A venda de materiais/ serviços é regida por inúmeros processos, dentre eles a separação, roteirização, distribuição e a entrega até o cliente final. Nos intervalos entre os processos, podem ocorrer algumas objeções compreendidas entre avarias, desacordos comerciais, recusas de pedido, entre outros. É neste ponto em que a Logística Reversa atuará como um divisor de águas na percepção do consumidor.
Não só os processos que envolvem o retorno do material fazem parte da logística reversa, mas também o descarte correto de pilhas, baterias ou remédios são partes do universo da Logística Reversa que cuida também da gestão ambiental. Um ponto chave para o sucesso do pós-venda e melhoria da visão do cliente é fazer bem a logística reversa para que esses produtos possam retornar a origem.
As grandes empresas se preocupam em esquematizar as suas ações, de modo que aconteçam ordenadamente e sempre de forma transparente ao consumidor, que deverá saber exatamente para onde o seu produto vai.
Por curiosidade, até os processos de recall (no caso de produtos defeituosos e/ou com necessidade de reparo eminente) fazem parte da logística reversa. As companhias estão incentivando cada vez mais a compra de produtos novos mediante a troca de seus produtos antigos. Assim, a marca apoia o consumidor e o mesmo fica ainda mais satisfeito por poder dar destino ao seu produto usado.
A empresa que utiliza a logística reversa tem somente à ganhar, pois evita que seus produtos caiam em desuso por falta de descarte e/ou comunicação com o seu cliente. As organizações preocupadas com a logística reversa dispõem de postos de coleta para o recolhimento de produtos usados, transformando a visão de que o que já está usado deve ir para o lixo e ponto.
Através de plataformas online para gestão da logística, como o Frete Brasil, seus clientes poderão solicitar uma ordem de logística reversa, deixando a relação entre cliente e embarcador mais próxima e produtiva.