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Todos sabemos que a gestão de frete é essencial para o bom andamento da logística. Através dela é possível identificar divergências entre os valores combinados e o que realmente foi cobrado. Com isso, são eliminados os erros de pagamento, trazendo economia de custos para a logística e para a empresa como um todo. No entanto, um problema muito comum nas empresas é a perda de tempo com tarefas manuais, o que pode custar muito caro no final do mês.

No decorrer dessa matéria, vamos mostrar qual é a forma mais eficiente de fazer a gestão dos fretes. Vamos lá?

 

A melhor maneira de conferir seu frete

Uma das etapas mais delicadas e importantes dessa gestão é a conferência do frete. Você pode conferir o frete de diferentes maneiras. Algumas são bem trabalhosas e demandam muito tempo, como as conferências feitas manualmente ou através de planilhas no Excel.

Já explicamos aqui no blog os riscos de conferir os fretes através de planilhas. Além de ser um processo muito demorado e trabalhoso, não é 100% confiável, pois há grandes chances de erros passarem despercebidos. Portanto, essa não é a melhor opção.

A melhor maneira de ter uma gestão de frete de qualidade é utilizando um TMS (Transportation Management System. Esses sistemas realizam toda a gestão de forma automática e fácil, minimizando erros que acontecem regularmente em tarefas manuais.

 

Como escolher o melhor TMS para minha empresa?

Bom, agora que você já sabe qual é a melhor forma de fazer a gestão dos seus fretes, é hora de procurar e escolher a ferramenta que melhor se enquadra a sua empresa. Já explicamos detalhadamente aqui no blog quais critérios devem ser utilizados na escolha de um bom TMS, para que ele realmente traga inovação e automatização para os seus processos.

Um bom exemplo de TMS eficiente é a plataforma Active OnSupply. Além da gestão de frete, ele traz muitas outras funcionalidades que te ajudarão a ter um gerenciamento mais eficiente da sua logística, como por exemplo:

  • – Gestão de contratos, para que você possa gerenciar a parceria com as transportadoras;
  • – Análise de redução de fretes, que irá garantir que você está fazendo as melhores negociações de frete, ao invés de perder dinheiro;
  • – Indicadores gerenciais que possibilitam ter uma visão geral da sua operação, para analisar o desempenho, qualidade dos serviços e auxiliar nas tomadas de decisão;
  • – Gestão das entregas, que é uma etapa importantíssima, pois através do acompanhamento das entregas é possível resolver problemas e tomar ações muito mais rapidamente. Essa atitude fideliza seus clientes e evita gastos desnecessários com reentregas e devoluções;
  • Entre muitos outros processos que podem ser automatizados e otimizados.

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