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Muita gente acha que o Linkedin serve só para conseguir emprego, e isso é um grande erro. O LinkedIn é uma excelente ferramenta para gerar relacionamentos e parcerias sem nem sair de casa.

A rede ganhou muita força nos últimos anos e tenho certeza que vale muito a pena pra você, transportador de cargas, que precisa conhecer novas pessoas, ter novos contatos, formar parcerias e, o mais importante, conquistar mais clientes.

Hoje, vamos dar dicas de como aproveitar essa ferramenta gratuita para conquistar parcerias e gerar mais vendas.

 

Por que você, transportador, deveria ter um perfil no LinkedIn?

Os seus potenciais clientes estão no LinkedIn! Há milhares de gestores de logística que usam o Linkedin e contratam transportadoras todos os meses.

O Linkedin é considerado a maior rede social profissional do mundo. São 550 milhões de usuários em 200 países. O Brasil é o terceiro lugar com 30 milhões de usuários.

Há duas maneiras de usar o Linkedin para gerar novos negócios: usando o um perfil pessoal e criando uma página para a sua transportadora.

Você pode usar seu perfil pessoal no Linkedin para fazer networking e gerar relacionamento com possíveis parceiros e clientes. Já para sua empresa, tem o LinkedIn Pages que nada mais do que a página profissional da sua transportadora (bem parecido com as páginas do Instagram e Facebook).

O LinkedIn Pages é uma página onde você pode incluir informações sobre a sua empresa, seus serviços, suas especialidades, incluir o link do seu site e muito mais. 

Além disso, também dá pra fazer networking criando um grupo da sua transportadora ou sobre transporte e logística, convidando gerentes de logística, encarregados de logística de empresas que você tem interesse que sejam seus clientes, e também seus clientes ativos para contar novidades sobre transporte e sobre a sua transportadora.

 

O que seu perfil pessoal precisa ter?

Capriche no seu perfil! Inclua suas experiências, coloque uma foto de perfil adequada, de preferência no ambiente corporativo, “não pode ser foto do churrasco nem da praia”, interaja com as pessoas comentando e compartilhando postagens que você acha interessante, principalmente aquelas que tem a ver com transporte e logística. Você precisa mostrar para as pessoas que você e a sua empresa existem.

 

E como encontrar clientes no Linkedin na prática?

No Linkedin, logando no seu perfil pessoal mesmo, você pode pesquisar empresas por segmento ou pesquisar pessoas pelo cargo.

Por exemplo, imagine que você já escolheu qual será a especialidade da sua transportadora, ou seja, qual é o tipo de mercadoria que a sua empresa vai transportar, que, nesse exemplo, será alimentos.

Perfeito! Agora, você pode ir lá no campo de busca do Linkedin, onde tem aquela “lupinha” no canto superior esquerdo, e pesquisar “indústria de alimentos”, por exemplo.

Depois, clique em “mais” e selecione “empresas”. Vão aparecer ali pra você dezenas de indústrias de alimentos que podem ser seus futuros clientes!

Agora, se você clicar no perfil de uma delas e ir em “pessoas”, você consegue ver quem são as pessoas que trabalham nessa empresa e, inclusive, filtrar por cargo ou setor.

Pronto! Você já tem ali o nome e o cargo das pessoas que você pode contatar para apresentar seus serviços. 

Agora fica bem mais fácil. Imagine que você descobriu que a “Maria” é coordenadora de logística na Active Corp, por exemplo. 

Você pode enviar um convite de conexão, que é como se fosse um pedido de amizade no Facebook, e enviar uma mensagem pra ela ali mesmo no Linkedin, como um primeiro contato de apresentação. Ou, você pode entrar no site da Active Corp, pegar o número de telefone e pedir para falar diretamente com a Maria do setor de logística. Ou você simplesmente pedir o e-mail da pessoa para a atendente, dizendo que você vai enviar uma apresentação sobre a sua transportadora. 

Assim, você vai conseguir o contato de vários potenciais clientes para agendar uma reunião, apresentar sua empresa e conquistar novos clientes.

Outra maneira é pesquisar por pessoas, em vez de empresas. Assim, você consegue fazer um filtro por cargos e encontrar centenas de pessoas que trabalham na logística de grandes, médias e pequenas empresas e contratam transportadoras como a sua todos os meses.

O Linkedin tem algumas ferramentas pagas para facilitar a captação de contatos, com filtros mais detalhados e outras funcionalidades. Mas, para começar, essa busca simples já ajuda bastante.

 

E então, o que você achou dessas dicas? Depois dessas oportunidades que eu te mostrei, você vai criar ou reativar a sua conta do Linkedin para gerar mais vendas? Conta pra mim aqui nos comentários.

 

Muito obrigada e até a próxima!

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