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Alguns especialistas afirmam que “a propaganda é a alma do negócio”. Essa frase é tão conhecida e se aplica a tantas situações que é comum ouvi-la em nosso dia-a-dia.

Outro dia, uns amigos conversavam em rodinha e eu observava de longe, prestando atenção no assunto, por curiosidade. Um deles contava e exaltava suas técnicas infalíveis de como conquistar novos clientes e os resultados estrondosos que ele conseguiu, sem nenhuma modéstia. Os outros que ouviam demonstraram não acreditar totalmente na história, até que ele solta a frase: “Tudo bem, exagerei um pouco. Mas a propaganda é a alma do negócio, né pessoal?!”. Realmente, essa frase (usada literalmente ou não) expressa uma grande verdade.

No ramo de transportes (assim como em qualquer outro), para ter lucro e crescimento não basta ter um serviço de qualidade e com bons preços, as pessoas precisam saber disso e conhecer a sua empresa.

Como seu potencial cliente contratará seus serviços se ele não souber que você existe? Realmente, a divulgação é muito importante. Veja nessa matéria como é importante estar “visível” para conseguir mais clientes e como fazer isso sem gastar nada.

Por que preciso me destacar?

O mercado de transporte de carga no Brasil é muito grande. Segundo informações da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) são registrados mais de 792.000 transportadores de carga (RNTRC). Dentre eles estão:

  • Cooperativas, que representam 0,04%;
  • Empresas de transporte e carga, com 20,2% de representatividade;
  • Autônomos, com incríveis 79,75%.

Divulgar minha transportadora transporte e carga

Sabemos que o transporte de carga é um serviço fundamental na cadeia de produção e distribuição de bens industriais e agrícolas. Faltam estatísticas recentes, mas o Ministério dos Transportes estima que 60% desse transporte é realizado através de rodovias, com o seu custo representando cerca de 6% do Produto Interno Bruto do país.

Nesse mercado tão amplo, como uma concorrência tão acirrada, não dá para ficar de braços cruzados, ainda mais na situação econômica em que o país está. Praticamente todos os segmentos econômicos (agronegócio, a indústria, o comércio e os serviços) utilizam o serviço de transporte rodoviário de cargas, e todos eles estão diretamente relacionados à crise econômica que o Brasil e o Mercado Mundial veem enfrentando.

Apesar da especialização das empresas de transporte, investimentos em infraestrutura de atendimento, tecnologias e veículos, a concorrência se mantém numa disputa muito acirrada.

O que fazer para conseguir mais clientes

Muitos dirão “simples, é só oferecer um bom serviço e preços justos”. Com toda a certeza esses fatores são importantes para conquistar e fidelizar clientes, mas como seus potenciais clientes saberão que você existe?

Não dá para fugir, a divulgação é fundamental em todos os ramos de atuação, inclusive no transporte e logística. Sendo sua transportadora pequena, média ou grande, é impossível dizer “não quero mais clientes”. Todos querem ter lucro, ganhar dinheiro, e para isso é necessário conquistar novos clientes. Já pensou se o seu maior cliente, aquele que é a “menina dos olhos”, não contratar mais seus serviços por algum motivo? E se, por exemplo, ele falir, você falirá junto? Para ter sucesso é preciso ter como objetivo o desenvolvimento e crescimento constantes.

Como já dissemos, para que mais pessoas contratem seus serviços, é preciso que elas conheçam sua empresa e existem várias formas de alcançar esse objetivo. Você pode achar que fazer divulgação da sua empresa vai custar muito caro. Será que isso é uma regra?

Como divulgar minha transportadora sem gastar nada

Realmente, existem formas de divulgação nas quais é necessário um investimento. Mas, há sim uma forma de tornar sua empresa visível para clientes potenciais sem gastar nada. Hoje, a maioria das empresas que trabalham no setor de transporte e logística utilizam a tecnologia a seu favor. Existem sistemas que facilitam e muito o dia-a-dia de transportadores e embarcadores.

Grandes embarcadores utilizam portais para fazer a gestão de seus fretes, são portais que seguem a ideia do TMS para embarcadores (Transportation Management System ou Sistema de Gerenciamento de Transporte), a diferença é que podem ser acessados pela internet e possibilitam uma interação com os transportadores. Uma das principais funções dos portais é apresentar novas transportadoras elaborando cotações e orçamentos de frete. É aí que sua empresa entra na história! As empresas que desenvolvem esse tipo de portal, permitem que transportadores cadastrem suas principais rotas gratuitamente para geração de grandes oportunidades de negócios.

A lógica do negócio é simples, a transportadora cadastra algumas rotas e uma base de preços e passa a aparecer nas cotações dos embarcadores credenciados. O portal sugere a sua transportadora automaticamente com base na rota cadastrada divulgando as suas principais praças para grandes embarcadores, a ideia é ajudar os embarcadores a encontrarem os melhores transportadores para cada região.

Por ser simples e gratuita, a divulgação nesse tipo de portal é uma excelente forma de começar a aumentar as vendas e o desenvolvimento da sua transportadora.

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