fbpx

Em vez de ler, que tal assistir ao vídeo?

Quer simplificar a gestão da sua transportadora? Conheça o Active Trans →

 

Após a venda, é na coleta que acontecerá o primeiro contato presencial que o seu cliente terá com a sua transportadora. Chegar atrasado ou esquecer de coletar alguma mercadoria com certeza vai comprometer todo o restante do transporte, além de causar uma primeira impressão ruim no seu cliente e até abalar a confiança que ele depositou no seu serviço. Pensando nisso, vamos continuar com a nossa série “indicadores de transporte” falando sobre as coletas.

 

Percentual das coletas dentro do prazo

Este é um indicador de transporte importante de ser analisado periodicamente. Para calcular, é só pegar a quantidade de coletas que foram realizadas no prazo em um determinado período, dividir pelo número total de coletas deste mesmo período e multiplicar por 100.

Por exemplo, se no mês de março você realizou 50 coletas, e dessas, 40 foram feitas dentro do prazo, é só dividir 40 por 50 e multiplicar por 100, que vai dar 80%.

40 / 50 = 0,8

0,8 X 100 = 80%

Ou seja, no mês de março 80% das coletas foram realizadas dentro do prazo. Quanto maior esse número, mais eficiente está sendo essa etapa.

Se o resultado for 100%, quer dizer que você cumpriu o prazo de todas as coletas deste período. Começar o trabalho da maneira certa aumenta as chances de conquistar a fidelidade do seu cliente.

Você pode fazer essa análise diariamente, semanalmente ou mensalmente, depende da sua estratégia e do volume de coletas que a sua transportadora faz.

Se tiver que escolher apenas um indicador sobre as suas coletas, escolha este. O cálculo é simples e você vai saber exatamente se está cumprindo o que foi combinado com seus clientes. 

 

A forma mais fácil de acompanhar as coletas diariamente

Fica muito mais fácil fazer esse acompanhamento diário das coletas de todos os motoristas se você tiver um sistema de gestão e acompanhamento de entregas e coletas, como o TudoEntregue

Este sistema de gestão, além do aplicativo que vai no celular de cada motorista, disponibiliza também uma “torre de controle”, que é um painel onde você pode acompanhar o desempenho de cada motorista e o andamento de cada uma das coletas. 

Se você quer saber mais sobre indicadores de transporte, veja também o e-book gratuito que preparamos pensando em você, que é dono ou gestor de transportadora:

E-book: Utilizando Indicadores na sua Transportadora

Baixe grátis o e-book: Utilizando Indicadores na sua Transportadora →

 

O primeiro passo para analisar Indicadores de Transporte

Como já explicamos em outras matérias, o primeiro passo para você conseguir fazer a análise dos seus indicadores de transporte é ter o registro de todas as informações sobre a sua operação centralizadas em algum lugar, como em um sistema TMS, por exemplo. 

Somente com esses números em mãos é que você conseguirá transformar essas informações em relatórios e gráficos e fazer a análise dos seus resultados.

sistemas TMS, como o Active Trans, que colhem e organizam todas as informações das suas entregas e geram os relatórios e gráficos automaticamente pra simplificar o seu dia a dia e sobrar mais tempo pra você focar na gestão da sua transportadora. 

 

Quer simplificar a gestão da sua transportadora? Conheça o Active Trans →

 

Deixe seu comentário e compartilhe essa matéria com seus amigos transportadores, vai ser útil pra eles também.

Muito obrigada e até a próxima!

 

 

Quer simplificar sua transportadora com o Active Trans?

Preencha o formulário e entraremos em contato com você:

 

 

Comentários

Dúvidas? Entre em contato!