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Como já explicamos em outras matérias aqui no blog, o EDI (Electronic Data Interchange ou Intercâmbio Eletrônica de Dados, no português) é o processo de troca de informações entre computadores ou sistemas.

Através do EDI é possível transmitir qualquer tipo de arquivo eletrônico (Notas Fiscais, Conhecimentos de Transporte, Manifesto de Carga, documentos de texto, entre outros) sem necessidade de digitação, substituindo e-mails, correio, fax, etc.

Nessa matéria, vamos nos aprofundar um pouco mais sobre um desses arquivos: o CONEMB.

Para começar, o que é layout de EDI e padrão Proceda?

O layout é um “manual” que descreve como o arquivo EDI deve ser gerado por um sistema e como ele deve ser lido por outro. Na prática, é um modelo padrão que o arquivo deve seguir. Existem diversos tipos de layout. No ramo de transporte e logística os mais comuns são o padrão Proceda e o XML.

O que é e para que serve o CONEMB?

O CONEMB é um arquivo EDI padrão Proceda onde constam os dados do CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico). Esse arquivo é enviado pelo transportador e quem recebe é o embarcador (contratante do frete). Em caso de redespacho, a transportadora pode enviar o CONEMB para outra transportadora parceira.

Quais são as vantagens de utilizar o CONEMB e outros arquivos EDI?

Os benefícios do uso do EDI são inúmeros. Listaremos alguns:

Agilidade na troca de informações

Enviando o arquivo CONEMB automaticamente, a comunicação com os clientes se torna mais rápida, não sendo mais necessário enviar as DACTEs ou XML do CT-e por e-mail.

Melhora das relações com parceiros e clientes

Com o uso de EDI você pode trazer melhorias e vantagem competitiva à sua empresa, além de melhorar a qualidade do relacionamento com seus parceiros de negócios, trazendo mais transparência e evitando desentendimentos.

Redução de custos e ganho de tempo

Custos com impressão, papel, arquivamento e recuperação de documentos são reduzidos ou eliminados. Também são reduzidos os custos administrativos, consequência da grande redução do tempo gasto com atividades operacionais e manuais.

Mais produtividade e assertividade

Automatizar o processo permite que sua equipe se concentre em tarefas de maior valor, sendo mais produtiva. Outro ponto importante é que os erros no registro das informações, que podem causar grandes prejuízos, também são eliminados.

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