fbpx

Em vez de ler, que tal assistir ao vídeo?

Se você quer automatizar o operacional e ter mais tempo para focar no crescimento do sua transportadora, conheça o Active Trans →

 

Você, que é dono de transportadora, você está realmente gerenciando o seu negócio ou você fica mais tempo no operacional do que na administração?

O papel do gestor em uma empresa bem sucedida é planejar ações, definir as metas, alocar corretamente os colaboradores e recursos tecnológicos, financeiros e de infraestrutura, tudo com a finalidade de atingir os objetivos estratégicos do negócio.

Ou seja, o dono ou gestor cuida da parte estratégica e vê o todo. Ele é como um técnico que orienta os jogadores. Num time de futebol cada jogador tem a sua função e cada ação deles é orientada pelo técnico, que está ali de fora, vendo o todo. Por isso, consegue analisar a situação, analisar pontos fortes do oponente e do seu próprio time e, assim, montar a melhor estratégia para que o time todo vença o jogo.

Já imaginou se o técnico, no meio jogo, largasse seu posto e entrasse no campo para tentar marcar o gol? Quem iria orientar os outros jogadores? Quem iria ficar de fora percebendo os detalhes que quem está no campo, jogando, não consegue ver? Seria um desastre, não é?

Pois é isso que acontece quando você deixa de lado a administração da sua empresa e vai fazer tarefas operacionais!

Se você realmente quer que a sua transportadora seja lucrativa e preste um serviço de qualidade para os seus clientes, você precisa parar de entrar no campo!

Seu papel é ver o todo, ser estratégico, orientar sua equipe. Só com um bom técnico é que o time vence o jogo. E é só com um bom gestor que a empresa cresce e dá lucro!

Pensando nisso, vamos revelar aqui 3 passos infalíveis para você parar de perder tempo fazendo tarefas operacionais, conseguir realmente gerenciar a sua transportadora e ter o controle de toda a estratégia na palma da mão!

 

1º passo: Delegar

O primeiro passo para alavancar a sua transportadora é aprender a delegar.

Quem faz tudo, não faz nada direito! É humanamente impossível dar conta de todas as tarefas de uma transportadora. E você sabe bem todas as preocupações do dia a dia de um transportador:

  • Manter o caminhão funcionando, com a manutenção em dia;
  • pagar todos os tributos e impostos;
  • gerenciar os funcionários;
  • conseguir mais clientes e manter os atuais satisfeitos;
  • Os tributos e impostos são muito altos;
  • Ficar de olho na concorrência, que é cada vez maior;
  • E pra “ajudar” o combustível só aumenta e a economia não estabiliza…

Com tudo isso pra se preocupar, não dá pra ficar preenchendo planilhinha e nem perdendo tempo digitando um monte de informação para emitir CT-e. Você precisa de uma equipe pra te ajudar, com pessoas qualificadas e de confiança que vão te ajudar a jogar sua empresa lá pra cima!

“Ah, mas se eu não ficar de olho nada funciona!” 

Realmente, você tem que continuar sim acompanhando o que acontece na operação para garantir que tudo está correndo bem. Mas você é o técnico do time e o técnico não coloca a mão na massa! 

Para garantir que os documentos estão sendo emitidos corretamente, que as cargas estão sendo averbadas, que o caminhão está saindo na hora programada, que as entregas estão sendo feitas no prazo, e tudo isso sem estar trabalhando efetivamente na operação, você vai precisar seguir os dois próximos passos.

 

2º passo: Automatizar

Mesmo com uma equipe qualificada e de confiança, qualquer tarefa operacional e manual que leva o “dedinho humano” está sujeita a erros, e isso é normal.

Para garantir que tudo vai funcionar perfeitamente e que você não terá nenhuma dor de cabeça que te impeça de prestar o serviço de transporte para o seu cliente ou que gere multas, o ideal é automatizar ao máximo todo o trabalho manual.

E como identificar o que pode ser automatizado? Toda tarefa que envolve digitação, preenchimento de planilha, ligações telefônicas e gastar horas do dia pra ser feito, com certeza pode ser simplificado com o uso da tecnologia.

Assim, além de economizar tempo da sua equipe, você evita erros humanos que podem causar dor de cabeça e até prejuízos financeiros. Você sabe que um zero a mais ou menos na cobrança, ou uma informação digitada errada na hora de emitir um documento podem causar um estrago!

Usando um sistema de gestão de transporte, como o Active Trans, você consegue simplificar todo o trabalho do operacional e até do financeiro, como:

  • emissão de documentos fiscais (CT-e, MDF-e e Nota Fiscal de serviço); 
  • cotação; 
  • cálculo de frete; 
  • roteirização;
  • coleta; 
  • averbação de carga; 
  • CIOT; 
  • pagamento de agregados; 
  • contas a pagar e contas a receber; 
  • manutenção da frota.

Além disso, um sistema também vai ser fundamental para o próximo passo.

 

3º passo: Analisar

Quem não mede não gerencia. Para conseguir enxergar o todo, assim como um técnico, você precisa analisar os números da sua empresa. Só assim você vai conseguir identificar pontos de melhorias, ver o que está ou não funcionando corretamente e tomar ações estratégicas para alavancar a sua empresa.

  • Qual é o percentual de entregas feitas dentro e fora do prazo?
  • Das cotações de frete enviadas, quantas foram aceitas ou reprovadas?
  • Quais são os principais problemas problemas que impedem que as entregas aconteçam dentro do prazo
  • Como estão as vendas? 
  • E o faturamento? Fechamos o mês com lucro ou prejuízo?
  • O faturamento desse mês foi maior ou menor do que o mês passado?

Você só consegue analisar todas essas informações importantíssimas através de relatórios, gráficos e indicadores claros e precisos. 

Um sistema de gestão moderno, como o Active Trans, colhe e organiza todas as informações da sua operação e geram os relatórios e gráficos precisos automaticamente. 

Assim, você simplifica a sua análise e tem mais tempo para tomar as ações que farão a diferença na sua transportadora.

Se você quer automatizar o operacional e ter mais tempo para focar no crescimento do sua transportadora, conheça o Active Trans →

Gostou dessas dicas? Compartilhe com seus amigos transportadores, vai ser muito útil pra eles também. 

Muito obrigada e até a próxima!

 

 

Quer simplificar sua transportadora com o Active Trans?

Preencha o formulário e entraremos em contato com você:

 

 

Comentários

Dúvidas? Entre em contato!