil, né? 

 

Se você tem curiosidade de saber como funciona um sistema TMS com dashboard na prática, veja essa matéria.

Além de ver a “mágica” acontecer, você vai entender tudo o que precisa saber para escolher um bom TMS, com preço justo e cabe no seu bolso. 

Gostou do conteúdo? Conheça nossa empresa e nossas soluções para simplificar a logística e transporte.  

 

Aproveite para seguir as nossas páginas nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, YouTube e Linkedin!   

 

Comentários

Dúvidas? Entre em contato!