Em vez de ler, que tal assistir ao vídeo?
Se você quer automatizar o operacional e ter mais tempo para focar no crescimento do sua transportadora, conheça o Active Trans →
Você, que é dono de transportadora, você está realmente gerenciando o seu negócio ou você fica mais tempo no operacional do que na administração?
O papel do gestor em uma empresa bem sucedida é planejar ações, definir as metas, alocar corretamente os colaboradores e recursos tecnológicos, financeiros e de infraestrutura, tudo com a finalidade de atingir os objetivos estratégicos do negócio.
Ou seja, o dono ou gestor cuida da parte estratégica e vê o todo. Ele é como um técnico que orienta os jogadores. Num time de futebol cada jogador tem a sua função e cada ação deles é orientada pelo técnico, que está ali de fora, vendo o todo. Por isso, consegue analisar a situação, analisar pontos fortes do oponente e do seu próprio time e, assim, montar a melhor estratégia para que o time todo vença o jogo.
Já imaginou se o técnico, no meio jogo, largasse seu posto e entrasse no campo para tentar marcar o gol? Quem iria orientar os outros jogadores? Quem iria ficar de fora percebendo os detalhes que quem está no campo, jogando, não consegue ver? Seria um desastre, não é?
Pois é isso que acontece quando você deixa de lado a administração da sua empresa e vai fazer tarefas operacionais!
Se você realmente quer que a sua transportadora seja lucrativa e preste um serviço de qualidade para os seus clientes, você precisa parar de entrar no campo!
Seu papel é ver o todo, ser estratégico, orientar sua equipe. Só com um bom técnico é que o time vence o jogo. E é só com um bom gestor que a empresa cresce e dá lucro!
Pensando nisso, vamos revelar aqui 3 passos infalíveis para você parar de perder tempo fazendo tarefas operacionais, conseguir realmente gerenciar a sua transportadora e ter o controle de toda a estratégia na palma da mão!
1º passo: Delegar
O primeiro passo para alavancar a sua transportadora é aprender a delegar.
Quem faz tudo, não faz nada direito! É humanamente impossível dar conta de todas as tarefas de uma transportadora. E você sabe bem todas as preocupações do dia a dia de um transportador:
- Manter o caminhão funcionando, com a manutenção em dia;
- pagar todos os tributos e impostos;
- gerenciar os funcionários;
- conseguir mais clientes e manter os atuais satisfeitos;
- Os tributos e impostos são muito altos;
- Ficar de olho na concorrência, que é cada vez maior;
- E pra “ajudar” o combustível só aumenta e a economia não estabiliza…
Com tudo isso pra se preocupar, não dá pra ficar preenchendo planilhinha e nem perdendo tempo digitando um monte de informação para emitir CT-e. Você precisa de uma equipe pra te ajudar, com pessoas qualificadas e de confiança que vão te ajudar a jogar sua empresa lá pra cima!
“Ah, mas se eu não ficar de olho nada funciona!”
Realmente, você tem que continuar sim acompanhando o que acontece na operação para garantir que tudo está correndo bem. Mas você é o técnico do time e o técnico não coloca a mão na massa!
Para garantir que os documentos estão sendo emitidos corretamente, que as cargas estão sendo averbadas, que o caminhão está saindo na hora programada, que as entregas estão sendo feitas no prazo, e tudo isso sem estar trabalhando efetivamente na operação, você vai precisar seguir os dois próximos passos.
2º passo: Automatizar
Mesmo com uma equipe qualificada e de confiança, qualquer tarefa operacional e manual que leva o “dedinho humano” está sujeita a erros, e isso é normal.
Para garantir que tudo vai funcionar perfeitamente e que você não terá nenhuma dor de cabeça que te impeça de prestar o serviço de transporte para o seu cliente ou que gere multas, o ideal é automatizar ao máximo todo o trabalho manual.
E como identificar o que pode ser automatizado? Toda tarefa que envolve digitação, preenchimento de planilha, ligações telefônicas e gastar horas do dia pra ser feito, com certeza pode ser simplificado com o uso da tecnologia.
Assim, além de economizar tempo da sua equipe, você evita erros humanos que podem causar dor de cabeça e até prejuízos financeiros. Você sabe que um zero a mais ou menos na cobrança, ou uma informação digitada errada na hora de emitir um documento podem causar um estrago!
Usando um sistema de gestão de transporte, como o Active Trans, você consegue simplificar todo o trabalho do operacional e até do financeiro, como:
- emissão de documentos fiscais (CT-e, MDF-e e Nota Fiscal de serviço);
- cotação;
- cálculo de frete;
- roteirização;
- coleta;
- averbação de carga;
- CIOT;
- pagamento de agregados;
- contas a pagar e contas a receber;
- manutenção da frota.
Além disso, um sistema também vai ser fundamental para o próximo passo.
3º passo: Analisar
Quem não mede não gerencia. Para conseguir enxergar o todo, assim como um técnico, você precisa analisar os números da sua empresa. Só assim você vai conseguir identificar pontos de melhorias, ver o que está ou não funcionando corretamente e tomar ações estratégicas para alavancar a sua empresa.
- Qual é o percentual de entregas feitas dentro e fora do prazo?
- Das cotações de frete enviadas, quantas foram aceitas ou reprovadas?
- Quais são os principais problemas problemas que impedem que as entregas aconteçam dentro do prazo
- Como estão as vendas?
- E o faturamento? Fechamos o mês com lucro ou prejuízo?
- O faturamento desse mês foi maior ou menor do que o mês passado?
Você só consegue analisar todas essas informações importantíssimas através de relatórios, gráficos e indicadores claros e precisos.
Um sistema de gestão moderno, como o Active Trans, colhe e organiza todas as informações da sua operação e geram os relatórios e gráficos precisos automaticamente.
Assim, você simplifica a sua análise e tem mais tempo para tomar as ações que farão a diferença na sua transportadora.
Se você quer automatizar o operacional e ter mais tempo para focar no crescimento do sua transportadora, conheça o Active Trans →
Gostou dessas dicas? Compartilhe com seus amigos transportadores, vai ser muito útil pra eles também.
Muito obrigada e até a próxima!
Quer simplificar sua transportadora com o Active Trans?
Preencha o formulário e entraremos em contato com você: