Já falamos aqui no blog da Active sobre a importância de armazenar o canhoto de nota fiscal. Mas como arquivá-los da forma correta? Vamos explicar nessa matéria.

 

Por que preciso armazenar o canhoto de nota fiscal?

O canhoto serve como comprovante de entrega, substituindo a segunda via do CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico). Além disso, ele tem finalidades comerciais e fiscais.

Não apresentar o canhoto assinado pode acarretar em problemas para receber a fatura. Eles também podem ser solicitados em auditorias e processos jurídicos para comprovar que a Nota Fiscal foi emitida e recebida.

Podemos perceber que o canhoto de nota fiscal é um documento com função importante na operação de transporte e logística. Por isso, precisamos ficar atento a forma que eles são armazenados.

 

Qual é a melhor maneira de armazená-los?

Como já citamos aqui no blog, armazenar os comprovantes de entrega apenas no papel não é uma boa ideia. Essa opção não é nem segura e nem prática. A grande maioria dos documentos que antes existiam apenas no papel, foram substituídos pela versão digital. Como, por exemplo, o falecido CTRC (Conhecimento de Transporte Rodoviário de Cargas), que desde 2013 foi substituído pela sua versão eletrônica, o CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico).

Substituir o canhoto no papel pelo digital traz muitos benefícios. Esqueça as caixas e arquivos empoeirados! É muito mais prático e rápido localizar um comprovante de entrega digitalizado.

Além disso, é muito mais seguro armazená-los eletronicamente. O papel se deteriora muito facilmente e ainda se corre o risco de perde-los.

 

Como digitalizar e armazenar os canhotos de nota fiscal?

No século atual, acompanhamos o avanço da tecnologia, e a velocidade com que esse avanço acontece até assusta um pouco. Toda essa evolução precisa ser utilizada e valorizada também na área da logística.

Hoje em dia, existem diversos softwares e aplicativos que tem o objetivo de facilitar o dia a dia de quem trabalha no setor de transporte e logística. Infelizmente, muitas empresas continuam com seus processos manuais e ultrapassados e não acompanham essa evolução.

Uma maneira muito eficiente de digitalizar os comprovantes de entrega é através de aplicativos de celular, como o TudoEntregue. Ele permite que o motorista digitalize documentos através da câmera do celular, no momento em que a entrega é realizada. A imagem do comprovante pode ser enviada diretamente para o sistema de gestão do embarcador ou do transportador, que a recebe em tempo real.

O canhoto também pode ser anexado à ocorrência de entrega, que pode ser registrada através do aplicativo.

 

tudoentregue

Além de digitalizar os comprovantes de entrega, no TudoEntregue é possível:

  • Fazer a leitura de código de barras, para o rastreabilidade dos volumes;
  • Enviar as ordens de coleta e de entrega direto para o celular do motorista;
  • Ter a localização exata dos motoristas;
  • Acompanhar as ocorrências em tempo real e muitas outras funcionalidades.

Após digitalizados, o ideal é que os canhotos de nota fiscal sejam armazenados em sistema de gestão logística, como o Frete Brasil (para embarcadores) ou o Active Trans (para transportadores).

Dessa maneira, os comprovantes de entrega estarão sempre em segurança e podem ser consultados facilmente e a qualquer momento.

 


 

Comentários