fbpx

Atualize para a versão do CTe 3.0!

 

A SEFAZ implementou uma nova versão do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe), a versão 3.0. Essa alteração traz algumas mudanças no layout e todos os contribuintes precisarão se adequar. A versão do CTe 3.0 e também do MDF-e já estão em operação desde 2016 e, muito em breve, a versão 2.0 não será mais válida (MDF-e até 05/06/2017 e CTe até 04/12/2017).

Isso significa que quem ainda utiliza o emissor gratuito ou outra ferramenta que não está preparada para a mudança, precisa providenciar um sistema compatível com a versão do CTe 3.0 o mais rápido possível, para que possa continuar emitindo seus Conhecimentos e Manifestos Eletrônicos de acordo com a legislação e não seja impossibilitado de continuar transportando.

Como foi anunciado no ano passado e explicamos melhor nesse post, o emissor gratuito da SEFAZ foi descontinuado e não pode mais ser baixado desde 01/01/17. Por enquanto, ainda é possível que os usuários que já tinham o aplicativo em seu computador continuem utilizando, mas a partir da versão 3.0 isso não será mais possível, já que o emissor não será atualizado para a nova versão e não funcionará corretamente.

A boa notícia é que no mercado existem sistemas específicos para emissão de CT-e e que já estão atualizados e preparados para a versão 3.0. Esse tipo de sistema, como o Active CT-e, por exemplo, são de fácil utilização e emitem conhecimento muito mais rápido. Enquanto no emissor gratuito você pode demorar vários minutos para emitir um único CT-e, em um sistema como esse você emite conhecimentos em segundos, isso por que o próprio sistema inclui as informações automaticamente, sem que você precise digitar as informações manualmente. Existem também sistemas mais robustos, como o Active Trans, por exemplo, que além de emitir documentos também gerenciam toda a transportadora, aumentando a produtividade.

Se você é um transportador que ainda não está preparado para essa atualização do CTe 3.0, não encare essa mudança como um prejuízo, mas sim como uma oportunidade de melhorar o seu negócio. Falamos em outro post da importância da automação para ter uma logística mais eficiente e, consequentemente, alcançar bons resultados financeiros.

Mas não demore muito para tomar providencias, muito em breve a versão 2.0 não será mais válida.

 

Precisando emitir CT-e e MDF-e?

Comentários

Dúvidas? Entre em contato!