A vida na logística é desafiadora. Às vezes, não temos muito reconhecimento e não conseguimos perceber possibilidades de crescimento. Mas, não devemos desanimar, são nas dificuldades que encontramos soluções.

Nessa matéria, vamos falar sobre 5 atitudes que podem transformar a sua carreira na logística.

 

1-   Eficiência: Provoque transformações que geram resultados

Ter uma formação e fazer diversos cursos é sim importante, mas de nada adianta sem resultados. O que faz a diferença no profissional são as transformações que você consegue fazer nas pessoas. Provoque transformações positivas, que geram resultados, e você será bem-sucedido.

Um exemplo de uma ação simples que gera transformações é avisar ao destinatário quando a mercadoria estiver chegando. Assim, o cliente se prepara para recebê-la, agilizando a entrega.

Economizando alguns minutinhos em cada entrega, no final do dia cada um dos motoristas pode ter ganhado de 40 minutos a 1 hora. Com isso, você consegue melhorar a eficiência da sua equipe.

 

2-   Transmita confiança: Antecipe-se aos problemas

Outra ação que pode gerar grandes transformações é antecipar-se aos problemas. Por exemplo, se houver algum problema que irá gerar atrasos ou até mesmo impossibilite a entrega, avise ao cliente. Antecipe-se e avise-o antes que ele mesmo ligue para reclamar. Tendo essa atitude você irá conquistar a confiança do cliente.

 

3-   Controle: Delegar não significa repassar o problema

É preciso acompanhar até o final, até que a situação seja resolvida. Por exemplo: o cliente não aceita receber a mercadoria porque o preço está errado. Esse é um problema bastante comum na logística. O que você faria nessa situação? Alguns profissionais de logística passam o problema para o comercial e pronto, “já fiz minha parte”. Se você agir dessa forma não terá controle sobre a situação e estará sendo ineficiente. O motorista está parado esperando uma solução, o cliente precisa da mercadoria no prazo que  foi combinado para que ele não perca vendas, há pessoas que dependem da sua atitude e proatividade.

Além de passar o problema para as pessoas que ajudarão a resolvê-lo, você precisa acompanhar a resolução. Só assim, você terá o controle da situação.

 

4-   Liderança: Crie uma equipe

Você não precisa ser o chefe para criar uma equipe, basta que as pessoas tenham um objetivo em comum. Por exemplo, na equipe formada pela logística, motoristas, comercial e o cliente, cada um tem uma função, mas todos têm um único objeto: entregar a mercadoria no prazo e em segurança. Em uma equipe, todos colaboram para a coisa acontecer. Mesmo que você não tenha um cargo de liderança, se você se comunicar bem, conversar com as pessoas, procurar alternativas para resolver os problemas, você pode assumir um papel de liderança. Esse é um grande passo para o seu crescimento profissional.

 

5-   Auto avaliação: Foque no que te traz resultado

Você já pensou consigo mesmo: “Passei o dia todo trabalhando, mas parece que eu não fiz nada”? É comum termos essa sensação quando fazemos muitas coisas, mas temos poucos resultados. Fazer uma autoavaliação é o principal meio para você mesmo ditar o ritmo do seu próprio crescimento.

Mantenha uma lista de atividades na sequência de prioridades, da mais prioritária para a menos prioritária. As mais prioritárias são aquelas tarefas que geram mais resultados. No final do dia, analise o seu desempenho e os seus resultados.

 

Como fazer tudo isso se não tenho tempo para nada?

Todos os dias nós temos muito trabalho para fazer. É possível arrumar tempo para tomar todas essas atitudes no dia a dia? Sim, é possível, com o auxílio da tecnologia. Hoje, temos facilidades que são proporcionadas por softwares e aplicativos de logística, como:

  • – Envio de e-mails automáticos;
  • – Envio de SMS automaticamente para clientes, comercial e outros setores envolvidos;
  • – Controle automático de tarefas;
  • – Manter uma equipe sempre conectada, mesmo que à distância, com o uso de aplicativos de gestão de entrega.

 

Como saber se estou no caminho certo?

Veja alguns sinais de que você está evoluindo como profissional, mesmo que não tenha um cargo de liderança:

  • – Você conseguirá enxergar oportunidades de melhoria que, hoje, você não vê;
  • – Você vai ouvir elogios de pessoas das quais você não esperava;
  • – Você vai se sentir mais respeitado;
  • – As pessoas pedirão a sua opinião em situações que antes você não era chamado.

 

Agora é com você! Se quer melhorar e crescer profissionalmente, o primeiro passo é criar um compromisso com você mesmo.

Comentários