fbpx

 

“O Brasil já foi palco de crises econômicas e sociais gravíssimas, períodos

de inflação fora de controle e de taxas de desemprego altas, mas nunca

antes teve uma contração de renda tão forte quanto nos últimos dois anos.”

 

A citação acima abre a matéria de capa do Le Monde Diplomatique de março de 2017 e nos faz refletir que em dois anos da maior crise da história, foco na redução dos custos logísticos é o desafio para a sobrevivências das empresas.

Observamos que especialmente os gestores, além dos desafios contínuos para entregar resultados, acabam sendo intimados a encontrar maneiras de reduzir os custos em suas operações. “Mergulhados” na desgastante rotina diária, muitas vezes sem perspectivas que os impede de agir de forma inteligente, eficiente e definitiva. São tempos difíceis e somos todos convocados para colaborar na redução de custos logísticos.

Durante muitos anos atuando no segmento de transporte rodoviário de cargas, gerindo contas expressivas de grandes embarcadores, posso afirmar que realizar o efetivo controle dos gastos adicionais com transportes, entre eles as reentregas, devoluções, estadias, licenças, multas de clientes, avarias, furtos, extravios, sinistros, etc., nunca foi tão importante para sobrevivência das organizações.

Dependendo da complexidade da operação, os números com os gastos adicionais são assustadores. Alguns especialistas afirmam que chegam a gerar pagamentos de fretes 10% a 20% superior ao previsto. Já parou para pensar quão exorbitantes podem ser esses números em seus custos logísticos?

Seguindo a máxima que afirma ser a crise fértil para o crescimento, acreditamos que em nossa frente temos um “mar” de oportunidades para a otimização de resultados. E você, tem um claro entendimento desses gastos e um controle confiável? Atualmente, reduzir custos não significa sair cortando despesas desenfreadamente. Muitas vezes, realizar um investimento inteligente é essencial para diminuir os gastos a médio ou longo prazo. Assim, a tecnologia passa a ser a principal aliada do gestor logístico que deseja sucesso em sua área. Portanto, investir em automatização de processos, é uma das melhores maneiras de diminuir as despesas e aumentar a vantagem sobre a concorrência.

Pode ser que você diga “Mas eu já utilizo um TMS”. A sua solução TMS é amplamente aplicada ou ainda existem muitos controles manuais? Seu sistema é integrado aos outros setores da empresa, aos seus transportadores e aos seus clientes? Existem plataformas online para gestão da logística que fazem muito mais do que os TMSs comuns. É muito bom estar atento as novidades tecnológicas que podem trazer ganhos para sua operação.

Fique de Olho! Investir em tecnologia é vantagem competitiva.  Esta é a condição que vai diferenciar sua empresa da concorrência. Diferencial competitivo é o que faz o cliente escolher você. E para conquistar isso, é preciso uma boa gestão, que saiba planejar para obter uma redução de custos logísticos de maneira eficiente. Pense nisso e sucesso!

Gostou das dicas ou tem algo a acrescentar? Deixe seu comentário!

tms embarcador frete brasil active corp logística

 

 


Comentários