fbpx

Uma das coisas que mais me chama a atenção no mundo corporativo é o cuidado que temos que ter com a Gestão de Pessoas. Estamos passando por momentos de muitos desafios e considero que ter um Departamento de Gestão de Pessoas é vital para grandes, médias e pequenas empresas.

Considero um desafio ainda maior para as pequenas empresas, pois a maioria têm apenas um departamento de Recursos Humanos que na verdade não passa de um Departamento Pessoal.

O setor de RH assume um papel de destaque no planejamento empresarial com a apresentação de indicadores de desempenho que comprovam a necessidade de se implementar a gestão de competências.

É uma nova fase, segundo Chiavenato, o RH estratégico é aquele que desenvolve os colaboradores, alinha a equipe, e domina o capital humano que está sob sua responsabilidade para envolver todos nos objetivos empresariais. É a área que garante o envolvimento dos funcionários de um modo mais eficaz, pois começa a trabalhar com métricas de desempenho, produtividade, comportamento, satisfação e/ou motivação Em outra matéria (confira aqui) abordamos mais sobre o RH estratégico.

Em 2012, com o apoio da Diretoria da Active Corp, implantamos o Departamento de Recursos Humanos. Desde então, tenho passado por vários desafios e posso garantir que os desafios de ter uma Departamento de Gestão de pessoas estratégico é constante e muito enriquecedor tanto para os colaboradores como para empresa.

Como a sua empresa está tratando deste assunto?

 

 


 

Comentários