Sim. Com o SCAMPER.
Vamos começar por projetos…
É muito importante saber que os projetos possibilitam que uma organização transforme suas metas estratégicas em resultados efetivos.
Mas quando falamos em gerenciamento de projetos, pensamos logo em administração de prazo, escopo, qualidade e a tal da burocracia? Melhor não mexer em vespeiro não é mesmo? No segmento de transporte então, pensar em projetos é algo muito distante da realidade do cotidiano, em suas operações sempre nervosas. Temos que entregar a carga! Cadê o Motorista que ainda não carregou? E essa carga de projeto, a licença não era…? Cadê os acessórios de amarração? E a Escolta, cadê a escolta? Carrega na traseira da carreta, tem que descarregar e entregar no primeiro horário. (“- Acredito que o sonho de consumo de alguns gestores operacionais, seria uma carreta com traseira redonda!?”). Até que Ufa, a entrega foi concluída e começa tudo de novo.
Embora, muitas empresas de transporte adotem padrões de Gestão da Qualidade conforme os critérios da NBR ISO 9001, não é incomum as organizações declararem a exclusão do item 7.3 – Projeto e desenvolvimento.
Mas, antes de qualquer coisa, o que significa “projeto e desenvolvimento”?
Para isso, vamos recorrer ao dicionário Aurélio:
projeto
[Do lat. projectu, ‘lançado para diante’.]
1. Ideia que se forma de executar ou realizar algo, no futuro; plano, intento, desígnio.
2. Empreendimento a ser realizado dentro de determinado esquema.
desenvolvimento
[De desenvolver + -imento.]
1. Ato ou efeito de desenvolver(-se); desenvolução.
2. Adiantamento, crescimento, aumento, progresso.
Analisando ambos os verbetes, podemos interpretar que projeto e desenvolvimento tratam dos planejamentos que a empresa faz para o futuro, visando seu crescimento ou o progresso de determinado produto ou serviço, e, consequentemente da organização como um todo. Porque sobreviver é preciso e gerar receita e lucro é imprescindível.
Mas, para se manter ativa e manter sua sobrevivência no mercado atual, as empresas deve constantemente rever seus produtos e serviços e estar o tempo todo agregando valor a eles. Ou seja, transportar o maior número de mercadorias, com o mínimo custo e menor tempo possível. Portanto, Transportar mercadorias garantindo a integridade da carga, no prazo combinado e a baixo custo, com atendimento eficaz, exige o que se chama “logística de transporte” e ao adotar um sistema TMS (Transportation Management System) os pequenos transportadores consolidam um passo importante.
Aliado ao TMS, as empresas investem no gerenciamento de seus processos e cada vez mais, as equipes trabalham de forma integrada, percebendo e considerando o todo. Aprendem a planejar e a avaliar seu trabalho, evitando o desperdício e a duplicidade de ações. Otimizando processos.
O atual modelo de gestão da Active Corp é o da administração, voltada para resultados. E uma das ações foi à implementação de Equipes Multidisciplinares. Nossas equipes são orientadas a diagnosticar problemas e trazer soluções, a fim de tornar a gestão mais eficiente e transparente. Hoje cada setor e cada colaborador tem maior clareza de seu papel, e tem mais condições de trabalhar em conjunto pela missão da Active Corp. Nosso diferencial é busca efetiva pela inovação.
Em um mundo competitivo, cada vez mais as pessoas precisam ter novas ideias ou pensar em diferentes soluções para um problema. Este é um desafio contínuo e muitas vezes não sabem por onde começar.
A criatividade é uma qualificação e não somente um talento, as vezes visível em nosso colega de trabalho. Como algum treino todos podem ser capaz de possuir tal capacidade. Hoje, uma qualificação essencial e necessária para as empresas.
Alguns especialistas salientarem a importância da inovação para o crescimento das empresas, e muitos empreendedores ainda sentem dificuldade na hora de estimular a criatividade, seja por falta de verba, seja pela ausência de profissionais criativos. A existência de cultura organizacional que incentive a criatividade é base do processo criativo e, e para isso, há que ensinar as pessoas a utilizar as suas capacidades, recompensar a criatividade e usar técnicas de geração de ideias em grupo. Nossas Equipes Multidisciplinares encontrou no SCAMPER uma boa solução, já que ela potencializa o uso dos recursos disponíveis.
O SCAMPER é uma técnica que visa estimular o pensamento criativo orientado. O nome da técnica é um acrônimo originado das iniciais de sete operadores da técnica: Substituir, Combinar, Adaptar, Modificar, Procurar outros usos, Eliminar e Rearrumar, visando explorar de diferentes maneiras a transformação de um objeto, sistema ou processo.
O instrumento parte do princípio de que não é preciso ser um gênio para ter ideias criativas. Todos os colaboradores da empresa devem ser convidados a participar. Para orientar as discussões, recomendável a presença de um facilitador.
A técnica usa um conjunto de perguntas direcionadas a respeito de um problema com propósito de gerar novas ideias, que normalmente não ocorreriam. O quadro abaixo apresenta algumas perguntas, mas não esgota a lista de possiblidades que podem ser exploradas.
Vemos no SCAMPER, uma poderosa técnica de estímulo ao pensamento criativo que lhe ajudará a exercitar sua criatividade, propondo 7 ângulos para você gerar ideias.
Bom, falamos sobre os conceitos do scamper. Agora é sua vez de experimentar. Use esta técnica para desenvolver um novo produto ou serviço, melhorar um processo, montar um projeto. Lembre-se que tudo começa com sua vontade de resolver problemas e melhorar a vida das pessoas. Esse é sempre o ponto de partida da inovação da Active Corp.