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Saber o quanto você está ganhando é fundamental para se planejar com mais assertividade e colocar em prática os seus projetos dos próximos meses para alavancar sua transportadora.

Por exemplo, uma queda no faturamento pode dizer muitas coisas:

  • pode ser que seus clientes estão transportando menos porque talvez estejam vendendo menos;
  • ou pode ser que seus clientes estão indo para a concorrência;
  • também pode indicar que você está fazendo menos vendas;
  • ou fazendo vendas com valores menores. 

Por isso, se você não quer ter problemas financeiros é imprescindível que você, como gestor, acompanhe de perto, diariamente, o quanto sua transportadora está faturando

Para compreender realmente o que está (ou o que não está) funcionando corretamente, é necessário medir, dimensionar e fazer uma análise das informações mais relevantes da sua operação.

Por isso, analisar os indicadores de performance já é uma prática dos donos de transportadoras que querem alavancar o seu negócio.

 

Indicadores de Faturamento para analisar na sua Transportadora

 

Alguns indicadores que você pode analisar sobre o seu faturamento são:

 

Evolução do Faturamento

Se o faturamento estiver caindo, quer dizer que você receberá menos nos próximos meses e poderá não ter dinheiro para pagar suas contas caso não tome providências, como reduzir custos ou conquistar mais clientes.

Por outro lado, um aumento no faturamento indica que você está vendendo mais ou fazendo vendas com valor maior. 

Isso é ótimo e indica que é necessário também tomar algumas ações para aumentar a capacidade de atendimento aos seus clientes e conseguir manter a qualidade dos seus serviços.

 

Valor de Frete por Kg

É só dividir o valor do frete do seu conhecimento ou nota de serviço pelo peso transportado naquele conhecimento e você terá o valor cobrado por Kg. 

Essa informação pode ser usada de diversas maneiras:

  • comparando com períodos anteriores você vai saber se seu preço aumentou ou diminuiu e prever seu faturamento dos próximos meses;
  • comparando entre os clientes saberá qual cliente está trazendo mais retorno;
  • comparado com outras empresas de transporte, saberá se seu preço está próximo da concorrência;
  • dividindo por região de destino saberá se precisa reajustar sua tabela de frete.

 

Frete por tipo

O indicador Frete por Tipo é uma variação da Evolução do Faturamento, mas em vez de acompanhar o total do frete você acompanha cada componente ou taxa que está sendo cobrada no frete.

Você pode analisar também o Faturamento por Cliente, que indica qual o grau de “pulverização” do seu faturamento. Ou seja, qual impacto causa no seu faturamento se você perder determinado cliente. 

Por exemplo, se você identificar que um único cliente é responsável por 50% do seu faturamento, significa que se você perder este cliente seu faturamento cairá pela metade, é um risco muito grande.

Quanto mais pulverizado, ou distribuído for seu faturamento, menor será o impacto caso você perca algum cliente.  

“Ah, mas eu não tenho tempo de ficar levantando essas informações e analisando números!”

Se você não tem tempo de fazer a gestão da sua transportadora é porque você está perdendo muito tempo com tarefas operacionais.

Existem sistemas de gestão, como o Active Trans, que colhem e organizam todas as informações da sua operação e do seu financeiro e geram os relatórios e gráficos precisos automaticamente pra você.

Assim, você não perde tempo “caçando” essas informações, simplifica a sua análise e tem mais tempo para tomar as ações que farão a diferença na sua transportadora.

Com um bom sistema de gestão você também consegue automatizar todas as tarefas operacionais e manuais, que tomam todo o seu tempo no dia a dia. 

Se você quer simplificar o operacional e ter mais tempo para realmente fazer o papel de gestor do seu negócio, conheça o Active Trans 

 

 

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