Em vez de ler, que tal assistir ao vídeo?
Quer simplificar a gestão da sua transportadora? Conheça o Active Trans →
Hoje, vamos continuar nossa série “indicadores no transporte” falando sobre os resultados das suas coletas.
Afinal, é na coleta que acontecerá o primeiro contato presencial que o seu cliente terá com a sua transportadora.
Hoje, vamos explicar sobre o indicador “Coletas Solicitadas x Coletas Realizadas”.
Indicador de Coletas Solicitadas x Coletas Realizadas
Este é um indicador que vai mostrar a diferença entre quantidade de coletas solicitadas pelo cliente em um período e a quantidade de coletas que realmente foram feitas neste mesmo período.
Esta diferença deve ser a menor possível, ou seja, o ideal é conseguir realizar todas as coletas que foram solicitadas.Minha dica é acompanhar este número diariamente.
Imagine que hoje você recebeu 20 solicitações de coletas e no final do dia percebeu que só conseguiu coletar 15.
Já ficará com um saldo negativo de 5 coletas para o próximo dia. Se isso acontecer por 4 dias seguidos, você vai ficar um dia inteiro atrasado e vai ver seu indicador de coletas no prazo despencar.
Nestes casos, em vez de deixar seu cliente esperando um motorista que não vai chegar, é sempre melhor combinar um novo prazo para coleta.
A forma mais fácil de acompanhar as coletas diariamente
Fica muito mais fácil fazer esse acompanhamento diário das coletas de todos os motoristas se você tiver um aplicativo de acompanhamento de entregas e coletas.
Esse sistema, além do aplicativo que vai no celular de cada motorista, disponibiliza também uma “torre de controle”, que é um painel onde você pode acompanhar o desempenho de cada motorista e o andamento de cada uma das coletas.
Outra informação importante que você consegue obter analisando este indicador é se a quantidade de coletas diárias está aumentando.
Ter um aumento constante na quantidade de coletas recebidas quer dizer que você está conseguindo mais clientes, e isso é ótimo!
Para continuar atendendo com a mesma excelência será necessário tomar algumas ações, como aumentar sua frota ou contratar mais agregados aumentando a capacidade de coletar.
Se você quer saber mais sobre indicadores no transporte, veja também o e-book gratuito que preparamos pensando em você, que é dono ou gestor de transportadora:
Baixe grátis o e-book: Utilizando Indicadores na sua Transportadora →
O primeiro passo para analisar Indicadores de Transporte
Como já explicamos aqui no blog, o primeiro passo para você conseguir fazer a análise dos seus indicadores é ter o registro de todas as informações sobre a sua operação centralizadas em algum lugar, como em um sistema TMS, por exemplo.
Somente com esses números em mãos é que você conseguirá transformar essas informações em relatórios e gráficos e fazer a análise dos seus resultados.
Há sistemas TMS, como o Active Trans, que colhem e organizam todas as informações das suas entregas e geram os relatórios e gráficos automaticamente para simplificar o seu dia a dia e sobrar mais tempo pra você focar na gestão da sua transportadora.
Quer simplificar a gestão da sua transportadora? Conheça o Active Trans →
Deixe seu comentário e compartilhe essa matéria com seus amigos transportadores, vai ser útil pra eles também.
Muito obrigada e até a próxima!
Quer simplificar sua transportadora com o Active Trans?
Preencha o formulário e entraremos em contato com você: