fbpx

Em vez de ler, que tal assistir?

 

 

Se você já emite ou está começando a emitir Conhecimentos de Transporte Eletrônicos (CT-es), é provável que tenha ouvido falar do CT-e globalizado. E, claro, é normal que surjam algumas dúvidas sobre como ele funciona e quando é possível emitir. 

O CT-e globalizado foi criado pela Resolução/SEFAZ Nº 2.833, de 18 de abril de 2017 para facilitar a rotina do transportador na emissão de documentos em operações intermunicipais. 

Lendo até o fim você vai descobrir o que é o CT-e globalizado e como utilizá-lo para facilitar seu dia a dia.  

 

Para começar, o que é CT-e globalizado? 

É um Conhecimento de Transporte Eletrônico utilizado por transportadoras para simplificar e otimizar a emissão de CT-e em operações que envolvem diversos embarques ou mercadorias de diferentes remetentes e destinatários, agrupadas em um único documento fiscal. 

O conhecimento globalizado é bastante utilizado por empresas que realizam entregas fracionadas, que são diversos fretes de pequeno volume, permitindo reduzir a quantidade de documentos fiscais e facilitando o controle operacional e tributário. 

 

Como funciona o CT-e globalizado 

Mesmo que o CT-e globalizado seja uma solução relativamente simples, nem todos os transportadores utilizam por receio de errar ou ter de lidar com uma rejeição de CT-e.  

Por isso, é fundamental que o transportador tenha um controle rigoroso sobre as mercadorias envolvidas no processo. Isso garante que todas as informações estejam preenchidas corretamente para evitar problemas com a fiscalização. 

Qualquer empresa credenciada para emissão de Conhecimento de Transporte Eletrônico poderá emitir um CT-e globalizado.  

Se você tem dúvidas de como funciona o processo de credenciamento, veja como habilitar sua transportadora para começar a emitir CT-e → Como emitir CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico)? Veja o passo a passo para habilitar sua transportadora | Active Corp  

Fique atento aos campos principais do CT-e no seu sistema emissor. Se ele não preencher esses dados automaticamente, considere adotar um sistema de gestão como o Active Trans, que ajuda a evitar erros e facilita o processo de emissão, buscando as informações das notas fiscais diretamente da SEFAZ, sem que você precise digitar. 

 

Regras importantes para a emissão do CT-e globalizado  

Existem algumas regras para emitir esse CT-e que você precisa conhecer. São elas: 

  1. O transporte deve ser intermunicipal

A primeira regra é que esse documento só pode ser utilizado nas operações de transporte intermunicipal, ou seja, aquelas que ocorrem entre municípios do mesmo estado 

Então, desde o carregamento ao descarregamento do veículo de transporte, todo o trajeto precisa estar dentro dos limites do mesmo estado. 

Caso contrário, o Conhecimento Globalizado será um documento inválido para acobertar sua viagem. 

  1. Transportar a partir de 5 Notas Ficais com CNPJs distintos

O CT-e globalizado só poderá ser utilizado para cargas transportadas que tenham a partir de 5 Notas Fiscais de um remetente para diversos destinatários ou diversos remetentes para um destinatário. Desde que obedeça à regra de que pelo menos 5 NF-es sejam de diferentes pessoas jurídicas. 

  1. Marcar o campo “CT-e Globalizado” durante a emissão

Durante a emissão do CT-e, a opção de “CT-e Globalizado” aparecerá como um campo a ser marcado, para indicar que aquele CT-e é do tipo Globalizado.  

Tela de emissão do Ct-e globalizado do sistema Active Trans

Tela do sistema Active Trans; Emissão do Ct-e globalizado

Quais são as vantagens do CT-e Globalizado? 

Existem algumas vantagens em utilizar o conhecimento globalizado. São elas: 

  1. Menos burocracia: Ao consolidar várias operações de transporte em um único documento, as empresas evitam a necessidade de emitir um CT-e para cada NF-e. 
  1. Facilidade de gestão: Com menos documentos para controlar, a gestão de cargas se torna mais eficiente, ajudando no rastreamento e controle de operações. 
  1. Compliance fiscal: A emissão do CT-e globalizado segue as normas da Receita Federal, garantindo que a empresa esteja em conformidade com as obrigações fiscais, evitando penalidades. 

 

Emita seu CT-e Globalizado corretamente! 

Se você assistiu até aqui e quer emitir seu Conhecimento de Transporte Globalizado sem erros, clique no card aqui em cima e agende uma demonstração para conhecer o sistema de controle de transportadora Active Trans. Emita seus documentos de transporte de forma simples, prática e intuitiva, economizando horas do seu dia. 

CT-e Globalizado: O que é e quando emitir? | Tudo o que precisa saber 1

 

E aí, esse conteúdo? Conheça a Active Corp e nossas soluções para simplificar a logística e transporte.   

Aproveite para seguir as nossas páginas nas redes sociais e fique por dentro das novidades do mundo da logística e transporte! Estamos no Facebook, Instagram, Linkedin e Tiktok. 

Comentários