Em tempos de instabilidade na economia, é fundamental zelarmos por boas parcerias, que trarão benefícios e lucratividade para ambas as partes. Mas, como medir se essas parcerias estão sendo realmente vantajosas? Entenda a importância de acompanhar a performance de seus transportadores e os benefícios que isso trará para sua operação.
Por que eu devo medir a performance dos meus transportadores?
Como prestador de serviços, ele é parcialmente responsável pela imagem que o seu cliente faz da sua empresa. Se o transportador que você contratou atrasa uma entrega, na visão do seu cliente, quem não cumpriu o prazo de entrega foi você.
Além de fidelizar seus clientes e evitar transtornos, acompanhar e medir a performance de seus transportadores permite uma redução de custos significativa para sua operação. Veja como:
Como fazer?
Comece gerenciando as ocorrências. Para deixar claro, gerenciar as ocorrências é saber em tempo real o que está acontecendo com a carga, estando tudo em normalidade ou havendo dificuldades, como acidentes, avarias ou paradas que possam causar atrasos e comprometer o perfeito andamento da entrega.
O ideal é estar a par de cada passo do processo, para que, havendo algum problema, você possa agir proativamente, a tempo de evitar maiores transtornos.
Se houver algum problema com a entrega, resolva antes que o cliente reclame ou, pelo menos, avise-o sobre o imprevisto para que ele fique ciente de que haverá um atraso e possa se programar. Mas, se o cliente entrar em contato antes, saiba prontamente responder o que aconteceu e quais providências foram ou serão tomadas. Essas ações ajudam a fidelizar seus clientes, que continuarão satisfeitos e terão uma ótima visão sobre sua empresa.
Parece ser trabalhoso e demandar muito tempo, mas fique tranquilo, existem portais que integram e automatizam a troca de informações em tempo real entre você, seus transportadores e seus clientes [conheça o Active OnSupply] com isso você economiza tempo e dinheiro com a sua estrutura de atendimento a cliente, ou seja, você faz mais com menos.
Fazer um levantamento da performance do transportador ao final do período é fundamental para avaliar a qualidade dos serviços prestados e verificar pontos de melhoria que possibilitem tomar ações importantes para atingir resultados cada vez melhores.
O que eu ganho com isso?
Em primeiro lugar, a redução de custos é evidente. Solucionar os problemas de imediato reduz gastos com uma possível reentrega, e evita que a equipe perca a viagem retornando a empresa para depois saber o que fazer. Além disso, o tempo economizado na resolução de problemas torna a operação mais efetiva e rápida. Já parou para pensar quanto vale a sua hora e da sua equipe?
Com um gerenciamento mais efetivo de suas entregas, além de transparência na parceria com seus transportadores, há uma melhora significativa na comunicação interna, entre gestor e colaboradores, o que facilita a tomada de decisões.
Além disso, você garante a satisfação de seus clientes que percebem de imediato a sua preocupação em atendê-los e resolver seus problemas, isso mantem a boa imagem de sua empresa e cria oportunidades de novos negócios. Como diz o comercial, “Cliente satisfeito não tem preço.”
A intenção do gerenciamento de ocorrências é facilitar e simplificar os processos. É possível contratar facilmente portais e aplicativos que disponibilizam todas as informações em um único lugar e geram gráficos e relatórios de controle muito facilmente. Assim você se preocupa apenas em avaliar os resultados e buscar melhorias, acelerando o crescimento e desenvolvimento de sua empresa.
Agora, mãos na massa! Aprimore a gestão de seus transportadores e verifique na prática as melhorias que isso trará a sua operação.
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