fbpx

Uma boa comunicação é essencial no ambiente profissional e pessoal, e um dos principais desafios que encontramos em nosso dia a dia é compreender e ser compreendido corretamente.

Pensando em ter uma equipe cada vez mais qualificada para atender ainda melhor nossos clientes e parceiros, a nossa Diretora de RH Vera Cescon colocou no planejamento de 2016 o Treinamento de Programação Neurolinguística (PNL) para todos os colaboradores da Active Corp.

 

O que é Programação Neurolinguística?

A Programação Neurolinguística é o estudo da estrutura da experiência subjetiva do ser humano. Também podemos definir o Treinamento de PNL como uma metodologia que foca no alcance da excelência, ou seja, auxilia uma pessoa a atingir os resultados que deseja em sua vida, criando modelos a partir de atitudes de sucesso.

Esclarecendo um pouco mais, a  maneira como nos comunicamos está diretamente relacionada aos nossas  crenças, linguagem, decisões, valores. Através desse estudo conseguimos identificar como compreendemos o mundo e os comportamentos que manifestamos como resultado.

A PNL surgiu no início dos anos 70 através de pesquisas do comportamento de comunicadores bem-sucedidos efetuadas pelos norte-americanos John Grinder, Ph.D. em Linguística, e Richard Bandler, professor de Sistemas. Com base nestas pesquisas desenvolveram a PNL, que ajuda as pessoas a conquistarem mudanças significativas na vida pessoal e profissional através da comunicação.

Para entender melhor, segundo o livro Introdução à Programação Neurolinguística:

  • Programação: refere-se à maneira como organizamos nossas ideias e ações à fim de produzir resultados. A PNL trata da estrutura da experiência humana subjetiva, de como organizamos o que vemos através dos nossos sentidos. Também examina a forma como descrevemos isso através da linguagem e como agimos, intencionalmente ou não, para produzir resultados;
  • Neuro: reconhece a ideia fundamental de que todos os comportamentos nascem dos processos neurológicos da visão, audição, olfato, paladar, tato e sensação. Percebemos o mundo através dos cinco sentidos. “Compreendemos” a informação e depois agimos. Nossa neurologia inclui não apenas os processos mentais invisíveis, mas também as reações fisiológicas a ideias e acontecimentos. Uns refletem os outros no nível físico. Corpo e mente formam uma unidade inseparável, um ser humano;
  • Linguística: usamos a linguagem para ordenar nossos pensamentos e comportamentos e nos comunicarmos com os outros.

 

Resultados da PNL na Active

Treinamento de PNL active corp

O primeiro grupo fez o treinamento de abril a julho de 2016, totalizando 13h30 de treinamento sobre canais sensoriais, pressupostos e Rapport.

Os colaboradores deixaram seu depoimento de como o treinamento de PNL fez a diferença:

Daniel Chagas: “O curso de PNL foi muito importante, pois podemos melhorar o relacionamento interpessoal e o mais importante, conseguir entender o ponto de vista dos interlocutores.”

Fernanda Lima: “Participar do treinamento de PNL foi excelente, tanto para minha vida pessoal, como profissional. Percebi que cada um tem sua forma de se comunicar e entender as informações. Com PNL conseguimos ter uma comunicação mais saudável, respeitando a maneira de cada um se expressar e receber as informações. Todos deviam ter esse treinamento, pois é muito importante termos uma boa comunicação em nosso dia a dia.”

Nádia Arata: “Com o treinamento PNL, fui capaz de começar a ver a vida de uma forma diferente. Aprendi a entender que cada pessoa se expressa do seu jeito e que não devo fazer com que elas mudem a forma de falar, mas sim que eu devo entender todas igualmente. Gostei muito do treinamento e foi muito importante para a minha vida pessoal e profissional, além de estar me ajudando muito ao me comunicar. Se todas as pessoas conhecessem a PNL, iriam entender uns aos outros e viveríamos em um mundo melhor!”

Thaysa Dutra: “Acredito que, assim como eu, a maioria das pessoas vivem em busca da sua melhor versão e todas as noites dormimos pensando em ser uma pessoa melhor no dia seguinte. Com este treinamento avançamos umas 1.000 noites.”

Vanessa Brito: “Eu amei o curso de PNL, não somente para meu lado profissional, mais também para minha vida pessoal. Adorei o conteúdo e a forma que o mesmo foi abordado. Aprendemos muitas técnicas para melhorar nossa comunicação e recepção de informações. Foi maravilhoso, quero mais!“

Yara Meira: “Após o treinamento de PNL, estou me preocupando mais em compreender melhor as pessoas ao invés de me preocupar em ter razão. Isso melhorou muito o meu relacionamento com minha família, amigos, colegas de trabalho e me ajudou a aprimorar meu atendimento aos clientes.”

 

Fonte: J. O’Connor , J., & J. Seymour, W. (1995). Introdução à Programação Neurolinguística.

Comentários

Dúvidas? Entre em contato!