Em vez de ler, que tal assistir?!
Nem saímos direito da Black Friday e já entramos direto no clima de Natal e Ano Novo. Já imaginou o quanto sua transportadora pode faturar ao aproveitar o aumento das entregas de fim de ano?
Entre festas, férias e viagens, o consumo não para, na verdade, ele só cresce. 💰
Os clientes estão ainda mais ansiosos e os lojistas mais pressionados com prazos apertados.
Esse é o cenário ideal para transportadoras que entendem como usar esse momento a seu favor e transformar o aumento de pedidos em lucro.
Lendo até o fim você vai descobrir as melhores estratégias para fazer desse fim de ano o mais lucrativo para sua transportadora. E, como mencionei, são estratégias — não existe uma fórmula mágica.
1. Faça uma preparação antecipada para as entregas de fim de ano
Empresas que se antecipam têm mais chances de evitar imprevistos.
Com o aumento das vendas, muitos lojistas já garantem sua logística: fazem reservas de veículos ou negociam fretes com transportadoras antecipadamente. No entanto, ainda existem aqueles que começam a buscar transporte no último minuto.
É importante que antes de focar no faturamento e nas estratégias que vou compartilhar, não subestime o impacto do pico de fim de ano.
Seja o transportador ideal, preparado para atender com precisão e, quem sabe, fidelizar o cliente para futuras entregas.
Aqui estão alguns pontos que podem ajudar:
- Capacidade de frota e equipe: Avalie se a frota e o número de funcionários atendem ao volume previsto. Alugar veículos extras ou contratar mão de obra temporária são ótimas opções.
- Fluxo de entregas: Estruture um cronograma específico para as entregas de fim de ano, considerando horários e áreas de maior demanda. Se você já tiver uma ferramenta de entregas, facilita esse mapeamento.
- Mantenha a qualidade e a eficiência: Mesmo com o volume em alta, a qualidade não pode cair. Monitore as operações diariamente e evite sobrecargas e erros que podem afetar a reputação da sua transportadora.
2. Mostre o valor da sua transportadora para o cliente
Já teve a experiência de oferecer seu frete e o cliente querer pagar metade do que seu serviço vale? Isso é um sinal de que seu cliente precisa enxergar o valor real da sua transportadora.
E, muitas vezes, esse cliente não entende que o barato pode sair caro — especialmente em épocas de alta demanda, quando prazos e qualidade são fundamentais.
Se ele for um e-commerce, por exemplo, pode estar em risco de sofrer penalidades de marketplaces rigorosos, que não toleram erros com o transporte.
Então, para garantir seu preço e seu faturamento:
- Personalize o atendimento: Mostre como sua transportadora se adapta às necessidades do cliente e por que vale a pena pagar o preço justo.
- Demonstre benefícios e resultados: Tenha diferenciais e comprove sua eficácia de maneira concreta , utilizando ferramentas de gestão, como TMS (Transport Management Systems) que te permite reunir e organizar dados reais sobre o desempenho da sua operação.
- Apresente dados: Indicadores de desempenho e métricas claras são essenciais para ganhar a confiança dos clientes.
Se você já coleta depoimentos ou feedbacks, ou até mesmo dados de performance, agora é o momento de usá-los a seu favor.
Apresente indicadores como taxas de pontualidade, índice de avarias, tempo médio de entrega e feedbacks dos clientes.
Quando a demanda aumenta, não são apenas as entregas que sobem, seus custos operacionais também crescem com mais horas extras, rotas adicionais e suporte emergencial.
Esclarecer esses pontos é importante para justificar ajustes no preço do frete.
Transparência é essencial para que o cliente entenda que as taxas refletirão na qualidade e na prontidão que ele espera, especialmente em momentos de alta demanda.
3. Diferencie-se: Ofereça entregas expressas e serviços premium
Oferecer entregas expressas e serviços premium é uma excelente maneira de aumentar a receita, ainda mais no fim do ano em que todo mundo tem pressa para que chegue aquele presente para a família ou que comprou para si mesmo – porque não?
Esses serviços atendem clientes que têm prazos apertados ou preferem entregas diferenciadas, e podem ser cobrados com uma taxa extra:
- Entregas Expressas: Disponibilize a opção de entrega no mesmo dia ou em horários específicos. Isso atende a clientes que estão dispostos a pagar mais para garantir agilidade.
- Serviços Premium: Para clientes especiais, ofereça entregas exclusivas com benefícios extras, como embalagens personalizadas, rastreamento em tempo real ou atendimento personalizado. Essa experiência diferenciada agrega valor e fideliza o cliente.
4. Automatize para ganhar e agilidade
Para lidar com o alto volume das entregas de fim de ano sem sacrificar sua eficiência, a automação é o diferencial que coloca sua transportadora à frente.
Com um sistema de gestão eficiente, sua operação pode ser transformada: tarefas operacionais como emissão de documentos, roteirização e averbação de carga são automatizadas e você foca no crescimento da sua transportadora e no atendimento de qualidade.
Assim, você gasta menos tempo com papéis e mais tempo no que realmente importa para o negócio.
O sistema de gestão de transportadora Active Trans é a solução completa de gestão de transporte que reúne tudo o que você precisa para otimizar as operações, ganhar eficiência, ter uma visão estratégica e clara do desempenho da sua transportadora e faturar de verdade nesse fim de ano.
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