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Integração via EDI

Se ainda desconhece o processo de integração EDI, certamente em um futuro breve, este processo será incluído em sua rotina. Pensando nisso, nós da Equipe Active, estaremos explicando de forma objetiva o conteúdo sobre esta funcionalidade.

O que é EDI – Electronic data Interchange?

A sigla EDI significa Electronic Data Interchange ou Intercâmbio Eletrônico de Dados. EDI consiste na troca de documentos via sistemas de teleinformática entre duas ou mais organizações de forma padronizada.

Para que fique mais claro como funciona esta operação segue um exemplo. Um supermercado pode fazer suas compras de abastecimento por EDI, ou seja, a parte dos métodos convencionais, a ordem de compra parte do computador do supermercado, sendo enviada eletronicamente para o computador do parceiro. Esse formato é o mais presente nas operações logísticas de transporte.

E o impacto pode ser grande! Quando as informações são enviadas eletrônicamente, elas chegam praticamente de forma instantânea ao destino, e podem ser imediatamente processadas por aplicativos que em princípio estão longe do ponto de origem das mensagens.

Isso quer dizer que: quanto os embarcadores enviam a Ordem de Compra para a transportadora, esses documentos podem alimentar diretamente as aplicações que rodam nos computadores do prestador de serviços de transporte, gerando outros documentos no formato interno utilizado por essas empresas ou até mesmo outros documentos-padrão.

 

Benefícios do processo EDI – Transportadores

  • – Agilidade no recebimento das informações de Notas Fiscais a serem transportadas
  • – Evitar erros e perda de tempo na emissão dos documentos fiscais de transporte (CT-e e MDF-e), ao eliminar digitação manual de – dados na transportadora, aproveitando as informações recebidas eletronicamente dos embarcadores (seus clientes);
  • – Melhoria na produtividade, praticidade e segurança no dia-a-dia das operações de transporte;
  • – Fortalecimento da parceria entre transportadoras e embarcadores, o que favorece a fidelização dos clientes;
  • – Evitar erros de entrega e insatisfação por parte dos clientes;
  • – Manter seus clientes informados sobre a situação de entregas e ocorrências relativas às suas mercadorias (rastreamento de cargas) Acompanhamento de entregas: Como isso otimiza sua logística?
  • – Eliminar o envio de faturas em papel, economizando nos custos com correios, graças ao envio de arquivos com fatura digital;
  • – Diminuição no prazo para receber os valores de frete dos seus clientes.

 

Benefícios do processo EDI – Embarcadores 

  • – Facilitar e agilizar a auditoria de fretes, pois elimina a digitação manual de dados de faturas recebidas das transportadoras, eliminando erros, agilizando as operações e diminuindo o tempo de conferências dos valores de frete que constam nas faturas;
  • – Melhora na comunicação e manutenção de um bom nível de qualidade nos serviços, graças a padronização da estrutura de comunicação entre sistemas computacionais na rede de parceiros;
  • – Evitar erros e reduzir custos, já que através do uso da troca eletrônica de dados as informações relevantes transitam na rede e passam a ser aproveitadas pelos sistemas, evitando a digitação manual que além de cara, é demorada e sujeita a erros.

 

 

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