fbpx

“O objetivo de implementar a prática da meditação e Yoga foi para que nós tivéssemos uma Active mais saudável e para que os nossos colaboradores tivessem mais equilíbrio emocional e mais condições de resolver os seus desafios diários.” – Vera Cescon (Diretora de RH)

Em vez de ler, que tal assistir ao vídeo?

A Active Corp, que uma empresa de tecnologia que desenvolve softwares para o setor de logística e transporte, sempre está preocupada com o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores, disponibilizando cursos e atividade que colaborem com essa evolução. Além disso, a empresa identifica que o bem-estar físico e emocional também são fundamentais para melhorar a produtividade e a qualidade de vida dos colaboradores.

Pensando nisso, a Active trouxe as aulas de Hatha Yoga, que foca na meditação e alongamento corporal, e são realizadas na própria empresa.

Como surgiu a ideia?

A Diretora de RH, Vera Cescon, nos conta como surgiu essa ideia:

“A iniciativa de trazer as aulas de Meditação e Yoga iniciou com as necessidades que a gente foi percebendo no dia a dia dos colaboradores. Como a Active está sempre muito focada na necessidade de cada um, enxerga que o colaborador não é só a parte profissional, ele também é pessoa, e é uma pessoa que exerce vários papeis. Então, no dia a dia dentro da Active, a gente se preocupa muito com uma Active mais saudável. Daí surgiu essa ideia de que as pessoas aqui dentro passam por muitos desafios. O trabalho acaba exigindo muito e a vida pessoal também. Então, por que não fazer algo que iria ao encontra da melhoria deles como pessoa, equilíbrio da emoção, e esse equilíbrio traria uma melhor qualidade na questão profissional.

O benefício que eu percebi quando eu iniciei a prática de Yoga foi a questão da atenção a mim mesma. Ou seja, perceber a minha presença durante as tarefas que eu estou executando. Conseguir observar os momentos em que eu estou com muita ansiedade. Até então eu nem achava que eu era ansiosa! Eu comecei a ter mais consciência das minhas emoções, das minhas ações e isso tem me ajudado muito a prestar atenção nas coisas que eu estou fazendo no momento em que eu estou executando cada uma delas.

Eu super indico a prática da meditação porque ela traz inúmeros benefícios. Desde equilíbrio emocional, melhoria do estresse, melhoria da produtividade, a consciência de si, o ‘estar presente’, o bom humor… Não tem como não indicar. Que bom seria se todos conseguissem fazer.”

O que é Meditação e Yoga?

A responsável por ministrar essa prática aqui na Active é a Magally Nogueira, formada em Educação Física e pós-graduada em Hatha Yoga. Ela nos explica em mais detalhes o que é a Meditação e Yoga:

“Nós somos extremamente sedentários. Então o corpo está cada vez mais parado e a mente cada vez mais agitada. A Hatha Yoga tem o objetivo de trazer o centro, tanto do físico quanto do mental. As posturas têm o objetivo de nos fazer ficar mais flexíveis, porque a gente fica sentado ou estático de pé o dia inteiro e, consequentemente, você acaba criando uma certa rigidez, assim como quando a gente coloca um gesso. Quando você tira um gesso, você percebe que houve uma rigidez enorme, então é necessário fazer fisioterapia. Se a gente para pra pensar é isso que acontece conosco ao longo dos anos. É como se fosse um gesso diário que nos deixa cada vez mais rígidos, e essa rigidez faz com que você venha a ter vários tipos de patologias, umas graves e outras mais simples.

As posturas incentivam a flexibilidade articular, o resgate do alongamento dos músculos, e resgata também a consciência corporal e, para a mente, a concentração. Através dessa técnica, você consegue ter mais foco pra trabalhar com mais eficiência. Consequentemente, as tarefas fluem com mais facilidade e com menos esforço. Você está mais saudável, consegue permanecer sentado com mais facilidade, a mente está bem oxigenada e treinada para você se concentrar mais e você vai ter um dia mais leve.”

E os resultados?

O CEO e Diretor comercial da Active, que apoia e também participa dessa prática, fala sobre a importância dessa atividade:

“Nós vivemos hoje num mundo muito estressante e com muita informação. Isso torna as pessoas inconscientes do que elas estão fazendo. A Yoga traz essa concentração, traz a pessoa pra dentro dela mesma. Por isso, eu acho importante trazer essa atividade para os nossos colaboradores e amigos, pra levar uma vida mais tranquila. Acredito que isso vai nos melhorar como pessoas, no convívio em casa, com amigos, em outros ambientes. As pessoas prestam mais atenção nas outras e isso agrupa as pessoas.”

Alguns dos colaboradores que participam das aulas de Yoga contaram o que estão achando da experiência:

 “Pra mim é uma experiência que está sendo única e inédita. Tem sido uma experiência muito bacana. Eu sempre gostei de meditação, mas nunca tinha feito na forma de Yoga. Geralmente a gente quer benefícios muito imediatos, só que é um processo e cada um tem seu tempo. Mas eu já tenho percebido algumas coisas, como a flexibilidade dos meus músculos, também me senti mais relaxado, algumas dores que eu sentia nas articulações também melhoraram e eu tenho ficado mais tranquilo.”  Fernando Oliveira – Analista de Suporte

“As aulas de Yoga foram muito importantes pra mim, porque eu consegui evoluir muito como pessoa e no trabalho. Eu não consigo faltar nas aulas porque realmente eu tenho tido muito benefícios. Maior foco e concentração, além dos benefícios corporais. Eu tenho tido menos dores na lombar e nos braços. Você consegue ver um resultado a médio e longo prazo.” Cristiane Oliveira – Consultora Comercial

“Estou gostando muito das aulas de meditação.  Eu consegui perceber vários benefícios, consigo focar mais e ficar mais relaxado. Não fico mais nervoso com coisas bestas. É muito bom e não paga nada!” Lucas Cescon – Assistente de Marketing

“Eu venho de uma rotina muito corrida. Sempre peguei muitas horas de transito e de trabalho e, consequentemente, eu tinha dores no corpo. Com a Yoga e Meditação eu comecei a sentir meu corpo mais alongado. Eu observei que durante o horário de trabalho eu consigo ter um melhor alongamento das minhas pernas e dos meus braços e consequentemente trabalhar de uma maneira melhor. Com a meditação eu também tive melhoria do meu sono, durmo muito melhor do que antes.” Michele Marcato – Coordenadora de Desenvolvimento

E então, o que achou dessa iniciativa? Já conhecia os benefícios da meditação para vida pessoal e profissional? Deixe seu comentário!

Comentários

Dúvidas? Entre em contato!