fbpx

Em vez de ler, que tal assistir ao vídeo?


Em 2020, acompanhamos um crescimento muito significativo das compras online. O faturamento dos e-commerces no segundo trimestre de 2020 foi de 33 bilhões de reais, uma alta de 104% em relação ao mesmo período de 2019. Com essa tendência, a necessidade de utilização de serviços de carga fracionada também aumentou.

Pensando nisso, hoje vamos explicar o que é e como é cobrado o frete da carga fracionada.

 

O que é carga fracionada?

Como já explicamos na primeira aula do curso Começando Certo, a carga fracionada é aquela na qual transportamos as mercadorias de vários clientes em um mesmo caminhão.

Diferente da carga fechada (também chamada de carga dedicada ou lotação), na qual um veículo é ocupado com mercadorias de uma única empresa, no frete fracionado transportamos cargas de vários clientes diferentes no mesmo veículo.

Imagine que você foi contratado por 3 varejistas (um de eletroeletrônicos, o outro de calçados e o último de roupas) que estão localizados na sua cidade e precisam entregar em Curitiba, por exemplo.

Para aproveitar todo o espaço do caminhão, você pode utilizar o mesmo veículo para transportar as três mercadorias até o destino final.

 

Vantagens da carga fracionada

Essa modalidade é perfeita para transportar pequenas mercadorias, que não ocupam todo o espaço e capacidade do caminhão. E quanto maior a ocupação do caminhão maior a sua lucratividade. Note que, para a viagem ser lucrativa, é de extrema importância ter uma ocupação mínima.

Dividindo o espaço do veículo com várias entregas, o custo do frete também será dividido, o que faz com que o valor da entrega também caia e seus preços poderão ser mais competitivos. 

 

Preparando sua transportadora 

Se você quer trabalhar com o transporte de carga fracionada, há duas ações simples que com certeza vão surpreender o seu cliente além de economizar o seu tempo.

  • A primeira é disponibilizar o link de rastreio para que ele mesmo possa verificar o status da entrega sempre que quiser, parecido com o dos Correios, sabe?
  • Outra dica é avisar o destinatário (por SMS, por exemplo) quando a mercadoria estiver chegando, para que ele se prepare para receber.

Isso vai diminuir a ansiedade do cliente e diminuir as ligações perguntando onde está a mercadoria.

Além de ser um diferencial muito bacana para o seu cliente, essa simples ação reduz o tempo da entrega e otimiza o trabalho do seu motorista. 

Alguns minutinhos economizados em cada entrega podem significar várias horas economizadas no final do mês. Assim, você consegue até mesmo diminuir os prazos das entregas e melhorar a qualidade dos seus serviços. Muito legal, né?

Tanto o link de rastreio quanto o SMS para notificar o cliente são funcionalidades disponíveis no aplicativo de entregas TudoEntregue. 

 

Como montar sua Tabela de Frete Fracionado

Na carga fracionada o valor do frete é baseado no peso de cada entrega e funciona como se fosse um “rateio”.

Por exemplo, na carga lotação cobra-se o valor total de um único cliente. Já na fracionada, funciona como se pegássemos esse valor da carga lotação e dividíssemos entre todos os clientes que compõem a carga, incluindo algumas taxas dependendo da operação.

Vamos fazer uma comparação. Nos supermercados que vendem no atacado e no varejo observa-se que existem 2 etiquetas com preços: uma com o preço da caixa completa e outra para o preço unitário. 

Nesse exemplo, a carga lotação equivale a compra no atacado e a carga fracionada é equivalente a compra no varejo.

Partindo deste princípio, a lógica para formação do preço fracionado é pegar o valor cobrado por uma carga lotação e dividir pela capacidade do veículo, descontando a ociosidade. Explicamos o que é ociosidade e demos exemplos de cálculo de frete e rateio na 4ª aula do curso Começando Certo.

Então, se você quer saber como estruturar a sua transportadora, conquistar mais clientes e lucrar mais, veja o curso completo. São 18 aulas gratuitas feitas especialmente pra você, que é transportador de cargas. 

Conta pra mim aqui nos comentários como esse conteúdo vai te ajudar e compartilhe com os seus amigos, pode ser muito útil para eles.

Muito obrigada e até a próxima!

 

curso para transportador

 

Comentários